quinta-feira, 20 de agosto de 2020

[TechLab] Por que não sai tinta no aerógrafo? Saiba como evitar problemas comuns quando está utilizando um aerógrafo!

** Este artigo faz parte da seção de artigos de capacitação técnica rodrigogsi - techlab:

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Fala galera, beleza? 

Recebo constantemente relatos de problemas com aerógrafos, aonde ele não sai tinta, a tinta falha ou volta pelo copo.

 

Vou passar algumas dicas uteis para você solucionar esse problema durante o uso.

 

Vamos estabelecer que estamos usando esmalte pu, um tipo de tinta automotiva catalisada com viscosidade maior do que a de um verniz à base de solvente, para ter um bom meio termo de exemplo.

 

1. Para aerógrafos de ação simples.

 

Este modelo de aerógrafo exige um compressor com reservatório de ar, aonde, via regulagem de pressão, você irá ter pressão suficiente para que o aerógrafo funcione, tendo em vista que a pressão de trabalho pode variar entre 30 e 60 psi.

 

O que isso significa?

 

Que você precisa alimentar seu aerógrafo com, no mínimo, 30 psi de pressão.

 

Liguei o aerógrafo com 30 psi e não sai tinta, o que faço?

 

Aumente a pressão gradualmente até ter a regulagem de leque satisfatória.

 

Normalmente eles operam em 50 psi com todos os tipos de tinta, fundo e vernizes.

 

2. Para aerógrafos de dupla ação.

 

Este modelo exige pressão menor para trabalho, sendo que ele pode ser usado com mini compressores sem reservatório de ar.

 

Normalmente esses compressores elétricos te dão algo em torno de 15 à 20 psi de pressão, não sendo necessário a regulagem de pressão, tão quanto para, a maioria deles, não é possível ajustar a pressão e volume de ar que está chegando em seu aerógrafo.

 

Tá aí o porquê esses mini compressores não servem para aerógrafos de ação simples!

 

Portanto: Um mini compressor não tem pressão suficiente para que um aerógrafo de ação simples funcione!

 

O aerógrafo de dupla ação é bem sensível à entupimentos, sejam eles no bico ou no próprio reservatório, portanto, a limpeza completa desmontando ele após o uso é a melhor alternativa para evitar esse tipo de problema.

 

Verifique sempre a posição e aperto da agulha, tanto no bico como no gatilho.

 

Verifique a presença de material seco na agulha, o que faz com que o acionamento do gatilho seja prejudicado.

 

Derrubou o aerógrafo?

 

O alinhamento do bico e capa de ar é muito preciso e, qualquer queda, poderá inutilizar seu aerógrafo.

 
Para todos eles!

 

Estou usando e parou de funcionar, o que fazer?

 

Tenha em mente que as tintas acabam secando no bico e capa de ar, especialmente se você usa ele por tempo prolongado.

 

Para evitar esse problema, tenha sempre um pincel com thiner ao lado, para que, após cada demão durante o intervalo, você mergulhe o bico em um potinho com thiner e faça sair ar do aerógrafo, limpando o bico.

 

Você pode também limpar com um pincel, com uma quantidade generosa de thiner a área do bico e capa de ar, por fora, evitando que a tinta seque nesses locais.

 

É bem comum você sujar as áreas do gatilho e área ao entorno da região que puxa a agulha dos aerografos de dupla ação, isso faz com que o mecanismo de empurrar a agulha e liberar o fluxo de tinta falhe.

 

Portanto: Algumas vezes o aerógrafo parece estar totalmente limpo, pressão correta, não volta ar para o copo, mas ele simplesmente não pinta pelo fato da falha do gatilho que não puxa a agulha.

 

Sabe aquele buraquinho minúsculo na tampa do aerógrafo?

 

Muito cuidado com ele! Ele é um respiro e faz com que seja possível sugar a tinta. Verifique constantemente se ele não está entupido.

 

Tome cuidado com a viscosidade do material que você está usando!

 

Em alguns casos o material é muito viscoso, não sendo possível utiliza-lo no aerógrafo. Dilua mais e tente novamente!

 

Se o seu aerógrafo possuí mais de um kit de agulha, use-o de acordo com:

 

1. Tamanho do leque que você deseja: Quanto maior o bico, maior o leque.

2. Viscosidade do material que está usando: Quanto maior o diâmetro, mais fácil é de sair a tinta.

 

Bom pessoal, é isso aí.

 

Essas são minhas dicas básicas para o problema do entupimento de aerógrafos.

 

Deixo abaixo um link com um material super completo sobre os aerógrafos de dupla ação e de ação simples!

 

Nele você poderá tirar muitas dúvidas sobre o uso e funcionamento de cada um deles, bem como ver exemplos práticos de uso e melhor aplicação de cada um deles com base em diversos tipos de trabalho em que usamos aerógrafos, aprendendo à escolher o melhor aerógrafo com base no seu uso.

 

http://rodrigogsi.blogspot.com/2014/07/aerografo-aerografia.html


Diluição de tinta em aerógrafos: http://rodrigogsi.blogspot.com/2016/11/duvidas-sobre-diluicao-de-tinta.html

Tudo sobre aerógrafos parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=HS6dInvBqN4

Tudo sobre aerógrafos parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=VObdnqpZMUw

Review Aerografo V8 Brasil (modelo que eu uso e recomendo): https://www.youtube.com/watch?v=HjrbV80naac

Review Aerografo de Dupla Ação 0.2mm (não sei a marca): https://www.youtube.com/watch?v=HjrbV80naac

 

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Obrigado! Até o próximo!


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