segunda-feira, 29 de agosto de 2022

[TechLab] Escova de Rodas: Como escolher e usar corretamente?

** Este artigo faz parte da seção de artigos de capacitação técnica rodrigogsi - techlab:

https://rodrigogsi.blogspot.com/p/techlab.html 


Salve galera! Tudo suce?


Nesse artigo pretendo abordar o tema da lavagem das rodas! Para isso, usamos vários acessórios e produtos variados, cada um à sua maneira e com suas peculiaridades, correto?

Mas é fato que todos nós utilizamos as escovas para limpeza das rodas e pneus.

E você sabe qual escova utilizar e como escolher a escova apropriada para a limpeza das rodas?

Pois então, nesse artigo pretendo dar minhas dicas sobre a escolha e uso correto das escovas de rodas.

Primeiro ponto, você sabe limpar e lavar as rodas corretamente?

Confira os vídeos sobre lavagem de rodas já feitos no canal:

https://www.youtube.com/watch?v=h8zGuC9DiuQ

Agora que você já conhece os produtos, vamos falar especificamente sobre as escovas!

Vamos dividir o tema em 3 grupos, sendo eles relacionados ao acabamento das rodas: Ferro e sem pintura, rodas pintadas e rodas não pintadas.

Isso vai fazer diferença na hora da escolha da escova e também nos cuidados com cada tipo de roda.

1. Rodas de ferro:

Essas são as rodas que aceitam qualquer tipo de escova pois não possuem um acabamento com verniz ou tinta automotiva, não sendo fáceis de riscar ou marcar.
Em contra partida, caso estejam pintadas, deve-se ter em mente cuidar bastante da pintura das rodas.

2. Rodas pintadas:


Independente do modelo de roda (ferro, liga leve e etc), quando estão pintadas, requerem cuidados especiais no uso da escova para não riscar a pintura.

3. Rodas não pintadas:

As famosas rodas diamantadas aceitam também todos os tipos de escovas para rodas, todavia, caso exista verniz, deve-se também tomar cuidado com os riscos causados pela escovação.

Agora, vamos as escovas!

As escovas para rodas se dividem em 2 grupos básicos:

Escovas com cerdas: Essas escovas possuem cerdas para a limpeza e alcance em locais de difícil acesso, sendo excelentes para rodas raiadas com curto espaço de distância entre os raios e também para motos, pois alcançam os locais facilmente. Todavia, as cerdas tendem a ser mais agressivas à rodas pintadas por poderem causar riscos. Portanto: Evite utilizar este tipo de escova em rodas pintadas!




Escovas de lã e micro fibra: Essas escovas são mais suaves que as escovas com cerdas, sendo ideias para limpeza de rodas pintadas, por não causarem riscos na pintura das rodas. Porém normalmente sua área de contato e alcance fica comprometida em rodas raiadas e muito fechadas, dificultando seu uso nesses casos. Existem modelos maiores, menores e com área de contato menor, aqui vale a variedade para conseguir alcançar mais facilmente todas as áreas, inclusive a área interna das rodas sem a necessidade de desmonta-las durante a lavagem.





Existem também as escovas para limpeza pesada de pneus, indispensáveis para casos de sujeira modera e pesada nos pneus. Sua função é remover todo o barro, lama, pedra e areia e todas as partículas sólidas pesadas antes de fazer a lavagem das rodas, eliminando as partículas que, caso estejam presentes durante a esfregação, podem riscar qualquer tipo de roda.





Porquê usar uma escova de pneus?

Pelo seu formato! Conforme é possível ver na foto, a escova se molda ao pneu, minimizando a chance de contato com as rodas as rodas e facilitando a limpeza.

Enteu as diferenças e como elas afetam na hora da limpeza das rodas?

Portanto, escolha as escovas de acordo com sua necessidade, pois, embora pareça, escova para roda não é tudo a mesma coisa.

Além das escovas, os pinceis para detalhamento também ajudam bastante na limpeza das rodas e devem seguir as mesmas premissas anteriores para escolha das cerdas corretas dos pinceis. Eles ajudam bastante nos continhos, especialmente nos parafusos, bordas das rodas e também nos bicos de ar.

Abaixo deixo mais algumas dicas sobre o tema:

  1. Utilize luvas de micro fibra e micro fibras dedicadas para a limpeza das rodas. Aqui vale aquela dica, guarde sempre seus acessórios mais velhos para uso mais pesado.
  2. Na minha visão, opte por uma escova de caixa de rodas com cabo longo e cabeça meio curvada, para facilitar o alcance e entrada na caixa de rodas.
  3. Tome bastante cuidado com os para-lamas no uso da escova de caixa de rodas pois facilmente ela entra em contato com a lataria, podendo até mesmo amassar a lata ou destacar tinta.
  4. Se possível erga o carro para limpeza das caixas de rodas e das rodas também, isso melhora até o acabamento final na hora de, por exemplo, aplicar o verniz de motor, selante de caixa de rodas, pretinho e etc.
 Curtiu o curso? Compartilhe, se inscreva no canal, curta os vídeos e me ajude a continuar com os vídeos!

Um forte abraço, até o próximo!

Precisa de produtos de polimento de qualidade? Compre comigo! Suporte técnico completo para hobistas e profissionais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário