quarta-feira, 20 de abril de 2016

TechLab: Mitos e Verdades sobre Lavagem à Seco sem Água. Cuidado com mecanismos milagrosos de lavagem à seco!

Olá pessoal, tudo bem?

Os produtos de lavagem ecológica substituem a lavagem convencional com água?

Quando os produtos de lavagem à seco realmente funcionam?

Quais os limites da lavagem à seco?

Estou recebendo muitas dúvidas acerca de alguns produtos do mercado que eu julgo milagrosos na área de limpeza e lavagem automotiva.

As pessoas estão me trazendo sempre a mesma questão: Esse produto X funciona mesmo? É seguro limpar o carro com uma toalha velha sendo que ele está completamente sujo com sujeira pesada sem riscar e danificar a pintura e até mesmo vidros?

Minha resposta: NÃO!

Hoje temos uma vertente muito forte com relação à encomia de recursos hídricos, precisamente água potável. A legislação, pelo menos em minha cidade, exige que para se montar um lavar car ou estética automotiva tenhamos um mecanismo de coleta de água da chuva e também de tratamento da água usada para lavar os carros. Certamente toda essa movimentação faz com que a industria também busque novas soluções para esse tema e, de um lado podem haver produtos e pessoas sérias trabalhando em prol de algo realmente útil ou, pessoas despreparadas mesmo que com produtos bons, usando-os de maneira inadequada e com técnicas completamente erradas.

Antes de continuar nosso papo reforço uma ideia: Existem pessoas que não se importam com carro riscado, com hologramas e etc. Para essas pessoas existem profissionais que prestam serviços com esse padrão de resultado, o que não é o caso dos meus clientes e nem dos meus trabalhos.

Não estou aqui para criticar e nem para receber comentários infundados, se esse for seu caso, favor fechar a janela e partir para outra!

Existem muitos vídeos e fotos de produtos de lavagem à seco na internet e eles pecam, basicamente, nos pontos à seguir:

1. Uso de panos inapropriados para manutenção de pintura sem riscar: Usam panos velhos que por si só já riscam a pintura durante a limpeza.
2. Uso de técnicas inapropriadas mesmo que com produtos corretos: Fazem movimentos circulares sobre uma peça completamente suja, espalhando a sujeira e fazendo com que as partículas sólidas façam riscos circulares na peça. Passam o pano diversas vezes sobre várias partes da pintura sem dobrá-lo, passou uma vez e limpou, dobra e faz em outra área.
Usam um só pano para fazer a limpeza, saturando rapidamente o pano e não usando mais de um pano para limpar e dar acabamento.
3. Prometem milagres: Falam que o produto cria uma película sobre a sujeira que à faz não riscar, que o produto limpa, protege e encera a peça fazendo "cristalização", produto não risca a pintura mesmo sendo usado de maneira errada sobre terra seca no veículo e por aí vai.

Vocês podem conferir tudo isso nos vídeos e fotos que andam rolando pela internet à fora, pelo facebook e muitas mídias, sempre com um marketing extremamente forçado, sendo divulgado sem mostrar claramente um antes e depois da peça durante os trabalhos, prometendo milagres sem realmente mostrá-los.

Qual é o cenário em que qualquer mecanismo como esse se encaixa?

No descrito no vídeo abaixo!




Matéria completa sobre lavagem à seco em meu blog:

http://rodrigogsi.blogspot.com.br/2014/10/video-aula-lavagem-seco-lavagem.html

O fato é que não conheço nenhum profissional que trabalha com estética automotiva no mesmo padrão que eu trabalho os temas usando um produto como esse da maneira que as pessoas estão divulgado por aí à fora. Se isso realmente fosse verdade, não teriamos 90% dos produtos para lavagem e manutenção de brilho da pintura disponíveis no mercado. Não teríamos também o polidor que tem papel chave na correção de problemas como esse oriundos de lavagem incorreta do carro! Não teríamos diversos tipos de ceras e selantes, além dos vitrificadores e nem demonstraríamos o uso de mecanismos de lavagem corretos com micro fibras e etc, que MINIMIZAM a criação de riscos DURANTE A LIMPEZA DO VEÍCULO. Note, eu escrevi MINIMIZAM e isso deixa implícito que, mesmo utilizando produtos corretos e acessórios corretos para lavar e enxugar o carro, as marcas de lavagem fatalmente um dia irão aparecer novamente, necessitando de uma correção de baixa carga abrasiva para serem removidas.

Qual o problema em limpar o carro da maneira errada que vemos em vídeos de lavagem ecológica?

Você poderá comprometer a pintura de tal maneira que, mesmo usando lixas para polimento e depois fazendo o polimento correto, as marcas ainda estarão sobre a pintura e irão necessitar de repintura!

É semelhante à você pegar grãos de areia e esfregar no carro com sabão e água, não se iluda, qualquer partícula sólida risca a pintura quando a mesma gera atrito com a lataria!

E o pior: Os vidros! Mesmo que mais rígidos, os mesmos também sofrem com a limpeza incorreta e, para polir um vidro, o tempo necessário é muito maior e é uma tarefa muito mais complexa. Se os riscos forem profundos e necessitarem de uso de lixas diamantadas, aí meu amigo...reze para achar um excelente profissional e saiba que o risco que se corre em ter que trocar o vidro é muito grande!

Espero que esse artigo sirva para abrir seus olhos contra conceitos errados que temos no mercado sendo vendidos como verdadeiros milagres!

Se fosse tudo isso, repito, não existiria mais mercado para polidores.

Cada técnica tem seu mecanismo correto e seu cenário de uso correto. Isso é a mesma coisa que querer tirar um risco da pintura que chegou no fundo da tinta fazendo um polimento.

Compartilhe esse post! Vamos abrir os olhos das pessoas para que elas não caiam numa fria!

O que acontece com a pintura do seu carro quando ele não é corretamente lavado?

Como lavar o carro com a técnica de 2 baldes e cuidar da pintura corretamente?

www.rodrigogsi.com.br

vendas@rodrigogsi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário