quarta-feira, 25 de julho de 2018

Problemas com Vazamento de Ar na Pistola de Pintura Pistola de Pintura Vazando Ar: Possíveis causas e soluções, como resolver vazamento de ar na pistola de pintura?

Olá pessoal.

Recentemente recebi uma dúvida de um amigo relacionada ao tema do vazamento de ar na pistola de pintura.

Problema: A pistola de pintura vaza ar mesmo sem acionar o gatilho, como resolver?

Normalmente esse problema está relacionado ao alinhamento do pino que libera o ar no momento que pressionamos o gatilho.

O gatilho funciona em dois estágios:

1. Liberar o ar (aperto mais leve).
2. Puxar a agulha e liberar o líquido (aperto mais pesado).




Em modelos básicos como as HVLP 827, os mais comuns do mercado, o pino que libera o ar é separado do que recua a agulha, sendo posicionado perto do centro do gatilho.

O que ocorre em muitos casos é o acumulo de sujeira nesse pino, o que impede ele de voltar ao normal após acionar o gatilho, tendo em vista que ele tem um funcionamento bem leve e sensível à qualquer coisa que possa emperrar o pino.

A solução muitas vezes é a limpeza e o reaperto / realinhamento desse pino.

Outra medida que ajudar à prevenir o acumulo de sujeira e ajuda no funcionamento mais livre é o uso de vaselina líquida após toda a limpeza da pistola de pintura. 

Obviamente que em pequena quantidade.

Caso o problema persista, desmonte por completo o pino que libera a passagem de ar, faça a limpeza mais profunda e realize novamente a montagem do conjunto.

Na maioria dos casos o problema será solucionado facilmente com limpeza, lubrificação e reaperto.

Existem modelos em que a liberação da passagem de ar é feita diretamente junto ao recuo da agulha, ou seja, não existe um pino de liberação de ar especifico para ela.

Basicamente o procedimento de correção deve ser o mesmo, verificando a lubrificação na região e alinhamento dos componentes do gatilho da pistola.

Além disso, talvez seja necessário troca de algum componente que sofre desgaste, tais como anéis de vedação, gaxetas e componentes emborrachados em geral que servem 

como mecanismo de vedação e ajuste da pistola, os quais sofrem desgaste com uso e ação dos solventes utilizados na pintura e nas tintas.

Mais um ponto de atenção que deve ser verificado em caso de vazamentos é o acionamento do gatilho da pistola.

Gatilho pesado faz com que ele não volte completamente à posição no momento em que soltamos o gatilho, consequentemente pode continuar à liberar a passagem de ar e até mesmo de fluído durante o uso.

A melhor prevenção para vazamentos na pistola de pintura é a limpeza correta do equipamento após cada uso, não deixe para depois!

Como limpar a pistola de pintura?

https://www.youtube.com/watch?v=A8rs9dO3Hss

Obrigado! Até a próxima!

http://www.rodrigogsi.com.br

https://www.youtube.com.br/rodrigogsi

https://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527

Nenhum comentário:

Postar um comentário