sábado, 11 de julho de 2020

Riscos Aparecem Durante o Lixamento com Lixadeira Roto Orbital: O que fazer? Como Evitar? O que é cabelo de anjo no lixamento? O que é rabinho de porco durante o lixamento?

Salve galera! Tudo tranquilo?

Uma das maiores dúvidas e o problema mais frequente em utilizar a lixadeira roto orbital para fazer o lixamento antes de pintar é o aparecimento de riscos durante o lixamento, os quais são totalmente diferentes do padrão de lixa que você está usando e são nítidos!

Poxa, como esses riscos em formato de:
  1. Rabinho de Porco
  2. Rabo de Porco
  3. Cabelo de Anjo
  4. Cabelinho de Anjo
  5. Riscos parecidos com discos de palha de aço, parte verde da esponja de lavar louça e etc.

Abaixo uma simulação aonde crio o efeito cabelo de anjo:



Na foto acima notamos a diferença leve do canto superior direito da imagem para o canto inferior esquerdo. Note que a diferença não é muito acentuada neste exemplo, todavia, ela pode ser facilmente maior.

Aparecerem na pintura quando estou lixando com lixadeira roto orbital?

Esses riscos são, em sua grande maioria, causados por sujeira entre a lixa e a peça que você está lixando.

Partículas sólidas podem estar presas na peça, podem se desprender de algum local durante o lixamento e ligeiramente estragar o seu trabalho.

Tal problema pode se agravar com o uso de lixamento à base d'água, pelo fato de que a limpeza e as inspeções visuais na peça tornam-se mais espaçadas e difíceis.

Como evitar esses problemas?



Vou deixar aqui todas as minhas dicas para sanar esse problema da melhor maneira possível!
  1. Limpe muito bem a peça antes de lixar.  
  2. Verifique sua lixa constantemente, à fim de remover empastamento de material, verificar se existe sujeira que possa riscar a peça. 
  3. Deixe o local que você apoia a lixadeira sempre limpo, nunca apoie a lixadeira no chão. 
  4. Tome cuidado com cavaletes e durante o lixamento com a peça na horizontal. limpe sempre a peça com pano seco ou úmido no caso do lixamento à úmido, à fim de sempre lixar com a peça limpa. 
  5. Lixe pequenas partes por vez.
  6. Verifique sempre as bordas da lixa em comparação ao velcro do suporte ou da interface. É comum as lixas deslizarem um pouco durante o lixamento ou serem mal colocadas na lixadeira e o velcro poderá marcar a peça durante o lixamento.
  7. Inclinação descontrolada pode ocasionar defeitos durante o lixamento e, dentre eles, está o rabinho de porco.
  8. Alinhe BEM a lixa na base da sua lixadeira ou da interface, de modo que os furos fiquem bem posicionados. A má posição da furação pode causar esse problema, pelo contato de velcro com a peça.
  9. NÃO use lixas com furos em interfaces ou suportes sem furos pois isso certamente irá criar rabinhos de porco.
  10. Normalmente os rabinhos mais "constantes" são devido ao velcro em contato com a peça.
  11. Caso necessário, especialmente em interfaces para polimento, corte uma pequena área ao redor da interface deixando a lixa solta nessa área, tendo uma pequena sobra de lixa para fora (caso sua interface não possua tal ajuste. Nas que vendo eu ajusto sempre esse ponto, antes de enviá-las.).
Limpeza é o fato determinante para resolver a maioria dos problemas de marcas inapropriadas durante o lixamento hookit, roto orbital.

Vale lembrar que isso pode ocorrer até mesmo com boinas de polimento e politrizes roto orbitais!

E agora, está toda marcada a peça, como resolver?

Normalmente identificando e corrigindo a causa, basta refazer o lixamento com a mesma granatura de lixa utilizada anteriormente. Todavia, quanto mais fina for a lixa, maior o risco de ser necessário lixar antes com um lixa levemente mais grossa. Isso se agrava no cenário do polimento automotivo, aonde, na maioria dos casos, os riscos dos cabelinhos de anjo são mais fortes do que os da maioria das lixas mais finas de polimento e espelhamento de pintura.

Portanto: Evite polir e lixar em ambientes com excesso de poeira voando, tome sempre o máximo de cuidado possível com a limpeza, tanto da peça que está polindo quanto do ambiente e local aonde você deixa seus acessórios especialmente o apoio da lixadeira,

Vai parar um pouco?

Deixe a lixadeira apoiada sempre com a base (disco de lixamento) apoiado para baixo, ou, tape a lixa ou boina com um pano caso deixe-a de cabeça para cima ou de lado.

Acessório importante! Interfaces e Redutores de Impacto:


Abraços e até o próximo!

Gostou do artigo? Compartilhe, se inscreva no canal, deixe seu comentário com dúvidas, críticas e sugestões.

Obrigado e até o próximo!

Precisa de produtos de polimento de qualidade? Compre comigo! Suporte técnico completo para hobistas e profissionais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário