Sabe aquele defeito mais temido pelo pintor ou reparador automotivo da área de pintura e estética?
Pois bem, é o escorrido!
Muitas vezes pintamos o carro ou peças em casa ou na oficina e, no mesmo momento ou pouco depois, o escorrido acontece!
A pintura está muito boa e em alguns pontos ou algum ponto ela escorre. Muitas vezes é possível amenizar ou até mesmo resolver o problema por completo, porém, é preciso levar em conta alguns pontos importantes, tais como a severidade dos danos e o estado geral da pintura.
Já trabalhamos no canal com a remoção localizada de um escorrido pequeno, de uma maneira diferente da que vamos tratar agora:
Vamos remover um defeito extremamente severo da pintura com segurança e eficiência, usando a técnica com massa rápida, acrilica, kombi filler.
Todas as massas acima são semelhantes e possuem o mesmo padrão de uso, consistência e facilidade de lixamento, não se preocupe pois isso não irá danificar a pintura.
Fotos detalhadas do estado da "repintura" apresentada no vídeo:
Como fazer para remover escorridos graves sem comprometer a pintura?
Obviamente que seu defeito deverá ser bem mais suave do que o mostrado nesse artigo, porém, é possível na maioria dos casos remover os escorridos e fazer a finalização e acabamento final da peça sem a necessidade de repintar.
Porém, em casos graves de defeitos muito espalhados pela peça, certamente a repintura é o mais rápido e correto, pois o tempo que se gasta fazendo o processo de remoção de escorridos de uma peça grande será maior do que fazer a pintura novamente.
Resultado:
Existem mais técnicas de remoção de escorridos, se você quer aprender mais sobre o tema, deixe seu gostei no vídeo, inscreva-se no canal e deixe sua mensagem para que eu saiba e possa trabalhar em novos mecanismos de remoção de escorridos.
Leve em conta que os defeitos que você irá enfrentar certamente não são severos e tão grandes como esse mostrado nas aulas e no artigo, fique tranquilo. Uma repintura no estado da mostrada nesse artigo certamente necessitará ser refeita pois o polimento será muito oneroso do ponto de vista financeiro e também pelo tempo gasto no processo, além de comprometer muito a camada de verniz aplicada!
É com bastante satisfação que trago hoje mais um guia super detalhado sobre o uso de uma politriz roto orbital de excelente qualidade e baixo custo, ideal para você que quer iniciar nos trabalhos de polimento e detalhamento automotivo, com alguns recursos a mais, os quais irei mostrar ao decorrer dos trabalhos aonde irei usar a nova Politriz Roto Orbital Kers 8 780W 110v. Aonde comprar a Politriz Kers 8mm?
Basta informar o cupom no site e desfrutar do desconto em suas compras.
Especificações técnicas da Politriz Kers 8 (8mm) 780W:
Potência: 780w
Voltagem: 110V ou 220V (Nao possuí chave seletora, não é bivolt).
Frequência: 60Hz
Controle de Velocidade: 6 Velocidades
Peso: +- 3kg
Rosca do eixo: 5/16" 24
Tamanho do disco: (suporte de boinas, lixas, etc): 5 polegadas (125mm~127mm) Qual a diferença entre as máquinas 4mm, 8mm, 9mm, 21mm e etc? O que quer dizer o diâmetro de órbita de uma politriz roto orbital?
Veja a imagem abaixo:
No centro temos o suporte, o prato da máquina, aonde colocamos as lixas e boinas para polimento, ou quaisquer acessórios compatíveis com a politriz roto orbital.
No caso das roto orbitais comuns, a rotação do suporte é livre, ou seja, hora ele irá girar em sentido horário e hora em anti horário.
O movimento principal e forçado é a órbita, esse sim irá seguir em sentido horário e forçado.
O número 8mm é o curso de órbita da cabeça da máquina no momento em que está acionada.
Quanto maior o curso de órbita (representado pelo número Xmm), maior será a área de contato com a peça e maior será o poder de desbaste da máquina na superfície que você está trabalhando.
Quanto menor o número, menor a área de cobertura e menor poder de desbaste, se traduzindo em um movimento menor e mais refinado na área que estamos trabalhando com a politriz roto orbital ou lixadeira roto orbital.
A área de órbita é igual a área de contato na superfície que você está polindo.
Note que para a politriz rotativa a área de contato com a peça é sempre igual ao tamanho do suporte que você está utilizando. Mais detalhes você pode conferir no vídeo do review da Kers 21mm:
EXTRA: Como cuidar das posições que você usa para polir carros? Noções de ergonomia para polidores (primeira parte).
Parte 2: Polimento Automotivo #1.
Defeitos da pintura apresentada no vídeo: Riscos retos e circulares diversos:
Olhos de peixe oriundos de fervura de tinta pu:
Depois:
Escopo de correção demonstrado no vídeo: Somente polimento em 3 etapas (remoção de riscos, hologramas, marcas de lavagem, chuva ácida, contaminação de fezes de pássaros, teias de aranha e defeitos que não necessitam de lixamento).
Setup de polimento:
1. Corte:
Extra Forte + Boina de Espuma Laranja Casca de Ovo Rotação: 6
2. Refino:
X-Fine + Boina de Espuma Branca Casca de Ovo Rotação: 4
3. Lustro:
X-Fine + Boina de Espuma Preta Casca de Ovo Rotação: 2
Material Extra:
Como movimentar a máquina polindo todas as áreas de maneira correta?
Material extra e de apoio para fazer o processo de lixamento: Como fazer um lixamento uniforme? Confira a técnica de movimentação no artigo sobre técnicas de movimentação com politrizes e lixadeiras.