terça-feira, 25 de junho de 2019

TechLab: Tudo sobre medidor de espessura de pintura automotiva: Comparativos entre medidores de espessura. Como escolher? Qual comprar?

Olá pessoal, tudo bem?

Recebo dúvidas sobre medidores de espessura e uma delas foi o pedido de um comparativo entre medidores de espessura básicos e completos.

Como eu trabalhei com os 2 tipos vou tentar resumir para vocês os pontos positivos e negativos de um medidor básico e um mais completo.

Não sabe o que é medidor de espessura e como usar? Veja nossos artigos e vídeos detalhados sobre o tema.

À cerca de um ano e meio comprei o primeiro modelo para uso básico, ou seja, identificar repinturas e camadas grossas sobre a peça.

Modelos básicos de medidores de espessura.

No Brasil o preço de um medidor de camadas simples gira entre 100 e 300 reais.

Prós:

- Custo: Produtos mais baratos que chegam à custar cerca de 50% menos do que medidores profissionais.
- Portátil: São mais leves e mais fáceis de levar em seu bolso.
- Funcional: Identifica repinturas e dá uma boa base de trabalho para o profissional e revendedor de carros.

Contras:

- Resolução: A escala de medida normalmente é fornecida em mm e não em mícrons.
- Aferição: A maioria dos modelos simples não vem com pontas de prova plásticas para aferição e calibragem.
- Calibragem: Normalmente não é clara e alguns modelos nem apresentam essa função.
- Acessórios: Alguns modelos nem com chpas ferrosas e não ferrosas vem, para testar o limite minimo da medição, medição ou calibragem 0.
- Aferição: Mesmo fazendo a calibragem conforme instruído, tive diferenças grandes entre medir algumas peças com o modelo mais simples e com o mais completo, o que me levou à crer que possam haver problemas de qualidade no modelo mais simples.

Vídeos de uso de medidores de espessura simples:













Modelos profissionais de medidores de espessura.

No Brasil o preço de um medidor de camadas completo gira entre 700 e 3000 reais.

Prós:

- Resolução: Apresentam resolução em mícrons, o que lhe dá uma precisão muito maior nas medidas.
- Calibragem: Estes modelos contam com mecanismo de calibragem e acerto de precisão muito melhores, podendo ser inclusive calibrados de acordo com as peças que você está trabalhando.
- Acessórios: São raros os modelos que não vem com chapas ferrosas e não ferrosas em conjunto com chapas plásticas de diversas espessuras para aferição e calibragem.
- Dados estatísticos: Alguns modelos são capazes de salvar medidas e exportá-las para o computador.
- Funcionalidade: Apresentam alguns indicadores de imprecisão na medição e identificação automática do substrato.

Contras:

- Custo: Especialmente no Brasil esses aparelhos são muito caros.
- Aplicação de uso em seu dia-a-dia: Se você procura um equipamento somente para identificar repinturas (básico), não vale a pena investir em um modelo mais completo.
- Portabilidade: Não é um equipamento pequeno e portátil, além de ser bem caro para carregar no bolso por exemplo em revendas de carros.

Nota: A maioria dos modelos não é capaz de medir espessura de produtos aplicados sobre o plásticos, portanto, ele não funciona em para-choques e peças plásticas. Medidor de espessura para medir plásticos é caro e possuí essa característica destacada em suas descrições, dificilmente encontrado em lojas no Brasil.
Outra funcionalidade muito difícil de ser encontrada é a medição da camada de verniz sem levar em conta o restante. Esse tipo de medidor de espessura certamente será mais caro do que os valores mencionados neste artigo e será encontrado somente em lojas no exterior.







Tem dúvidas sobre a espessura das camadas de produtos aplicados durante a pintura automotiva?

Confira neste artigo sobre camadas de pintura automotiva!

Tem dúvidas sobre como escolher seu medidor de espessura automotivo?

Veja o artigo dando diversas dicas sobre como escolher seu medidor de camadas.

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sexta-feira, 21 de junho de 2019

Vídeo Aulas de Pintura Automotiva: Tirando escorridos do verniz com eixo flexível e massa acrílica.

Fala galera, tudo certo?

Vocês já devem ter conferido no canal nosso material sobre o uso de eixo flexível e discos pequenos de até 1 polegada para polimento e lixamento localizado, em áreas de difícil acesso e etc, se você ainda não viu, confira!

Tentativa de uso do eixo flexível e dimmer na furadeira:

https://www.youtube.com/watch?v=Y-MxPpxYsLs

Uso do eixo flexível na micro retifica para polimento:

https://www.youtube.com/watch?v=JZ416L4lbNM

Uso e montagem do eixo flexível na politriz automotiva:

https://www.youtube.com/watch?v=dT64ViHx6gM

Lixamento com eixo flexível e politriz:

https://www.youtube.com/watch?v=lsI3wMc5EKo

Polimento com boinas 1 polegada, eixo flexível e politriz:

https://www.youtube.com/watch?v=5CAyzuDjmrA

Agora é a vez de fazermos um processo localizado de reparo na remoção de escorridos de verniz, um defeito muito comum quando pintamos carros, especialmente quando ainda estamos aprendendo, e que muito preocupa todos que trabalham ou fazem serviços esporádicos de pintura, seja ela poliéster (tinta + verniz) ou PU (tinta pu).

Antes, vamos conferir como funciona o uso da massa acrílica, kombi filler ou massa rápida no processo de remoção do escorrido:





Agora podemos ir para o vídeo que ensina como utilizar o eixo flexível para remoção de escorridos pontuais da pintura, trazendo agilidade e economia no processo de remoção de escorridos pontuais.





Lembre-se que a regulagem de rotação é extremamente importante para fazer esse tipo de reparo! Qualquer deslize pode comprometer a pintura como um todo, devido ao fato de lixar demais ou marcar a peça durante o lixamento!

Este conjunto é muito útil para oficinas de artesanato que lidam com peças pequenas e miudezas em geral pois une em uma única ferramenta todas as aplicações necessárias para cortar, lixar, polir, furar, desbastar peças em qualquer material, de pequeno e médio porte.

www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br