domingo, 31 de maio de 2015

Acabamento em Carros Recém Pintados e Peças Retocadas Repintadas em Repintura Automotiva (Vídeo Aulas): 4. Removendo Swirls, Hologramas, Teias de Aranha e Marcas Circulares com Refino e Lustro

Olá pessoal, tudo bem?

Dando continuidade à nossa nova série que trata do tema "Polimento Técnico em Repintura", hoje iremos abordar o tema "remoção de riscos e marcas circulares da etapa de corte com boina de lã normal ou agressiva e massa de polir ou composto polidor".

Esta etapa é mais "simples" do que a anterior no caso da repintura, pois é mais fácil e rápido fazer o refino das marcas de corte do que remover as marcas de lixa, especialmente se não estamos familiarizados com todo o processo do polimento técnico.

No vídeo abaixo, você verá o uso de boinas de espuma para fazer a etapa de refino, bem como a etapa de lustro e acabamento final no polimento da repintura.

Qual seria a outra boina que poderá ser utilizada nesta etapa?

A boina de lã de corte suave (amarela), conforme o vídeo abaixo:



Normalmente utilizamos a lã amarela, que aquece menos a chapa e é a boina mais comum para esta etapa.

Qual a vantagem da boina de espuma branca de corte médio / suave?

Acabamento. A chance de criar micro riscos com esta boina é menor do que com a boina de lã amarela.

Poderia ser utiliza a boina de espuma branca em conjunto com composto polidor forte para remover marcas de lixa P2500 ou P3000?

Sim, sem problemas. Funcionaria muito bem com o composto polidor NSWAX Extra Forte, fazendo as fases de corte (remoção de marcas de lixa) e refino (remoção de marcas circulares fortes causados pela etapa anterior) em uma só etapa de polimento.

E a etapa final, lustro?

Esta etapa fica a cargo de boinas de espuma super macias, normalmente pretas, super suaves que dão o toque final ao processo de polimento. Agem em conjunto com compostos lustradores, com baixa carga abrasiva e boa lubrificação, removendo quaisquer pequenas marcas que podem ter ficado da etapa de refino e qualquer marca mais suave da pintura, deixando-a com acabamento limpo e alto brilho.

E a proteção, como fica?

Em um primeiro momento, iremos utilizar somente uma cera com baixo poder de proteção. Após 45 dias podemos utilizar a cera que quisermos, com alto poder de proteção.

Porquê aplicar uma boa cera somente após 30 à 45 dias?

Para evitar selar a peça e ter problemas de cura correta da pintura (secagem).

Porquê não utilizar produtos com alta carga de silicone?

Para evitar os mesmos problemas da cera, murchamento de pintura e diferenças de tonalidade devido à repintura selada sem a evaporação completa dos solventes.

Nota: Os processos mencionados acima são pontos que EU considero importantes, portanto, caso opte por outros mecanismos sinta-se livre para utiliza-los.

Vamos ao vídeo?



No próximo vídeo, após o tempo correto para cura completa da repintura, iremos abordar o tema da proteção final da peça.

Precisa dos produtos? Confira a lista e preços em www.rodrigogsi.com.br e entre em contato comigo para adquiri-los.

Um abraço e obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário