sábado, 22 de fevereiro de 2014

Tudo sobre Polimento em Vidro: Como tirar riscos de vidro, como polir vidros? Remoção de riscos profundos com lixas para vidro.

Olá pessoal, tudo bem?

Faz tempo queria trazer esse tipo de reparo para vocês que acompanham nosso trabalho no Youtube. Por fim, consegui encontrar uma peça em vidro para fazer os testes e demonstrar para vocês o processo mais crítico da restauração e recuperação de vidro automotivo: O lixamento de riscos profundos evitando ondulações no vidro, causando assim o famoso efeito de grau, assim como em lentes de óculos.

Este processo é comum em centros de reparo de vidro automotivo e exige, dentre outros, os requisitos abaixo:

  • Equipamentos apropriados.
  • Processo de trabalho bem definido.
  • Controle de qualidade e capacitação técnica bem definidos.
  • Ergonomia para o operador.
  • Estações de trabalho
O principal público ao meu ver, são proprietários e restauradores de veículos antigos, para os quais, na maioria das vezes, temos dificuldade em encontrar peças para reposição ou seu preço é elevado, viabilizando o reparo.

Durante o dia a dia do processo de lixamento e polimento em vidros e parabrisas é natural nos depararmos com algumas dificuldades comuns, como a fadiga da máquina e também nosso cansaço, sendo um processo na maioria das vezes lento e que exige muita atenção, prática e paciência.

Hoje no mercado, possuímos basicamente 3 tipos de acessórios e mecanismos para reparos em vidro:
  1. Lixas Diamantadas para Polimento e Jateamento em Mármores e Vidro: Discos específicos para uso em superfícies rígidas, para lixamento à base d'água utilizando lixadeiras à base d'água. Possuem desenho especial para maximizar o poder de escoamento e aproveitamento da água no momento do lixamento, evitando que a superficie seque prematuramente e diminuindo o uso dos recursos hídricos (em um cenário ideal de uso, com politrizes e lixadeiras à úmido). São as mais duráveis, porém em alguns casos, muito dificeis de se trabalhar até a etapa final ou até conseguir um alto padrão de refino para poder lançar mão do mecanismo de polimento com boinas de feltro e óxido de cério.
  2. Lixas Trizact (3M) para Recuperação de Parabrisas: Semelhante às lixas diamantadas e também à base d'água, porém em discos flat com menor quantidade de material abrasivo. Amplamente utilizadas em auto centers que disponibilizam este tipo de serviço aos seus cliente.
  3. Óxido de Cério e Boinas de Feltro especificas para Polimento em Vidro: O mecanismo mais simples para remoção de pequenos riscos de palheta não sensíveis ao tato, hologramas e chuva ácida. Também à base d'água, com baixo poder de corte e alto grau de segurança para ser executado em sua casa.
Os 3 mecanismos acima são demorados e exigem paciência. Muito diferente da realidade do polimento em pintura, aonde temos uma excelente gama de produtos disponíveis para efetuar qualquer tipo de reparo em praticamente qualquer tipo de tinta, quando falamos em polimento e recuperação de vidro e parabrisa, temos uma gama muito restrita de produtos (principalmente no mercado nacional). Portanto, para você hobbysta, que deseja se aventurar nesta área de polimento e recuperação de vidros, ou para você que está buscando informações do tipo "o que é polimento em parabrisa, como é feito polimento e recuperação de parabrisas" tenha em mente os pontos que irei mencionar agora:
  1. O procedimento exige tempo, cuidado, atenção e paciência.
  2. O material, na maioria das vezes, é caro e não é de fácil acesso.
  3. Exige treinamento do profissional que executa o reparo.
  4. Exige comprometimento do profissional, tendo em vista o alto risco de danificar o parabrisa devido à qualquer pequena falha no processo de reparo.
  5. Exige, na maioria das vezes, equipamentos específicos para ter volume de serviço.
Tendo alertado sobre os pontos do reparo, é natural que o serviço seja em alguns casos "honeroso" para você que busca uma recuperação de seu parabrisa ou vidro e também trabalhoso e honeroso para você que quer se aventurar e fazer este reparo por si.
Portanto, leve em conta o valor para substituição da peça no caso de avarias e também o real beneficio em investir em um kit de reparos em vidro para fazer este tipo de serviço para terceiros ou para você mesmo.

Agora, se você quer aprender como proceder com este tipo de reparo e conhecer o dia a dia da atividade de reparo e recuperação de parabrisas e vidros em geral, confira nos links abaixo o material sobre:
  • Remoção de chuva ácida manualmente:


  • Remoção de riscos leves de palhetas com óxido de cério / ceriglass e boinas de feltro:






  • Dicas sobre polimento e descontaminação de vidros com politriz roto orbital Kers 8mm: Usando óxido de cério para polir, descontaminar e remover pequenos riscos e manchas de chuva ácida:

  • Processo de lixamento e recuperação de riscos profundos utilizando lixas diamantadas:




Fotos durante o trabalho de polimento em vidros: Removendo batidas de pedra de faróis em vidro com lixas 400, 800, 1500, 3000 e 5000:







Tutorial de uso das lixas diamantadas para restauração de faróis de vidro: Como tirar batidas de pedra do farol de vidro?





Dicas de polimento em vidro:


  • Lixar ou polir com óxido de cério?


  • Polir à seco ou úmido?


  • Qual boina usar para polir vidros?


  • Usar politriz ou roto orbital?


  • Qual o tamanho ideal de boina para polir vidro?


  • Aonde comprar os produtos para polimento em vidro?



  • Qual rotação adequada?

Na rotativa eu uso entre 1 e 3, cuidando para não espirrar muito.

Roto orbital entre 3 e 6, também tomando cuidado para não espirrar muito.

Em breve iremos trazer o uso das lixas Trizact (3M) para recuperação de parabrisas.

Cristalização de vidros: O que é? Como fazer? Como funciona? Quais produtos utilizar?


  • Glaco 45 + Descontaminante Glaco:

  • Glaco Rollon Large Big Glaco:


  • Ultra Glaco e Utilização da Lixadeira Roto Orbital para descontaminar o vidro e remover pequenas manchas d' água, chuva ácida e etc:



Espero que tenham gostado do material.

Um abraço e até a próxima!

Obrigado.

Palavras-chave: polimento em vidro,polimento em parabrisa,tirar batida de pedra,polir vidros,polir parabrisas,trizact 3m,discos de polimento em vidros,como polir vidro,como tirar risco de vidro,como tirar mancha de vidro,como tirar chuva ácida dos vidros,como limpar vidros,polir vidros,como fazer polimento em vidro,material para polir vidros,óxido de cério,boina de feltro,polimento em vidro funciona,polir vidro fica bom,

29 comentários:

  1. Rodrigo, muito bom material. Parabéns por disponibilizar essas informações de forma didática.... Abs

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Detalhista e didático. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito dos seus videos e muito bem explicado .
    parabens .
    essas lixas pode ser usadas em parabrisas ?

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde Rodrigo estou com dúvidas em qual lixa posso usar. No vidro que estar com marcas de fagulhas de solda .

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodrigo, parabéns pelo seu post, me ajudou muito a entender como polir. Eu tenho um box de banheiro de vidro manchado e gostaria de recuperar a transparência e brilho. Não apresenta riscos... Mas manchas de dificílima remoção. Na parte de baixo esta até meio áspero. Já tentei com bombril e cera de polir carro mas de nada adiantou, somente limpou na parte de cima.
    Não tenho nem a politriz...
    Agradeço se vc puder me passar uma relação dos itens que tenho que comprar para limpar e polir.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo, beleza? Faça conforme o vídeo acima Remoção de chuva ácida manualmente.

      Excluir
  6. Tinha q existir mais pessoas como vc.. parabéns amigo... Sou seu fã

    ResponderExcluir
  7. Rodrigogsi gostaria que me desse uma dica de como polir meus faróis de milha com marcas de pedriscos, quais os materiais que devo usar,tipo kit pois só tenho máquina de furar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o vídeo que eu faço a remoção das marcas de pedra do farol do kadett, usando as lixas mencionadas nesse artigo, porém com politriz.

      Excluir
  8. Segue o vídeo que eu faço a remoção das marcas de pedra do farol do kadett, usando as lixas mencionadas nesse artigo, porém com politriz.

    ResponderExcluir
  9. Olá Rodrigo!
    Por acaso você também presta esse tipo de serviço em para-brisas?
    Caso faça, se importaria de me passar seu contato, ou me contatar pelo (55) 99902-2226?
    Grato!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Rodrigo! Tudo bem?
    Você presta o serviço de tirar riscos em vidros residenciais?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem? Não presto esse serviço em residências. Forte abraço, obrigado!

      Excluir
  11. Boa Tarde Rodrigo, gostaria de ter seu contato, estou no processo de restauração de uma Kadett GS e gostaria de ver contigo como fazer o polimento dos faróis. Meu watts 41 997175541 aguardo seu retorno obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo! Beleza? Mande detalhes e fotos para meu e-mail vendas@rodrigogsi.com.BR obrigado!

      Excluir
  12. boa tarde rodrigo tudo bem ....sera que vc pode me ajudar onde eu posso comprar estar lixar e feltros para polimento de vidros o oxido eu comprei com um amigo meu email chj_04@yahoo.com.br ou zap 018 991178115 sou de araçatuba sp obrigado pelos seus videos sao muitos bom e esta me ajudando muito( descupa esqueci de comentar eu trabalho com parabrisa de carros e estou procurando aprender mais sobre o polimento de vidroa ) obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara no mercadolivre tem bastante coisa para vidros. Abraços!

      Excluir
  13. Boa noite você tem um local de atendimento eu preciso desse serviço de polimento do parabrisa .

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde preciso de uma dica eu comprei os discos de lixa da 3m trizact são discos branco laranja e azul queria saber si só eles dão para tirar arranhões de paletas pequenas manchas estilo pingos de chuva e queria saber si eu preciso também usar o composto polidor mas o feltro de oxido de cerio ou as lixas trizact resolve e da para tirar todos os arranhões


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista aos vídeos amigo, os de lixamento especialmente, falo sobre suas dúvidas, obrigado.

      Excluir
  15. Em 2023 e seu conteudo ainda ta sendo bem lido, obrigado por disponibilizar esse material

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo! Muito obrigado. Esse é um conteúdo que ainda se mantém atualizado pois tem os mecanismos que ainda são amplamente utilizados na área de polimento em vidros. Forte abraço!

      Excluir