domingo, 1 de agosto de 2021

3 Tipos de Lubrificador para Linha Pneumática: Filtro de Ar e Lubrificador, Lubrificador de Linha de Ar Comprimido e Mini Lubrificador 1/4 - Como e quando usar cada um deles?

Salve galera, tudo tranquilo?

Trazendo a tona um tema novo para vocês: Lubrificador de ferramentas pneumáticas!

Para que serve um lubrificador de ar comprimido?

Esse equipamento é de EXTREMA importância para o uso de ferramentas pneumáticas que requerem lubrificação para o seu correto funcionamento, tais como:

  1. Lixadeiras.
  2. Parafusadeiras e chaves de impacto.
  3. Retificadeiras.
  4. Politrizes.
  5. Demais ferramentas que requerem lubrificação constante.
O uso do lubrificador e do óleo correto é importante para prevenir danos à sua ferramenta causados pelo desgaste prematuro e excessivo das engrenagens internas. O lubrificador cumpre o papel de misturar a quantidade correta de óleo para sua ferramenta pneumática, prevenindo danos tais como desgaste prematuro e quebra de rolamentos e componentes internos.

Para isso, existem 3 modelos de lubrificadores que você pode conferir abaixo:

  1. Filtro de Ar e Regulador de Pressão com Lubrificador: Este modelo é o mais completo que temos, pois teremos o ar corretamente limpo e seco (exigido pelas ferramentas pneumáticas) e também temos a função de lubrificador com dosador. Isso significa na prática que teremos em um só equipamento a possibilidade de regular a pressão e lubrificar nossa ferramenta ao mesmo tempo e em um só lugar. Podemos também regular a dosagem de óleo que a ferramenta necessita no momento do uso. Este é o modelo mais completo e mais versátil, e também, o mais caro. 



Quando não usar? Quando você já possuí o filtro de ar convencional com regulador de pressão e deseja economizar e comprar somente outro modelo que lubrifique o ar.

        2. Lubrificador de Ar Comprimido: Este é somente o copo lubrificador com dosador de óleo. Este modelo não possuí regulador de pressão para sua ferramenta tão quanto não elimina a umidade do ar antes que ele chega à sua ferramenta pneumática. Excelente para quem possuí o filtro de ar com        regulador de pressão e irá utilizar somente para lubrificação do ar, em conjunto com o filtro de ar e        regulador de pressão que você já tem instalado em sua linha de ar.



Quando não usar? Quando você não possuí, pelo menos, um manômetro para regular a pressão de ar para sua ferramente pneumática.

        3. Mini Lubrificador de Ar Comprimido 1/4: Este é o modelo mais compacto e mais barato de    todos. Ele é ligado diretamente na ferramenta pneumática podendo ser adaptado à uma mangueira também, todavia, irá necessitar de maior número de conexões para ser "reutilizável". Possuí menor capacidade de armazenamento de óleo que os demais. Excelente para utilizar diretamente na ferramenta pneumática, logo antes do engate rápido.



Quando não usar? Quando você não possui um regulador de pressão e também quando irá utilizar mais de uma ferramenta pneumática na mesma linha de ar, pois ele é diretamente rosqueado na sua ferramenta, dificultando a mudança de uma ferramenta para a outra utilizando o mesmo lubrificador.

Dentro desse cenário, você pode escolher qual realmente é a melhor opção para a sua oficina ou a sua casa, levando em conta economia e praticidade de uso.

#funilariaepintura
#v8brasil

Abraços e até o próximo!

Gostou do artigo? Compartilhe, se inscreva no canal, deixe seu comentário com dúvidas, críticas e sugestões.

Obrigado e até o próximo!

Precisa de produtos de polimento de qualidade? Compre comigo! Suporte técnico completo para hobistas e profissionais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário