domingo, 18 de junho de 2017

Como Resolver Problemas de Polimento: Politriz Superaquecendo durante o serviço. O que fazer?

Olá pessoal.

Recentemente fui indagado sobre o fato da politriz esquentar durante o uso, se é normal ou não a a politriz aquecer e etc. 

Visando ajudar vocês vou falar um pouco sobre minha visão sobre o tema aquecimento da politriz rotativa durante o uso.

Toda politriz, independente de marca e modelo, possuí suas limitações e cenários de uso. A maioria delas é vendida como politriz e lixadeira, embora, para lixamento, o processo e cuidado é diferente do polimento.

No polimento temos mais abrasão e necessitamos de mais torque, ou seja, a força comanda e não a rotação.

No lixamento normalmente deseja-se rotação mais alta e menos torque, tendo em vista que a abrasão é menor, ou seja, as lixas não agarram nas peças.

No polimento a produção de pó é menor do que no lixamento e, consequentemente, a máquina sofre menos com acumulo de pó. 

No lixamento ocorre o contrário, o pó irá entrar facilmente na máquina.

Toda ferramenta elétrica que funciona com base em giro / indução eletromagnética tem sua faixa de rotação ideal para trabalhar. A rotação é importante para resfriar o motor e as engrenagens, assim como nas furadeiras.

Com a politriz o cenário não é diferente. Ela necessita de uma faixa de rotação ideal para resfriamento. Portanto o principal ponto de atenção é o uso prolongado da politriz em rotação baixa, abaixo da faixa 3 da sua máquina. Isso irá ajudar um pouco no aquecimento da máquina.

Outro ponto importante que muitos fabricantes não mencionam no manual, em especial em modelos de politriz de "segunda linha" é o diâmetro máximo para uso de discos de espuma (boinas de espuma com velcro). Tal diâmetro, para boinas com espuma mais densa e abrasiva como as boinas de espuma de corte e refino, é menor do que o diâmetro de boinas de lã (mesmo que dupla face). A razão para tal é simples:

Boinas de espuma de corte e refino tem mais abrasão do que boinas de fio / lã, exigindo mais força (torque) da máquina no momento do uso. Normalmente o aquecimento poderá ser ligeiramente maior com uso dessas boinas, devido à força que a máquina irá fazer no momento do polimento.

Um regra simples é usar diâmetro ligeiramente menor para boinas de espuma de corte e refino.

Exemplo: Caso sua politriz seja 7 polegadas, utilize discos de no máximo 6 polegadas.

Outro ponto importante que muitos ignoram é a instalação elétrica. Não são raros os casos de visitarmos oficinas e vermos plugs inadequados, frouxos, emendas de fios elétricos mal feitas e suspeitas, extensões enormes com bitolas de fio finas, tomadas 10A com adaptadores (muitas vezes frouxos) para 20A e por aí vai.

No que isso impacta?

Falta de força e falhas no momento do uso, além de maximizar o aquecimento pois a politriz está trabalhando forçada. Extensões muito grandes exigem fio de bitola maior para suprir a demanda elétrica dos equipamentos. Lembre-se de fazer uma boa instalação elétrica compatível com a potência dos equipamentos que você está utilizando.

Eu quase nunca inicio o polimento em rotação 3, porém, conforme vou polindo o carro eu elevo a rotação à faixa 3 naturalmente, tendo em vista que vou pegando o tempo de ação de cada polidor em cada peça do carro e vou me adaptando ao uso deles de maneira mais rápida.

Profissionais da área não trabalham com uma única politriz, por diversas razões, dentre elas o desgaste e também o fato de que se uma delas falhar durante um trabalho ele não deixa de terminar o serviço por problema com ferramenta. 

Para hobystas politrizes "baratas" (diga-se chinesas de marcas não profissionais) servem perfeitamente na maioria dos casos porém, quando precisamos trabalhar profissionalmente, elas certamente deixarão alguns pontos à desejar, seja por peso, falta de torque, aquecimento ou desgaste prematuro.

Se você usa sua politriz para lixar tome cuidado, limpe regularmente a máquina e use óleo de máquina nas engrenagens / rolamentos.

Aproveite bem a garantia da sua máquina e bote pra quebrar enquanto ela é nova, para sentir se tem defeitos de fabricação ou não, não poupe o equipamento nos primeiros trabalhos à fim de evitar problemas após o termino da garantia e, escolhe bem o que está comprando, levando em conta o custo X beneficio.

A politriz aquecer durante o uso é normal, a cabeça da máquina fica quente mesmo, mas não ao ponto de não suportar o calor quando colocar a mão em cima. Normalmente o superaquecimento vem acompanhando de falta de força, aí naturalmente subimos o giro e, caso a falta de torque / força seja considerável, a máquina irá continuar falhando e aquecendo. Na dúvida, para o serviço, deixe a máquina em repouso em local ventilado e espere algum tempo até que ela resfrie.

Quer escolher bem sua politriz? Assista esse vídeo!

#ficaadica

www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527



vendas@rodrigogsi.com.br


Obrigado e até o próximo!

Tags: politriz aquecendo, politriz aquecendo é normal, politriz esquentando muito é normal, politriz esquentando é normal, politriz aquecer durante o uso é normal, politriz aquecer durante o uso,politriz falhando, politriz sem força, politriz sem força como resolver,politriz aquecendo como resolver, politriz superaquecendo como resolver, politriz superaquecer é normal,politriz aquece rápido é normal, politriz esquentando muito como resolver,instalação elétrica de lava car, politriz sem torque, politriz, politriz profissional, politriz v8, politriz kers, politriz dewalt, politriz bosch, politriz e lixadeira, politriz e lixadeira industrial, politriz industrial, politriz chinesa, politriz como comprar,

Nenhum comentário:

Postar um comentário