sexta-feira, 27 de julho de 2018

Princípios e dicas de como recuperar para-choques: Recuperação de para-choques com solda plástica como fazer corretamente.

Bom dia pessoal.

Seguindo mais uma compra para a oficina, hoje chegou a vez de falar sobre recuperação e solda de parachoques.

Antes de apresentar um equipamento para recuperar parachoques quebrados e trincados e peças plásticas em geral, vou comentar alguns pontos importantes sobre o processo de recuperação de parachoques e peças plásticas.

Existem diversos tipos de materiais plásticos empregados no mercado automotivo para construção de para-choques e etc, alguns mais flexíveis, outros menos, alguns mais resistentes e outros menos.

Tendo em vista o fator "tipo de plásticos" devemos ter em mente a primeira e mais importante regra:

1. Para soldar para-choques e plásticos, devemos utilizar obrigatoriamente o mesmo tipo de plástico para fazer a emenda, a solda, o enxerto.

Isso vai assegurar que o plástico terá a mesma temperatura de fusão e a mesma característica química do original. À grosso modo podemos dizer que teremos um material compatível com o outro para soldar.

A maioria dos para-choques são de polipropileno (PP). Portanto devemos usar o mesmo tipo de plástico PP para fazer enxertos e soldas.

Agora, vamos as demais dicas básicas sobre o processo de reparação de para-choques e peças plásticas em geral que devemos ter sempre em mente para fazer o reparo!

2. Temperatura: Cuidado ao derreter e soldar o plástico!

Procure na internet pelas informações de temperatura de fusão do plásticos que você está reparando, tanto para não aquecer demais as peças como para não aquecer de menos. Esse é um fator importante para evitar que as peças e a solda se solte com qualquer pequeno impacto e torção.

Utilize um termômetro digital com infravermelho, isso ajuda no reparo até que tenhamos prática com a solda.

3. Isole a trinca!

Muitos reparos trincam novamente após um tempo. Isso pode ser minimizados fazendo um furo com uma broca levemente maior nas extremidades da trinca (vértices da trinca). Isso evita que a trinca se propague.




4. Lixamento e preparação para a solda.

É fundamental que o plástico esteja completamente isento de tinta, cola e qualquer material que não seja ele mesmo. Deve-se lixar ou passar escovas de aço (ou qualquer outro meio de desbaste eficiente) para deixar o plástico exposto, sem nada de tinta e material de reparo como massas, colas e etc.

A solda plástica é feita com plástico sobre plástico. Somente após uma boa solda é que podemos fazer qualquer correção para acabamento.

5. Utilização de grampos.

Sempre que necessário, faça o alinhamento da trinca antes de fazer a solda, ou seja, posicione a peça corretamente na posição a ser soldada de modo que ela fique bem presa, seja por alicates de pressão, mordentes ou até mesmo pequenos pedações de arame que poderão ser removidos após a solda da área afetada ou, pelo menos, após o inicio da solda para que a peça seja alinhada de um lado e do outro.

Isso evita uso excessivo de massa na preparação para pintura.

6. Massa plástica e poliéster.

Pode ser usada sem problemas em finas camadas para o acabamento. Em caso de plásticos anti aderentes e afins, fazer testes utilizando seladora para plásticos antes da aplicação de qualquer massa.

As dicas acima servem para qualquer solda plástica, independente da ferramenta que você irá usar para fazer a solda / emenda das peças.

Grande parte dos problemas de reparos ineficazes em parachoques ocorre por não serem respeitadas as regras básicas apresentadas acima.

Seguindo essas dicas sua solda será mais resistente e certamente seu reparo será duradouro.

7. Flexibilidade e torção.

Lembre-se que, embora seja feita da maneira correta, certamente o local da solda sempre terá um grau de flexibilidade menor do que o restante da peça. Evite utilização de material muito rígido para fazer reparos em para-choques e peças mais flexíveis, especialmente nas quinas. Um exemplo de material mais rígido que será mais suscetível à quebras é a laminação por fibra de vidro.

Não digo que ela não pode ser usada, mas deve ser usada em áreas retas e com menor chance de torção e pequenos impactos.

8. Diferentes tipos de reparo em para-choques:

Para cada dano podemos usar diversas soluções, algumas delas são:

- Solda: Consiste em fazer a solda plástica das duas partes.
- Colagem: Utilização de colas de alta resistência e resinas que unem o plástico sem a necessidade de aquecimento prévio.
- Emendas: Utilizando arames, massas e afins para fazer a emenda e colagem das partes.

9. Como escolher qual processo de recuperação de plásticos utilizar?

Devemos avaliar bem o dano de acordo com o tamanho, local e flexibilidade.

Para danos maiores devemos usar mecanismos mais robustos e eficientes, além de mais duráveis, como a solda.

Para peças pequenas, que não sofrem torções e são rígidas, podemos usar mecanismos que não proporcionam algum grau de flexibilidade porém são rígidos e eficientes para o propósito, tais como massas e colas. Peças internas podem ser soldadas dessa maneira.

A praticidade do processo também deve ser avaliada. Existem casos que usar uma cola ou massa de boa resistência, aliadas à um reforço estrutural da peça vão surtir o efeito desejado. Podemos colocar aqui adaptações de peças internas que ficam escondidas e soldas em áreas pequenas como trincas em saias e spoilers laterais.

Exemplo: O uso de grampos de arame é um mecanismo excelente do ponto de vista de durabilidade, porém em casos aonde o processo é feito com furos, dar o acabamento pode ser algo complicado e que exija muita massa. Sendo assim pode ser ineficiente em reparos de áreas expostas como os parachoques.

Por isso, cada caso é um caso. Devemos pensar e refletir sobre qual é o melhor mecanismo para fazer o reparo.

10. EPIs.

Utilize sempre uma boa luva. Recomendo as de couro.

Utilize também seu respirador contra vapores orgânicos pois a fumaça produzida pelo plástico é nociva.

Agora, vamos ao vídeo com mais dicas sobre o processo de solda plástica e a diferença entre usar o Termofusor e o Parafix.




Vídeo 2: Parafix V8 Brasil.



#ficaadica

Forte abraço e até o próximo!

Obrigado!

Tags:solda plástica,como soldar plásticos,como recuperar parachoque,como soldar parachoque,como soldar parachoque e evitar trincas futuras,faça você mesmo soldar parachoques,como recuperar trinca em parachoque,como emendar parachoques,como soldar peças plásticas,dicas para solda de plásticos,dicas para soldar plásticos,como soldar plásticos corretamente,termofusor,soldador de parachoques,soldador de parachoques v8 brasil,soldador de parachoque com grampo,soprador térmico,como se solda parachoques,como se recupera parachoque trincado,como consertar parachoque,como consertar trinca em plástico,como colar plástico,kit reparador de parachoques,vedachoque,soluções para soldagem de parachoques,soluções para recuperação de parachoques,recuperação de parachoques,recuperar parachoque quebrado vale a pena?,recuperar parachoque trincado vale a pena?,ferro de solda para parachoques,

Nenhum comentário:

Postar um comentário