Olá pessoal. Em um post rápido, acrescentando informações ao vídeo que fiz recentemente sobre polimento em acrílico com micro retifica, venho trazer para vocês um mecanismo de polimento agressivo com excelente poder de corte e bom acabamento, com baixo teor de hologramas, tendo em vista que a boina é extremamente agressiva.
Recentemente confeccionei algumas boinas de feltro para polimento de metais em geral, acrílicos e especialmente para polimento em vidro utilizando compostos específicos. Como ainda não estou com o produto para polimento de vidro em mãos, resolvi utilizar uma das boinas que fiz para fazer os testes iniciais de polimento agressivo, que originalmente deverá ser executado em metais.
Fiz o teste em metais, poli minha aliança de prata e minha bomba da cuia de chimarrão (aço inox), obtendo os resultados satisfatórios da mesma maneira que utilizando a micro retífica. Aí então, resolvi testa-la na lanterna de acrílico que tenho como peça de descarte, como método de polimento de corte (marcas de lixamento, riscos leves e etc).
Material utilizado:
- Politriz Rotativa.
- Massa de Polir nº 2 NSWAX duplo poder de corte (IMPORTANTE: É fundamental que a massa seja à base d'água).
- Boina de feltro 2.5 polegadas sem interface.
- Água
Mecanismo de trabalho:
1. Borrife água sobre a boina, levemente, deixando-a levemente umedecida.
2. Aplique massa de polir sobre a boina, uma fina camada.
3. Borrife água em seu aplicador / algodão e passe suavemente sobre uma pequena área do farol, no meu caso dividi em 2.
4. Inicie o polimento utilizando rotação entre 1400 à 1600 rpm.
5. Quando o produto estiver secando, pare o polimento, lave e inspecione a peça.
6. Após remover os defeitos, dê uma passada leve por toda a peça, fazendo os passos 2 e 3 novamente, utilizando rotação baixa e se necessário contra peso para aliviar a máquina. Evite deixar o produto secar, uma passada cruzada é o suficiente, já com maior teor de lubrificação.
Ao final do trabalho, você deverá ter um resultado de fácil acabamento em uma etapa de pré lustro e lustro, talvez até mesmo utilizando a própria boina de feltro.
Fotos:
Considerações:
Apesar de ser um polimento extremamente agressivo, é fácil de operar a politriz rotativa em qualquer angulo e em qualquer rotação, inclusive sem utilizar a interface de espuma. Isso deve-se ao fato da lubrificação extra da água em conjunto com a massa de polir (à base d'água), o que também diminui o atrito e criação de hologramas muito fortes, dando um melhor acabamento.
Eu particularmente não utilizo massa de polir à não ser a mão em peças como essa e em pintura, porém, seguindo esta dica simples consegue-se um alto poder de corte (remoção de riscos de lixa como P1200) e um bom poder de refino. Obviamente que isso não irá eximir você de uma etapa de refino e lustro, porém, certamente irá poupar tempo ou dependendo do grau de acabamento que deseja, se tornar um serviço satisfatório.
Se você possuí uma furadeira ou parafusadeira com regulagem de velocidade, poderá tranquilamente utilizar um adaptador e fazer este tipo de serviço em sua casa, com um bom custo X benefício.
Deixo claro: Não recomendo esse mecanismo em qualquer tipo de verniz ou tinta!
É isso aí pessoal. Um abraço e até a próxima!
Páginas
- Início
- rodrigogsi - Youtube
- Embelezamento Detail: Trabalhos Executados
- Unboxing: Compras Internacionais
- TechLab: Artigos Técnicos
- Cursos e Tutoriais
- Review: Avaliação de Ferramentas
- Como comprar com rodrigogsi?
- Interface Hookit (Redutor de Impacto)
- Hand Pads (Suporte Manual)
- Produtos NSWAX
- Boinas de Polimento
- Suportes de Velcro e Acessórios
- Tabela de Preços
- Descontaminação de Pintura (Clay Bar)
- Garagem rodrigogsi (Dicas Rápidas)
- Kadett
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Polimento com Boinas de Feltro: Dicas de Polimento em Acrílico / Faróis (mecanismo simples)
Marcadores:
boina de feltro,
evitar hologramas,
furadeira,
hologramas,
massa de polir,
micro retifica,
nswax,
parafusadeira,
polimento,
polir acrílico,
polir farol,
politriz,
rebolo para polimento
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Polimento: Corte, Refino e Pré Lustro em uma só etapa utilizando Boina Fio Lincoln SV + Extra Forte NSWAX
Olá galerinha! tudo bem?
Recebo muitos emails sobre setups de polimento do tipo: Que produto usar, que boina usar, que politriz, quero polir com baixo custo, a cor do meu carro é tal como devo fazer, etc.
Referente à esses questionamentos, já fiz alguns vídeos sobre o assunto e exemplifiquei muito disso utilizando o setup que possuo, que é da marca NSWAX (você pode conferir alguns deles aqui ). Embora eu explique tudo de uma maneira geral, cada composto de cada marca tem seu mecanismo de uso especifico, portanto, cabe ao operador saber utilizar e adaptar o mecanismo de uso à sua realidade, porém, o básico é sempre o mesmo, abrasividade X boina X máquina.
Bom, como o foco do post não é esse, vou entrar em detalhes sobre um mecanismo básico, de "baixo" custo para um polimento rápido e eficiente em carros de algumas cores sólidas e claras, em especial o branco sólido.
Trata-se de um polimento "básico" feito em uma etapa, após repintura, envolvendo lixamento prévio com lixa P2500.
Neste polimento foi utilizado o seguinte material:
- Politriz: Angular (rotativa)
- Polidor: Extra Forte NSWAX
- Boina: SV (Super velcro poli fácil) Lincoln Fio 5.5
- Amortecimento de impacto para acabamento: Interface de Espuma 5 polegadas.
Utilizando o setup acima, consigo remover as marcas de lixamento P2500 em conjunto com a boina SV e o composto Extra Forte da NSWAX, com maior esforço se comparado ao uso da boina de lã macia (amarela), porém, com melhor grau de acabamento (fase de corte e refino e praticamente lustro em uma só etapa).
Utilizando-a sozinha (boina diretamente no prato básico de EVA), sem a interface, consigo atingir satisfatoriamente o resultado esperado na etapa de corte (remoção das marcas de lixa), com baixo grau de hologramas (devido ao composto e à suavidade da boina).
À partir daí entra a interface. O refino foi feito com a mesma boina e mesmo composto polidor, após a remoção das marcas de lixa, para amenizar os hologramas.
Esse é um procedimento que adoto em peças repintadas, quando envolve-se o lixamento da peça inteira e não finalizo a proteção, porém deixando-a com um acabamento superior ao
que normalmente é oferecido nas oficinas de pintura.
E vamos ao resultado!
Fotos detalhadas do resultado:
E também, o vídeo postado no youtube:
Nota: Este processo pode ser adotado em mais cores sólidas e até mesmo no carro prata, porém, sempre devemos fazer testes prévios com nosso set de produtos pois cada caso é um caso.
Se você tiver interesse, aqui está o vídeo que foi feito na época em que pintei a porta:
http://www.youtube.com/watch?v=R2_JbtOsBCs
Neste vídeo você confere em detalhes todo o procedimento de polimento feito na época.
Um abraço! Até a próxima!
Assinar:
Postagens (Atom)