segunda-feira, 20 de julho de 2020

Tirando marcas da pintura após bater o carro: É possível? Como funciona? O que é necessário? Dá para fazer em casa? Existe solução com polimento?

Fala galera, tudo bem?

Seguindo nossos vídeos e aulas sobre polimento automotivo vou mostrar para vocês hoje um dos cenários mais comuns na área de polimento e pintura automotiva:

Esfolados e marcas na pintura após pequenas batidas e colisões.

Esse carro sofreu uma colisão lateral, aonde ele esbarrou em um outro veículo parado, sendo ele o "doador" de marcas pretas na pintura prata.

Chamamos ele de doador pelo fato de que a borracha e o plástico, aonde o veículo prata esbarrou, se depositaram sobre a pintura do veículo que colidiu com o veículo parado.

Essas marcas são de borracha e plástico. As marcas de plástico normalmente precisam de lixamento para serem removidas, por serem mais rígidas, já as de borracha se desprendem mais facilmente.

Todavia, o lixamento fino (tal como com lixas P3000 à base d'água), pode ser uma excelente alternativa para agilizar o processo de polimento.

A maioria das pessoas irá buscar a solução em um profissional de polimento, porém, no caso apresentando, foi necessário antes resolver o problema da porta que não abria, devido ao fato de que o para-lamas recolheu durante a batida.

Fiz o reparo para que a porta abrisse usando ferramentas de martelinho de ouro e funilaria, antes de prosseguir com os reparos básicos na pintura, devido à necessidade pontual do cliente.

Quais eram as necessidades do cliente?

1. Abrir a porta.
2. Amenizar os riscos causados pela batida.

Eram essas as duas necessidades do cliente. Era esse trabalho que deveria ser executado e orçado, com preço honesto, justo e com resultado adequado às necessidades do cliente, e não ao "detailer" e ao "pintor" da "oficina", vamos deixar isso bem claro!

Partindo do princípio que o passo um já foi executado, vamos ao passo 2, que é resolver os problemas das marcas pós colisão.

As marcas se concentram em toda a lateral do carro.

Neste artigo iremos resolver o problema da porta dianteira do lado do passageiro. Os demais danos estão mostrados em artigos anteriores:

1. Polimento manual do para-lama traseiro. (Vídeo postado)
2. Polimento da porta traseira usando lixadeira roto orbital. (Vídeo postado)
3. Polimento do para-lama dianteiro e para-choque dianteiro. (Em andamento)
4. Martelinho de ouro para fazer a porta abrir sem desmontar as peças. (Em andamento)

Nota: Caso não tenha o link para o artigo no número acima, é porquê o vídeo ainda não foi concluído!



Quais foram os produtos usados no vídeo?

1. Politriz V8 Brasil.
2. Bosch GEX 125.
3. Massa de polir nº2 à base d'água NewPolish.
4. Boina de lã branca e interface de espuma super macia NewPolish.
5. Boina de espuma super macia para aplicação de ceras e selantes.
6. Cera de Carnaúba Cremosa NewPolish.
7. Lixa Trizact P3000 já desgastada pelo uso.
9. Borrifador, água, microfibras, algodão e demais auxiliares.

Lembre-se pessoal, esse é um trabalho rápido, adequado ao que o cliente precisa e espera. O cliente não deseja um polimento e um serviço completo de estética, pintura ou martelinho, precisava somente amenizar os danos ocasionados pela batida, com preço justo.

Optei por fazer os reparos da melhor maneira possível e da maneira mais eficiente, com diversas ferramentas, à fim de mostrar para você os mais diversos mecanismos de reparo com diferentes produtos e ferramentas, viabilizando sempre uma vasta gama de escolha para fazer em casa ou na oficina, de maneira mais "sofisticada" ou "simples", manualmente ou com máquinas.

Fotos do antes:




Fotos do depois:





Material extra:


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Obrigado e até o próximo!

Quer saber mais sobre o tema?

Assista todas as vídeo aulas de polimento automotivo em meu canal no Youtube!

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