sexta-feira, 9 de junho de 2017

[Avaliação e Review] EPI's para funilaria e pintura automotiva: Respirador Máscara Facil 3M 6800 com filtro contra vapores orgânicos para pintura.

Olá pessoal, tudo bem?

Recentemente adquiri um respirador facial completo modelo 3M 6800 com filtro contra vapores orgânicos para pintura automotiva. Troquei o meu modelo simples antigo marca worker por 2 motivos:

1. Preciso de algo na oficina o tempo todo, para trabalhos em locais ruins com muita névoa, contendo uma proteção para os olhos.
2. O respirador simples era ruim para usar com óculos de proteção.

Escolhi esse respirador pelas siguintes dificuldades que encontro no momento da pintura e reparos:

1. Proteção facial completa: Protege todo o rosto, em especial os olhos. Ao contrário dos modelos comuns de respiradores faciais, esse modelo realmente protege o olho contra a névoa, coisa que a maioria dos óculos comuns de proteção não faz. Um ponto que sentia muita dificuldade era usar óculos de proteção com o respirador facial antigo. Eles embaçavam, não encaixavam direito e por vezes a mascara não tinha um correto posicionamento no rosto se utilizada em conjunto com óculos de proteção.

2. Modelo: O respirador comum possuí elástico simples, mecanismo de fixação básico que deixava um pouco à desejar depois de um tempo de uso. Arrebentei o elástico algumas vezes e tive que trocar. Embora fosse um modelo simples com 2 cartuchos, mesmo assim é uma máscara pesada. A borracha deixava meu rosto bem marcado, mesmo usando-a por pouco tempo.

3. Angulo de visão com a máscara: A máscara comum tinha um ângulo de visão ruim em minha opinião. Enfrentava algumas dificuldades ficando com a cabeça arcada para fazer a pintura em algumas áreas.

Pesquisando um pouco em sites internacionais como o eBay optei pela compra fora do país, mais uma vez pelo preço.

O produto veio em cerca de 30 dias e chegou muito bem embalado, com todos os lacres e em situação perfeita, sem nenhuma bolsa de ar estourada.



Abrindo a embalagem notamos o isolamento da caixa contendo o produto, mesmo sendo algo que não quebra fácil e pode cair sem problemas.







Abrindo a caixa, temos então a máscara e filtros em perfeito estado, sem danos e bem posicionados.

O modelo comprador possuí cartuchos no padrão 3M, inclusive aparentam serem originais fabricados na China.

Cartucho para vapores orgânicos 3M

Cartuchos para vapores orgânicos 3M

Aqui temos um ponto importante:
Cuidado com cartuchos paralelos e não certificados, filtros contra vapores orgânicos e ácidos não originais!

Avaliando o cartucho em exposição contra thinner e materiais para pintura não sinto cheiro ao usar a máscara, porém, caso sinta cheiro, isso pode estar relacionado aos seguintes problemas:

1. Cartucho mal posicionado.
2. Cartucho vencido.
3. Cartucho ruim, incorreto.
4. Vedação da máscara ruim, puxando ar de fora ou liberando ar pelas vedações sem passar pelas passagens de ar corretamente.

Vale lembrar que os cartuchos tem validade e prazo determinado de proteção. O principal sinal de que seu cartucho está ruim ou há problemas com a máscara é o cheiro que sentimos quando estamos pintando. Não devemos sentir o cheiro de tinta, verniz, thiner, massa e etc enquanto estamos usando a máscara.

Cartucho para vapores orgânicos 3M

Encaixe do cartucho para vapores orgânicos 3M

Cartucho para vapores orgânicos 3M chinês

A validade da maioria dos cartuchos é de 2 anos, porém isso pode variar de acordo com o fabricante. O tempo de exposição aos vapores faz com que o carvão ativado vá perdendo sua eficiência. Fatores como umidade e pó podem fazer com que esse tempo diminua.

Mantenha sempre o cartucho guardado em local seco, livre do sol e de poeira excessiva.

Para sanar o problema de umidade e poeira temos os filtros de tecido, que são bem mais baratos que os filtros contra gases e vapores orgânicos. Estes filtros são descartáveis e devem ser trocados regularmente, especialmente se a máscara é usada em lixamento de massa poliéster. O filtro vai encaixado em cima do filtro contra gases e vapores orgânicos.

Filtro contra pó para cartuchos 3M.

Filtro contra pó para respirador facial 3M

Capa de proteção para filtro de pó 3M

Como colocar filtro contra pó no cartucho contra vapores orgânicos

Encaixe do filtro de pó no cartucho contra vapores nocivos


Voltado à mascara, apresento agora para vocês a máscara propriamente dita.

Pontos positivos da mascara facial 3M 6800:

1. Angulo de visão: Imaginei que teria problemas com o campo de visão reduzido da máscara, porém, o campo de visão é melhor do que o que tinha com máscara comum e bem amplo, não dificultando os trabalhos de pintura em qualquer local.
2. Ergonomia: Máscara que, ao contrário do que eu pensava, é leve. Confortável e com peso bem distribuido, não incomoda no momento do uso mesmo por tempo prolongado. Passa bastante segurança por ficar bem firme na cabeça, facilitando a movimentação por não se desprender ou afrouxar no momento do trabalho.
3. Praticidade: Fácil de colocar, tirar e posicionar no rosto. Não marca o rosto e as borrachas são bem amigáveis, confortáveis e flexíveis.
4. Qualidade: Não deixa vazar ar, produto bem produzido. Fácil de montar e desmontar. Acrílico rígido e de boa qualidade no visor.
5. Conforto: Achei ela mais confortável do que os modelos mais simples. O material com que é feita a parte que vai em contato com o nariz e rosto é mais maleável, proporcionando melhor encaixe e maior conforto. Vale lembrar que esse é o primeiro modelo (mesmo que clone) que tenho de máscara profissional, pois a anterior era um modelo de segunda linha, que atendia o necessário, porém de segunda linha, não era nada nesse padrão.

Pontos negativos da mascara facial 3M 6800:

1. Espaço para guardar: O único ponto negativo que vi até o momento é o fato do tamanho, para guardar ela exige mais espaço (kkkk).
2. Reflexo: Um ponto ruim é o fato da luz contra a parte interna do visor, ele não é anti reflexo e, pelo pouco que usei, atrapalha levemente a visão quando existe luz posicionada acima atrás de você.

Mascara facial 3M 6800

3M 6800

Respirador facial inteiro 3M 6800

3M 6800 Clone

Respirador facial 3M

Senti falta de um manual de instruções para o modelo. Não sou familiarizado com o mecanismo de encaixe dos filtros 3M, portanto me bati um pouco para colocar o filtro na máscara. Porém, uma vez colocado, nenhuma dificuldade extra.

A posição dos filtros deve ser feita conforme as imagens abaixo para que se faça um quarto de volta com eles encaixados, à fim de deixar o lado maior do filtro para traz, conforme a terceira imagem:

1. Posicionar o filtro do lado direito da mascara (lado esquerdo com a mascara virada para você):

Alinhe a marca conforme a imagem abaixo:


Como colocar o filtro no respirador 3M



Gire o filtro de modo que ele fique posicionado com a parte maior para traz (sentido horário).

2. Posicionar o filtro do lado esquerdo da mascara (lado direito com a mascara virada para você):

Alinhe a marca conforme a imagem abaixo:

Como colocar o filtro no respirador 3M
Gire o filtro de modo que ele fique posicionado com a parte maior para traz (sentido horário).

Detalhe: Coloque o filtro de pó antes de colocar o filtro contra vapores orgânicos.

Respirador facial 6800 3M


Essa mascará possuí elásticos reforçados, com presilhas que facilitam o posicionamento evitando quebrar os encaixes dos elásticos quando estamos colocando e tirando a máscara do rosto.

Encaixe mascara facial 3M 6800

Abaixo temos as regulagens dos elásticos para ajuste de tamanho ao rosto.

Elástico mascara facial 3M 6800.

Presilha mascara facial 3M 6800

Presilha 3M 6800

Importante:
Essa máscara está disponível em três tamanhos: P, M e G. A minha é tamanho M. Não sei como escolher o tamanho porém, creio que pela minha altura e peso posso passar a dica para vocês.

M - 1,70 de altura e 70kg. ;).

Para colocar a máscara, afrouxe as regulagens e passe o elástico da parte de baixo da máscara em seu pescoço e faça o posicionamento de cima para baixo com a cabeça reta, alinhando o respirador em seu nariz.

Não deixe a máscara muito apertada, deixe levemente apertada. As borrachas / silicone é flexível. A máscara não deve ficar muito apertada para que as vedações funcionem corretamente.

Feito isso é possível apertar os elásticos estilo sinta para melhor posicionamento no rosto.

Sempre tire a mascara da mesma maneira, soltando-a de cima para baixo de modo que ela fique sempre solta para baixo em seu pescoço, para aí então retira-la por completo do rosto.

A limpeza e manutenção deve ser feita à seco, ou seja, sem lavar a mascara na torneira. Eu vou utilizar álcool e flanelas de micro fibra para limpeza e higienização da parte interna e externa, incluindo as borrachas, do mesmo modo que faço com as máscaras convencionais que utilizava.

Não deixe a máscara no sol para não ressecar as borrachas e vedações.

Essa máscara aqui no Brasil custa entre 500 e 900 reais. Abaixo está a chave de busca para sites do exterior que vendem o modelo completo para que você possa localizar e comprar a sua.

3M 6800 Mask

Embora aqui no Brasil um respirador simples custe entre 60 e 200 reais, lá fora a diferença entre uma máscara facial completa com proteção para o rosto e uma máscara simples com 2 cartuchos contra gases é muito pequena, compensando muito a compra de uma mascara facial que cobre o rosto inteiro.

Além da máscara eu comprei um kit de 10 filtros contra pó.

Ainda vou avaliar a qualidade dos filtros contra vapores orgânicos chineses, caso necessário irei comprar os filtros separados aqui no Brasil e aposentar os que vieram com a máscara.

A relação custo X beneficio foi excelente para meu caso, mesmo que eu tenha que comprar novos filtros contra gases e vapores orgânicos. Certamente o equipamento se pagará em poucos trabalhos, tendo em vista a praticidade, qualidade e segurança que trará ao meu dia-a-dia na oficina.

Em breve farei o vídeo explicando como montar, desmontar e fazer a manutenção da máscara bem como todos os detalhes sobre a máscara "3M" 6800. Portanto, mande suas dúvidas e o que deseja saber sobre a máscara nos comentários para que eu possa fazer um vídeo legal para vocês!

Lembre-se: Equipamentos de proteção individual são fundamentais para trabalhos que põe em risco a sua saúde, utilize-os corretamente sem negligenciar. Não tenho opinião e laudo técnico ainda sobre os filtros e, torno a dizer, vou testar e caso necessário vou comprar os modelos aqui no Brasil, para minha segurança e saúde. Não adianta economizar achando que estamos fazendo um bom negócio e tendo algo que não atende ao requisito minimo que é a sua segurança!



Dúvidas:


De quanto em quanto tempo trocar o cartucho contra vapores orgânicos?

O que ocorrer primeiro dentre as razões listadas abaixo:

1. De dois em dois anos.
2. Quando estiver sentindo cheiro dos produtos que está utilizando.
3. Após 200 horas de uso.

De quanto em quanto tempo trocar o pré filtro do respirador facial?

O que ocorrer primeiro dentre as razões listadas abaixo:

1. Quando estiver muito sujo.
2. Quando atingir 40 horas de uso.

Como limpar o respirador facial?


Forte abraço e até o próximo!

Obrigado.

www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527


vendas@rodrigogsi.com.br



#ficaadica

Tags: respirador facil, mascara para pintura, mascara para pintura 3m, respirador facial worker, respirador facial 3m, mascara de proteção para pintura, mascara para pintura automotiva, melhor mascara para pintura, respirador facial para pintura automotiva, respirador 3m 6800, mascara facial completa com proteção para os olhos, mascara profissional para pintura, respirador facial completo para pintura, filtro contra vapores orgânicos 3m, cartucho para respirador facial 3m, respirador facial 3m importado, mascara para pintura 3m é boa, como usar respirador facial 6800 3m, epi necessário para pintura automotiva, epis necessários para pintura automotiva, produtos importados para pintura, oficina de funilaria e pintura como montar a sua, como lavar respirador facil para pintura, como lavar respirador facial, como cuidar do respirador facil, qual a validade dos cartuchos contra vapores orgânicos, qual a validade dos cartuchos contra gases, mascara 3m do aliexpress, aliexpress respirador facial, 3m 6800 aliexpress, 3m 6800 mask, 3m 6800 mask from aliexpress, opiniões sobre respirador facial 3m 6800,

Nenhum comentário:

Postar um comentário