terça-feira, 7 de abril de 2020

Na Garagem #15: As etapas essenciais para regular corretamente a pistola de pintura para pintar com qualquer tinta, verniz e fundo.

Salve galera, tudo bem?

Recebo muitas dúvidas sobre a regulagem da pistola de pintura e problemas frequentes da falta de regulagem correta durante a pintura.

O primeiro passo é saber que o compressor tem função fundamental durante o processo de pintura, pois é ele que supre a pistola de pintura, fornecendo ar para a correta funcionalidade da pistola.

O que acontece quando o compressor tem litragem muito pequena para a pistola de pintura incompatível?

Ele irá funcionar praticamente o tempo todo e poderá faltar pressão e ar durante a pintura.

Qual o impacto disso durante a pintura?

Problema de atomização: O jato de tinta não será formado corretamente, tornando a pintura irregular, granulada e com falhas de cobertura.

Após o compressor, é necessário o filtro de ar e regulador de pressão, que tem a seguinte função durante a pintura:

1. Tirar do ar a umidade e impurezas, incluindo resquícios de óleo do ar.
2. Regular a pressão para a pistola de pintura.

A falta do filtro de ar e regulador de pressão trará contaminação ao ar consumido pela pistola de pintura, causando vários problemas na pintura. Esses problemas em sua grande maioria são irreversíveis e irão necessitar de repintura.

A incorreta pressão para a pistola de pintura irá causar falhas de funcionamento diversas da pistola de pintura durante os trabalhos.

À partir daí, entramos no ponto da viscosidade do produto que estamos usando.

Quanto mais viscoso, normalmente maior será a pressão e mais aberta será a vazão de fluído, pois:

1. A pressão servirá para fazer com que o ar tenha força suficiente para "empurrar" o produto usado, atomizando corretamente o leque, deixando-o homogêneo.
2. A vazão de fluído fará com que passe mais produto pela agulha, capa de ar, fazendo com que o leque fique com uma espessura mínima para fazer a cobertura da peça que você está pintando.

Materiais mais finos, tais como tintas poliéster e vernizes, exigem menor pressão e menor vazão para ter uma correta cobertura.

E o bico, mais fino ou mais grosso?

O bico da pistola de pintura serve para aplicar uma camada mais grossa ou mais fina de tinta, verniz ou fundo. Vale ressaltar que a mudança do bico impacta no consumo de ar da pistola de pintura. Quanto maior, maior o consumo, e vice-versa.

Vamos agora ao leque:

O leque tem por função mudar o formato do jato, de modo que ele seja menor ou maior, mais fechado ou mais aberto, para dar precisão à cobertura da peça que está sendo pintada.

Quanto maior o leque, maior a vazão de fluído, normalmente a pressão deverá ser ligeiramente aumentada, à fim de ter um jato consistente e bem regulado para fazer a pintura.

Utilizamos o leque aberto para fazer a pintura geral, de áreas grandes da peça.

Utilizamos o leque fechado para fazer contornos e detalhes e a pintura de pequenas peças.

A regulagem do leque durante a pintura ajuda na economia de material e melhora o acabamento da peça.

Aonde regular a pistola de pintura antes de pintar?

Tenha sempre um papel de mascaramento preso em algum local de fácil acesso para fazer todos os ajustes da pistola antes de pintar.

Evite regular a pistola na peça durante a pintura, salvo se você já for experiente e conhecer bem seu equipamento e produto que está usando durante a pintura.

Eu raramente regulo a pistola diretamente na peça, pois não tenho confiança suficiente e não sou pintor profissional.

Exemplos:

1. Regulagem de pressão no regulador de pressão:

Nota: A regulagem de pressão deve ser sempre feita com a pistola de pintura com o gatilho pressionado liberando a passagem de ar (primeiro estágio do pino).

2. Regulagem de leque, vazão de fluído e atomização:






Cuidado com verniz! O verniz escorre facilmente se não aplicado da maneira correta.

Veja que o jato deve ser sempre uniforme, sem escorrer! Caso escorra no papel, certamente irá escorrer durante a pintura. 

Existem dois mecanismos simples para evitar escorridos:

1. Diminuição da vazão de tinta.
2. Avançar mais rapidamente com a pistola de pintura quando estiver pintando.

Os dois mecanismos acima valem para o fato de não alterar o tamanho do leque e nem a pressão da pistola de pintura.

Abaixo, o exemplo de uma regulagem errada da pistola de pintura para utilização:



É possível notar no vídeo que o spray não está uniforme, ou seja, a atomização não está correta, tendo em vista que o preenchimento está com falhas e existem bolinhas maiores se depositando na área que está sendo pintada.

Em paralelo, a aplicação carregada do verniz escorre.

Quando a cobertura não está sendo feita corretamente, a tendência é de aumentar o tempo da passada e carregar mais a área que estamos pintando, ocasionando também o escorrido na pintura.


Seguindo esses passos, certamente você irá identificar facilmente aonde está o problema quando sua pistola de pintura não funciona corretamente ou quando sua pintura não está saindo como desejado.

Quer saber mais?

Assista os vídeos e veja o material relacionado abaixo, com muitos detalhes sobre tudo isso que abordei de modo resumido neste artigo.

Filtro de ar e regulador de pressão.


Como escolher compressor de ar e pistola de pintura?




Como pintar corretamente com pistola de pintura? Exemplo 100% prático:

https://www.youtube.com/watch?v=-Iz3GFLoDZE

Qual compressor usar para pintar um carro inteiro?


61 Dicas sobre pintura automotiva:


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Obrigado e até o próximo!

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