terça-feira, 21 de abril de 2015

Revitalização de Pintura: Recuperando Pintura Queimada com Polimento, Cristalização e Vitrificação. Passo à Passo Completo com Politriz, Roto Orbital e Polimento Manual (Vídeo Aulas)

Fala galera, tudo bem? 

Saiba tudo sobre pintura queimada! Suas causas, soluções e quando é possível ou não recuperar a pintura queimada neste curso completo.

Estamos aqui para comentar e organizar o conteúdo da série sobre "Revitalização de Pintura Automotiva Queimada (Fosca / Opaca / Sem Brilho)".

Pré requisitos: 

  • A pintura não pode estar com o verniz descascado, caso esteja, o processo correto será a repintura. Não é possível aplicar somente verniz sobre a pintura e nem polir para recuperar a pintura caso o verniz esteja descascando.
  • Caso a pintura esteja com a camada de verniz ou tinta pu muito fina, certamente corremos o risco de expor a base de tinta poliéster ou fundo no processo de polimento.
O motivo deste post é organizar os vídeos por temas, facilitando a busca pelas informações.

Vídeo 1: Lavagem e considerações sobre a peça, poder das ceras sobre a pintura.


Vídeo 2: Processo de descontaminação de pintura com clay bar em barra e clay bar em disco (clay disc).


Vídeo 3: Processo de polimento manual utilizando:
  • Hand Pad e Boinas de Velcro de Espuma.
  • Compostos polidores NSWAX: Extra Forte e X-Fine.
  • Proteção: Cera NS Paste Wax.

Vídeo 4: Processo de polimento utilizado politriz automotiva rotativa (convencional) utilizando:
  • NSWAX Boina de lã amarela super macia + composto polidor Extra Forte.
  • NSWAX Boina de lã amarela super macia + composto removedor de hologramas 2 em 1 X-Fine
  • NSWAX Boina de espuma preta super macia + composto removedor de hologramas 2 em 1 X-Fine.


Vídeo 5: Processo de polimento utilizando mecanismo roto orbital (nosso caso uma lixadeira Bosch GEX 150 AVE) utilizando:
  • Boina de espuma laranja de corte agressivo + composto polidor NSWAX Extra Forte.
  • Boina de espuma lustradora preta super macia + composto removedor de hologramas 2 em 1 X-Fine.
Vídeo 6: Processo de lixamento, polimento com politriz roto orbital e disco jeans para remoção de marcas de lixa, polimento de quinas e áreas localizadas de difícil acesso com politriz rotativa e boinas de espuma menores utilizando:
  • Lixa para polimento P2500.
  • Boinas de lã agressiva, espuma agressiva, espuma de refino, espuma lustradora, interface hookit 3 polegadas e disco jeans para roto orbital.
  • Compostos polidores NSWAX Extra Forte, Ninja 3 em 1, Massa de Polir Triplo Poder de Corte, X-Fine.

Vídeo 6 Parte 2: Polimento com politriz roto orbital e disco jeans (refinando marcas de lixa P2500 com politriz roto orbital) utilizando:
  • Interface Hookit "rodrigogsi" 3 polegadas.
  • Disco jeans "rodrigogsi" 3 polegadas.
  • Massa de Polir Triplo Poder de Corte NSWAX.
  • Boina de espuma agressiva laranja 3" + composto polidor NSWAX Extra Forte.

Vídeo 7: Acabamento final manual utilizando cera e vitrificador de pintura utilizando:
  • Cera Cristalizadora de Pintura NSWAX.
  • Vitrificador de Pintura à base de sílica de vidro (à base de solvente) NSWAX.

O 8º vídeo da série ainda não foi feito, e irá englobar um bate papo sanando dúvidas frequentes apresentadas por vocês nos comentários e emails recebidos relacionados à pintura queimada.

Notas: 
  1. Lixamento em último caso, evite ao máximo lixar uma pintura nesse estado, pois você pode estar trabalhando em cima de uma camada muito fina de verniz pu ou tinta pu. O lixamento não irá facilitar o trabalho e não trará nenhum beneficio no processo inicial, muito pelo contrário.
  2. Nem sempre uma pintura queimada poderá ser completamente recuperada, manchas podem aparecer devido à alta degradação da pintura, portanto muito cuidado ao polir um carro nesse estado.
  3. Utilize sempre os produtos menos abrasivos que puder, para degradar ao minimo a pintura para obter o acabamento final.
Essa série mostrou o passo à passo completo para a revitalização e cristalização de uma pintura automotiva que necessitava de um polimento utilizando o polimento manual, polimento com politriz rotativa convencional e com politriz roto orbital (em forma de bônus utilizando a lixadeira GEX), além do processo de uso de cera cristalizadora e vitrificador de pintura.

Espero que tenham gostado do apanhado geral contendo a lista dos produtos e organizando os vídeos de maneira centralizada.

Se você gostou dos produtos NSWAX, visite o site www.rodrigogsi.com.br e entre em contato conosco para adquiri-los.

Forte abraço e muito obrigado!

Um comentário:

  1. Boa noite Rodrigo! Meu kadett ta com a pintura do lado direito somente queimada, quanto você cobra para recuperar? Não tenho dinheiro agora para repintar o carro.

    ResponderExcluir