segunda-feira, 23 de julho de 2018

Na Garagem: Pintura com aspecto áspero, sem brilho, opaca, sem reflexo, pintura descascada. Dá para resolver com polimento?

Galera, peguei um trabalho para fazer que vale a pena um post por aqui.

Trata-se de um carro com repintura de teto e capô, aonde a pintura ficou com aspecto completamente poroso, opaco e sem reflexo.

Como deve ter ocorrido o problema?





Possivelmente uso inapropriado da pistola de pintura, diluente errado, verniz de baixa ou má qualidade são os 3 fatos principais para o ocorrido, que podem ou não ter acontecido em conjunto mas, vamos ao que interessa.

O capô e o teto foram pintados da mesma maneira, ao mesmo tempo.

Capô: Destacamento de verniz.

Pelo destacamento vemos que o verniz está opaco, sem brilho, em aspecto semi-brilho.

Espessura da camada de verniz aplicada sobre a tinta: 40 mícrons.


O destacamento pode estar ocorrendo por N motivos, porém, analisando o carro e o aspecto das peças temos basicamente os pontos abaixo como causadores isolados ou em conjunto para o defeito de destacamento:

- Preparação errada da peça para pintura levando em conta todos os passos de lixamento e preparação da superfície para ancorar bem a tinta ou verniz.

- Verniz de má qualidade aliado à temperatura elevada da peça durante o uso do veículo.

Teto: Aspecto sem reflexo e com baixo brilho.

Já no teto, não temos uma temperatura tão elevada e variações bruscas de temperatura incluíndo choque térmico constante, portanto, o verniz não está destacando da peça.

Podemos aqui adotar um lixamento leve à fim de melhorar o aspecto de reflexo da peça e abrir brilho com polimento padrão.

A peça chave aqui é o fato de trabalhar em algo já comprometido, tomando cuidado com o lixamento, lixando sempre com a lixa mais fina que puder evitando desgaste excessivo do verniz e o aparecimento de possíveis defeitos do processo de repintura, os quais podem ficar muito mais aparentes após o polimento, tais como pés de galinha, mapeamento de massa, riscos de lixa e etc.

Tenha sempre bom senso ao tentar solucionar problemas de pintura com polimento, especialmente se envolver repintura de terceiros como é o caso deste trabalho.

O que pode ocorrer após o lixamento?

Pode não abrir brilho, ficarem pés de galinha na pintura e até mesmo aparecimento de menchas e verniz queimado, tendo em vista que nunca sabemos qual a espessura de verniz que podemos lixar em uma repintura.

A primeira etapa foi fazer um lixamento "agressivo", usando a politriz rotativa em conjunto com a lixa P3000.

Os cantinhos foram feitos manualmente com taco para lixa fita P3000.

Após o processo de lixamento na máquina, obtivemos o seguinte resultado:




O lixamento foi feito seguindo todas as recomendações que passo em meus vídeos sobre lixamento em polimento usando politriz e roto orbital, poranto, basta ver no meu canal no Youtube os vídeos relacionados ao lixamento trizact.

A primeira fase do polimento foi feita em cima do lixamento inicial somente com a máquina, usando boina de espuma média e líquido polidor de refino e lustro, 2 em 1.

Todavida, devido à indulação natural da chapa e lixamento com a máquina, ficaram pequenas áreas que necessitaram de mais lixamento, não dando um bom acabamento após o lixamento (mesmo que com muitas passadas) com a máquina.



Resolvi então forçar mais o lixamento, porém agora com taco e lixa manual, na configuração 3000.

Resultado do lixamento:


Antes de lixar novamente manualmente, assim como no teste de lixamento P3000 que fiz antes de lixar a peça toda, fiz um teste taqueando e polindo uma pequena área para ver se ainda conseguiria melhorar o aspecto de reflexo e brilho dessa repintura, o resultado foi positivo.

À partir daí lixei o teto novamente e o resultado do lixamento é o seguinte:




Depois de lixado, fiz o polimento usando polidor de refino e a mesma boina de espuma de refino para dar o acabamento e remover as marcas de lixa agora 3000.

O resultado agora foi satisfatório e condizente com o de uma boa pintura:



E o capô?

No capô fiz o polimento com polidor de corte e boina de lã, passando longe das áreas de destacamento de verniz e depois usei o lustrador com boina de espuma super macia, para amenizar pequenos riscos e manchas. Feito isso, proteção com cera líquida ou pasta, sem excesso de pressão na hora de remover a cera para previnir mais destacamento.

Em breve estarei trabalhando na pintura do capô e possivelmente do teto, para sanar os problemas.

Dá para aplicar verniz quando ele está descascando?

Não dá para lixar o carro e aplicar verniz. Apesar de ser uma das técnicas de retoque, não devemos fazer esse processo pois com o tempo irão aparecer as manchas e marcas da aplicação de verniz sobre tinta ou verniz lixando. A camada de verniz não tem aderência suficiente para ser algo durável e de qualidade quando aplicada sobre um lixamento fino de ativação de verniz (P1200 por exemplo), favorecendo muito o destacamento.

A expectativa do cliente, que diga-se de passagem é meu amigo, era de melhorar o aspecto do teto, tendo em vista que o restante do carro está muito bem conservado de pintura, necessitando somente de remoção de pequenos hologramas e teias de aranha.

Portanto atuei no foco da necessidade dele.

Qual é a peça chave?

Alertar o cliente sobre os riscos de fazer a correção bem como os próximos passos caso dê algo errado.

Ter bom senso de não querer resolver tudo ou não querer deixar qualquer defeito de repintura em estado de novo pois o risco é sempre alto.

O bom senso aí entra na etapa do lixamento e polimento dessas áreas, visando usar uma lixa fina o suficiente para melhorar o aspecto da pintura, sem querer deixa-la como uma repintura em padrão original.

Normalmente quando pegamos repinturas assim o processo de preparação para receber a pintura foi errado, o que favorece sempre o aparecimento de defeitos antes e após o polimento.

Como lixar com politriz e lixas trizact?
https://www.youtube.com/watch?v=p7c18teb5_E

Como lixar com fita de lixa trizact p3000?
https://www.youtube.com/watch?v=F6_9Vsl0oUg

Como lixar a pintura na mão?
https://www.youtube.com/watch?v=LsMHUkaj71o

Como polir com boinas de espuma após lixamento p3000 e 3000?
https://www.youtube.com/watch?v=tqHS2a1SwI8

Demonstração de polimento completo de corte, refino e lustro usando boinas CCS 6 polegadas.
https://www.youtube.com/watch?v=Sf1Av3nmm9E

Apresentação do medidor de espessura usado no serviço.
https://www.youtube.com/watch?v=tXEGqFiVr7M

Como usar e para que servem medidores de espessura?
https://www.youtube.com/watch?v=W3nmmIlP490

Curso de espelhamento de pintura.
http://rodrigogsi.blogspot.com.br/2017/04/curso-gratis-de-polimento.html

Curso de polimento automotivo.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLOBwobDiU6xPMN50qkhEEaF5flCaNxWO3

Como aparecem e quando ocorrem os defeitos de repintura?

https://www.youtube.com/watch?v=lxmM_Lglcck
https://www.youtube.com/watch?v=HkHxbGs94JE
http://rodrigogsi.blogspot.com/2016/05/techlab-esse-defeito-sai-no-polimento.html









Setup:

Lixamento Trizact P3000 na Rotativa, 3000 manual.

Polimento com Politriz Rotativa e Boinas CCS 5 polegadas.

Kit Nanopolisher.

Polidores NSWAX.

Liquid ICE Step 2 Norton.

Cera Spray Norton Liquid ICE (limpeza e inspeção).

Cera Fusso Coat (Carros Claros).

Cera Paste WAX Carnaúba Neutra Norton nas áreas pintadas em preto fosco.

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