sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Como Usar Medidor de Espessura Camadas de Tinta Automotiva GX-PRO GX-CT01

Fala galerinha, tudo certo?

Neste post vamos conferir um novo equipamento para medição de camadas de tinta na pintura do veículo.

  1. O que faz um medidor de espessura?
  2. Como usar o medidor de camadas?
  3. Como analisar os valores que o medidor de camadas nos informa?
  4. Para que serve?

Confira todas as respostas nos 2 posts anteriores, aonde mencionamos e exemplificamos o uso básico do medidor de espessura na área de polimento (embelezamento detail e estética automotiva) e também na área de funilaria e pintura (repintura automotiva).

  1. Aspectos básicos sobre o medidor de camadas espessura de tinta automotiva.
  2. Uso do medidor de espessura identificando retoques de pintura.


Embora ainda seja um modelo básico de aferição das camadas sobre a chapa, não sendo possível ler especificamente cada uma das camadas presentes sobre a chapa e também não sendo possível ler as camadas em plásticos (para-choques, saias e etc), temos uma grande vantagem que é o fato deste modelo apresentar duas casas decimais na leitura das camadas.

Isso nos traz uma maior gama e amplitude nas analises, trazendo mais segurança se comparado ao modelo EM-2771 no momento de executarmos os serviços de detalhamento de pintura (polimento, cristalização, espelhamento, etc).

Vamos ver em detalhes no vídeo o processo de uso, calibragem e analises oferecidas pelo modelo GX-CT01 em formato de review (avaliação e teste de uso).



Updates!

12/03/2016: GX-PRO-CT01 apresentando problemas e inconsistência na medição de espessuras altas como resolver?

Recentemente fiz alguns testes com pequenas pontas de prova de 1000 mícrons, o que equivale à 1 milímetro de espessura. O que notei foi que este valor dava muito abaixo do esperado, cerca de 0,7mm ou 700 mícrons, algo bem fora do limite de tolerância determinado pelo fabricante. Na hora pensei que fosse algum defeito, pois no manual não existe especificação de calibragem do limite máximo do equipamento, só existe o processo para calibrar com chapa crua (0mm ou 0 mícrons). Felizmente postei esse problema e recebi uma informação importante sobre esse equipamento, vinda de um espectador americano do nosso canal.

Qual a solução para esse defeito? 

Devemos fazer a calibragem do limite superior do nosso equipamento, que se dá com uma ponta de prova de 1000 mícrons (1mm). O primeiro ponto é que esse equipamento não vem com pontas de prova para aferição, como os modelos mais profissionais vem junto em seu estojo, qual é o primeiro passo então? Simples: Vá em uma loja que trabalha com chapas acrílicas e peça um pedacinho de chapa de 1mm, assim você poderá fazer a calibragem do seu equipamento sem problemas. Eles possuem diversas outras espessuras portanto vale a pena pegar pedaços em espessura menor para fazer aferir seu micrometro digital.

Feito isso, como fazer para calibrar os 1000 mícrons em seu equipamento?


O processo é simples:

1. Você deve calibrar ele para a chapa nua nos dois materiais, ferroso e não ferroso, conforme o procedimento já detalhado no vídeo acima.
2. Confira a medição do aparelho para os dois tipos de metal com sua chapinha de acrílico de 1mm. Caso a variação seja superior à 1 ou 2% conforme o fabricante tolera, você deve calibra-lo para que reconheça essa medida como 1000 mícrons ou 1mm.
3. Com o tipo de material selecionado como Fe, tire uma medida e segure o botão Fe/Ne por 5 segundos. A palavra "CAL" irá aparecer no visor. Rapidamente posicione o medidor de espessura sobre a chapa Fe com sua chapinha de acrílico de 1mm por cima, logo você verá a indicação de 1.00mm no visor de seu medidor de espessura.
4. Faça o teste novamente medindo a espessura da chapa Fe + seu pedacinho de acrílico de 1mm.
5. Faça o teste sem a chapinha de 1mm.
6. Caso o resultado não seja 0.00mm, faça o processo de calibragem de 0.00mm conforme o passo 2 (já detalhado no vídeo).
7. Para calibrar com a chapa NfE (metal não ferroso), faça o mesmo processo porém antes de iniciar o passo à passo mude o tipo de material de Fe para NfE.

Pronto! Seu medidor de espessura está agora aferido também para medidas altas. Esse processo é fundamental para trazer confiabilidade à seu trabalho de aferimento.

Espero que tenham gostado das novas dicas de uso do equipamento.

Envie suas sugestões de temas relacionados à Análise de Pintura utilizando o Medidor de Espessura nos comentários!

Um abraço e até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário