sábado, 25 de abril de 2015

Dicas e princípios básicos de Pintura Automotiva Tricoat (Três Camadas)

Fala galera, tudo bem?

Recentemente recebemos uma dúvida em nosso canal sobre a pintura tricoat. Tricoat significa 3 camadas, ou seja, temos basicamente 3 padrões de acabamento final em termos de pintura e tinta no mercado:

  • Uma camada: Tinta PU (Altos Sólidos, Esmalte Poliuretano).
  • Duas camadas: Tinta Poliéster e Verniz PU (Altos Sólidos, Esmalte Poliuretano).
  • Três camadas: Uma camada de cor base normalmente sólida, uma camada de resinas e pigmentações metálicas (perolizadas, também chamadas de camada pérola) para dar o efeito desejado, seguidas então pelo Verniz PU (responsável pelo brilho e reflexo).
Essa técnica abre um leque enorme para customizações de cores tanto pelas montadoras como por restaurados e também entusiastas em pintura como eu. 

As cores chamadas tricoat são obtidas fazendo o processo de aplicação das 3 camadas, sendo a pintura dividida em 3 estágios:
  1. Aplicação da camada de cor base: Normalmente um tom sólido, em base poliéster.
  2. Aplicação da camada intermediária: Pode ser outra cor, em uma ou duas demãos como também pode ser a mistura entre resinas transparentes e pigmentações metálicas / perolizadas, aplicadas em uma, duas ou 3 demãos simples na peça a fim de obter um resultado único em cima da cor base.
  3. Aplicação da camada de verniz: 3 demãos como recomendado na área de pintura automotiva.
Existem também os vernizes perolizados, que podem entrar no estágio 3 apresentado acima, dando uma boa gama de customização das cores.

Vamos analisar alguns aspectos: 

Vimos que esse tipo de pintura exige mais técnica e preparo para se fazer, bem como um ambiente mais profissional, seja em termos de equipamento como em termos de controle de ar, exigindo uma estufa ou no minimo algo mais fechado e ventilado ao ponto de não sofrermos com o overspray e nem com a contaminação externa.

Outro fator importante é: E para retocar uma pintura tricoat?

É algo complicado. Vai exigir obrigatoriamente pontas de prova para aplicação das demãos da camada intermediária, normalmente 4 pontas de prova, todas com 3 demãos de base, uma com 2 demãos da camada intermediária, outra com 4 e finalmente uma com 6. As demãos são empoeiradas, nada de excesso. Essa é uma das técnicas para se chegar à cor original do veículo que estamos retocando, também utilizada nas cores criticas como o prata.

E se eu for pintar algo em tricoat? 

Guarde muito bem as informações referentes à quantas demãos você deu de tinta e camada intermediária, para futuramente poder acertar eventuais repinturas, além de fazer a pintura de maneira sempre igual em todas as peças, à fim de minimizar diferenças de coloração referentes a "dar uma carregadinha a mais aqui, passar mais um pouquinho ali" e assim por diante. Faça a pintura de maneira uniforme.

Quais as minhas recomendações pessoais para você que vai fazer uma pintura tricoat?
  1. Compressor: Nada de querer repintar uma peça ou fazer uma pintura completa em tricoat com compressor de ar pequeno, recomendo no minimo 200 litros e 15 pés. Para retoques e pinturas peça a peça, 150 litros de reservatório.
  2. Pistola de Pintura: Uma boa pistola que minimize ao máximo o overspray e tenha funcionamento 100% homogêneo, com leque bem acertado para evitar concentração de pigmentação em alguns pontos da área de cobertura do leque. Além disso, teremos que ter em mente que: Se trabalharmos com uma só pistola, deveremos obrigatoriamente limpa-la completamente 2 vezes durante o trabalho, uma após a base poliéster, outra após a camada perolizada e por fim a última delas após a aplicação do verniz.
  3. Técnica de Pintura: Fazer as passadas (demãos) de forma homogênea, sem concentrações em alguns pontos.
  4. Ambiente tratado: Recomendo o uso de cabines de pintura para previnir contaminação do ar e problemas, tendo em vista que serão 3 camadas de acabamento sendo aplicadas de uma só vez.
  5. Pratique antes de pintar pra valer.
  6. Tenha em mente que você irá demorar um bom tempo para fazer esse tipo de pintura.
Acredito que é isso. Espero que tenha sido útil para vocês e, em caso de dúvidas, podem deixar seus comentários que na medida do possível tentarei responder e buscar informações o mais breve possível.

Obrigado!

Até a próxima.

8 comentários:

  1. E se a parte pintada depois apresentar manchas amareladas. O que vazer pra isso não mais acontecer ?

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    1. Siga todas as minhas dicas de pintura e dicas sobre filtro de ar.

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  2. E se a parte pintada depois apresentar manchas amareladas. O que vazer pra isso não mais acontecer ?

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  3. Gostei de suas explicações : foram claras e objetivas . Tenho uma picape verde perolizada para fazer capo , paralama e parachoque .Farei todos os teste antes , como recomendou . Obrigado

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  4. Gostei de suas explicações : foram claras e objetivas . Tenho uma picape verde perolizada para fazer capo , paralama e parachoque .Farei todos os teste antes , como recomendou . Obrigado

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  5. Meu carro está em uma boa oficina, com pintores experientes, deram um prata fosco depois 6 demãos de vermelho transparente com resina e mesmo assim não cobriu, apesar de a cor ter ficado um vermelho cereja lindo, ficou manchada. Sabe o que pode ser?

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    1. Falha no processo amigo. Falo sobre isso em meus vídeos pintura se quiser detalhes recomendo assistir abraços.

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  6. Olha Rodrigo valeu mesmo suas dicas pois amanham eu estarei pintando uma moto na forma tricoat.e é minha primeira tricoat mas eu creio em Deus que ja deu tudo bem um forte abraço amigo .....

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