quarta-feira, 5 de julho de 2017

É possível pintar profissionalmente com compressor de 24 litros, 30 litros? O que é possível fazer com compressor de ar pequeno?

Olá pessoal.

Usar um compressor de 24 litros para pintura automotiva profissional é possível?

Algumas pessoas estão me perguntando sobre o uso de compressor com capacidade inferior à 150, 200 litros para pintar um carro inteiro profissionalmente.

Qual a minha opinião sobre o assunto?

Simples! Se fosse possível e viável, econômico e racional, certamente não existiria mais necessidade de se usar um compressor de 200, 250 litros em uma oficina de funilaria e pintura ou qualquer oficina que necessita de equipamentos para pintura com pistola.

O fato é:


  • Desgaste: O compressor pequeno irá acionar e ficar ligado direto, tendo maior desgaste do motor.
  • Falhas: Fatalmente seu compressor irá super aquecer, desligando por proteção térmica.
  • Falhas durante a pintura relacionadas à pistola de pintura: Falta de ar e pressão oscilante fazem com que a regulagem da pistola se perca durante o uso, deixando a pintura grossa e não uniforme.
  • Uso de pistola de pintura de qualidade: É complicado usar uma boa pistola de pintura em um compressor com capacidade de reservatório pequena, pela alta demanda de ar que tais pistolas precisam. Exemplo: HVLP's de boa qualidade.
  • Uso de lixadeira hookit: Não é possível usar equipamentos pneumáticos como lixadeiras e politrizes. Tais ferramentas precisam de pressão elevada constante para funcionar corretamente, além de consumo de ar considerável durante o uso.


Lembre-se: Compressor ocupa espaço, consome muita energia, demanda instalação elétrica adequada, linha de ar adequada e espaço adequado para funcionar, além de ser uma ferramenta cara, independente do porte.

Niguém iria comprar um compressor grande caso pudesse usar um menor para a mesma finalidade.

Compressores pequenos servem para uso com pistolas de pintura pequenas, para baixa produção, com bico 1.0 ou menor, para retoques e pintura de peças pequenas, no máximo para-choques e pintura peça à peça com pistolas de pintura normais como as LVLP e HVLP.

Também servem muito bem para micro pintura, restauração e personalização de faróis e jato de ar em peças.

É o que sempre falo: Cada cenário deve ser avaliado e o compressor deve ser escolhido com base no cenário de uso, e fim de papo.

Outra dúvida frequente é: Quero fazer pintura residencial, qual compressor e pistola devo usar?

Para pintura de paredes e áreas de grande porte o uso da pistola não é recomendado ao meu modo de pensar, pois o gasto e trabalho em usar o compressor é grande e a névoa produzida no ambiente é muito grande! Outro ponto é a demanda elétrica de um compressor. Mesmo pequeno com reservatório pequeno, um compressor tem um motor elétrico que demanda no minimo uma tomada de 20A pela sua potência que gira em torno de 1600W.
Portanto, não é com adaptador que se liga um equipamento desse porte em uma residência! Ainda mais que ele irá ficar ligado por muito tempo.

Mesmo para pintura de grades e portões não recomendo um compressor com reservatório.

Se desejar usar um compressor para pitura residencial, opte por um modelo de compressor portátil à ar direto e pistola de pintura de baixo consumo de ar também para ar direto.

Quer aprender a escolher compressor de ar, pistolas de pintura e equipamentos pneumáticos corretamente?

Veja este artigo e tire todas as suas dúvidas!

#ficaadica

www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527


vendas@rodrigogsi.com.br



Obrigado!

Tags: compressor ideal para pintura automotiva, compressor para pintura, compressor de ar 24 litros, compressor 24 litros presta?, qual compressor usar para pintar carros, qual compressor usar para pintura automotiva, qual compressor usar para pintura profissional, qual compressor usar com pistola hvlp, qual compressor usar com pistola de pintura profissional, como escolher compressor ideal, qual compressor comprar para pintura, qual compressor comprar, como escolher compressor?, compressor 24 litros presta para pintura automotiva?, compressor profissional para pintura, compressor de 30 litros presta para pintura automotiva?, o que fazer com compressor de 24 litros?, o que é possível pintar com compressor de 24 litros?, o que é possível pintar com compressor de 30 litros?,

Nenhum comentário:

Postar um comentário