sábado, 2 de junho de 2018

Avaliação (Review): Soft99 Fusso Coat: É boa? Como usar? Dicas e muito mais!

Olá pessoal, tudo bem?

Uma das maiores dúvidas do pessoal que acompanha meu trabalho de polimento e detalhamento automotivo é o uso das ceras.

Dentre todas as dúvidas de diferenças de tipo, aplicação e etc, uma das mais abordadas é a durabilidade!

Muitos de vocês tem me procurado com dúvidas referentes ao grau de proteção e durabilidade da cera na pintura do veículo.

O que tenho à dizer é que isso varia muito de acordo com a lavagem e manutenção do carro antes e depois da aplicação da cera:

1. Antes: Lavagem e descontaminação com caly bar ou descontaminante quimico após a lavagem são os passos minimos para aplicar a cera no veículo e ter a durabilidade e efeito (da cera aplicada) desejado e em sua totalidade.

2. Depois: Lavagem e descontaminação com produtos apropriados, evitando uso de produtos muito agressivos e com pH não neutro. Evite ao máximo o processo de lavagem com produtos quimicos inapropriados e / ou muito fortes, tendo em vista que eles irão comprometer a camada de cera aplicada na pintura.

OK, mas, eu quero saber uma boa cera focada em durabilidade e repelência.

Aí entramos nos produtos Fusso da Soft99.

Hoje não trabalho muito com vitrificação de pintura, ainda não escolhi uma boa marca tão quanto não pesquisei a fundo qual produto e qual grau de proteção desejo atingir com serviços de vitrificação de pintura.

Porém, com as ceras e selantes o processo é diferente.

Tenho basicamente 3 tipos cenários de uso de ceras e selantes:

1. Cleanner (Limpadora): Busco um grau de limpeza na pintura do veículo, deixando com tato mais liso e removendo manchas, pequenos riscos e oxidação leve na pintura.

2. Neutras focadas em proteção: Proteção de média duração utilizando ceras sem micro abrasivos, focadas em proteção e manutenção de brilho. Normalmente carnaúba simples em pasta.

3. Proteção de longa duração:
Proteção de pintura com média e longa duração. Normalmente mais de 6 meses quando aplicadas sobre a pintura.

Além das 3, temos também as ceras de manutenção de brilho, as famosas Quick Detailers, as quais usamos quando já temos alguma das ceras acima aplicadas, focando em limpeza e otimização da vida útil da cera ou selante aplicado anteriormente, sem comprometer a camada de cera aplicada na pintura.

Vamos focar então no ponto durabilidade!

Todos sabem que tenho investido nos produtos da Soft99 nos meus últimos trabalhos e reviews.

Dessa vez trago novamente um produto Soft99 para trabalhar especialmente no quesito proteção e repelência.

Tratamos aqui da Cera Fusso.

Essa cera possuí duas configurações, uma para caros claros, tais como brancos e prata, outra para carros escuros, como vermelho e preto.

Ambas possuem o mesmo foco e a mesma configuração, diferentemente das ceras Soft99 White (cera limpadora) e Soft99 Black (cera neutra), que se cruzam no ponto durabilidade e repelência, pois tem o mesmo resultado final em termos de durabilidade e repelência.

Voltando à Fusso: Por que escolher a cera Soft99 Fusso?

Os produtos Fusso tem a tecnologia do uso do Flúor como agente de proteção. Esse componente traz alto grau de repelência a água sobre a pintura e alto grau de proteção, deixando a pintura limpa por mais tempo e facilitando na lavagem do carro.

Uma das necessidades dos meus clientes é o fato da proteção duradoura e repelência acima da média, para atender à esses requisitos, resolvi experimentar a Fusso.

Consistência: Trata-se de uma cera com consistência sem rígida, ou seja, ela é mais dura do que as carnaúba em pasta neutras tais como NSWAX, Black Wax, Authentic e etc. Isso se traduz em maior cuidado durante a aplicação.

Aplicação: Cera que, ao meu ver, deve ser aplicada com maior cuidado pois seca mais rápido e é mais dura para reitirada. O tempo recomendado varia entre 5 e 10 minutos de cura. Recomendo aplicar peça à peça e ficar atento ao tempo de secagem enquanto está aplicando, evitando excesso de cera e aplicando um filme fino e uniforme na pintura.

Ao curar para remoção ela normalmente ficará com aspecto esbranquiçado e normalmente irá soltar pó na remoção, não tanto quanto a White Wax e demais ceras limpadoras, porém é normal soltar um pouquinho de pó.

Aroma: Na lata o aroma de solvente é o mais forte perante as demais que tenho utilizado, portanto, recomendo aplicação em local ventilado e com mascara comum. Aproveitando o gancho, sempre com luvas para aplicar e remover. Após o uso o cheiro é agradável e não incomoda.

Tempo de Maturação (tempo necessário para que a cera tenha 100% de suas propriedades e características funcionais atingida na pintura após aplicação): Cerca de 12hrs. Recomendo aplicar a noite e deixar o carro em repouso em garagem coberta até o outro dia para ter a cera completamente curada para uso do veículo.

Mascaramento de riscos: Mascara levemente os riscos da pintura.

Profundidade e Brilho: Para minha surpresa, nitidamente consegui ver a diferença do aspecto de reflexo e brilho quando testei a cera no capô preto de testes. Embora não seja uma cera focada em mascaramento de riscos e profundidade de brilho, essa característica me chamou muito atenção pois o resultado foi muito legal. Deixou um brilho molhado por um longo período de tempo, não perdendo essa característica conforme passaram-se os dias e houve ação do tempo.

Repelência: Essa é a maior característica dessa cera perante as concorrentes. A repelência à água é fenomenal, algo muito aquém do que as ceras e selantes que tenho utilizado oferecem. Isso significa que seu carro irá acumular menos sujeira, até mesmo as mais pesadas que grudam na pintura, e irá ser mais fácil de secar após o uso (chuva, lavagem e etc), diminuindo também o aparecimento de manchas.

Proteção: Devido à sua formulação sintética com uso do composto Flúor, sua resistência à ação do tempo é superior ao que outras ceras e selantes me entregam até o momento. Segundo informações técnicas essa proteção pode chegar à até 12 meses ou cerca de 24 lavagens.

Tenho usado essa cera em alguns trabalhos e os clientes tem me dado um bom feedback em termos de facilidade de lavagem, durabilidade de brilho após o tratamento (seja ele envolvendo polimento e correção de pintura ou somente lavagem e proteção) e repelência à água e tato.

Cera ou Selante? 

Tendo em vista que o produto certamente bate os 6 meses de durabilidade e proteção, desde que respeitado o uso de produtos e mecanismos corretos para lavagem e manutenção de brilho, essa cera pode ser chamada de selante e bate pau à pau com muitos selantes no mercado.

Cera marcada pela facilidade de uso, produto acessível tanto para uso hobby como para uso profissional, prático e com alto valor agregado ao meu ver, pelo resultado obtido quando usada.

Posso aplicar a Fusso nos faróis?

Sim.

Posso aplicar em plásticos e borrachas?
Não testei, porém não recomendo pelo fato de poder deixar manchas esbranquiçadas após a cura e remoção, especialmente em plásticos porosos.

Porém pode ser usada em qualquer superfície pintada com padrão automotivo PU (tinta PU) ou Poliéster (tinta + verniz).

Posso usar essa cera em todas as lavagens?

Pessoal, essa cera tem alta durabilidade, ou seja, não é necessário encerar em todas as lavagens. O necessário é fazer a descontaminação adequada sempre que necessário, usando a clay bar e quick detailer.

Qual cera posso usar para remover pequenas manchas e ajudar na secagem?

Ceras líquidas de carnaúba em geral, tais como Luxury Gloss, Norton Spray, etc.


Como prevenir manchas durante a aplicação (ou o famoso haze)?

Existem alguns relatos de manchas e névoa sobre a pintura após o uso da Fusso Coat. Isso pode estar relacionado à umidade e especialmente ao aplicador úmido, devido ao fato da carga mineral e do componente cloro presente da água que é distribuída em nosso país, diferente da região aonde a cera foi desenvolvida. A solução mais eficiente é usar o aplicador seco.

Outra maneira de contornar o problema é encurtar a área de aplicação e o tempo de secagem para remoção com a micro-fibra, ou seja:

1. Se você está trabalhando no capô inteiro, trabalhe em metade dele, com mais atenção. É apenas um exemplo, ok? O que quero dizer é trabalhar em áreas menores, com mais cuidado, evitando, principalmente o excesso de cera nessas áreas. O excesso de cera faz com que a camada mais grossa não seque corretamente, podendo facilmente deixar a sombra / have / mancha / névoa na pintura.

2. Espere menos tempo para tirar a cera com a microfibra. Se você está esperando 10 minutos e está tendo problemas com as manchas, espere menos tempo, reduza para 7, e assim por diante, porém nunca ache que aplicar e remover logo na sequência, na mesma peça, irá dar o efeito desejado.

**

Compre todos os produtos Soft99 na Loja Oficial Soft99 com desconto no cupom promocional RODRIGOGSI!


Nome do Cupom: RODRIGOGSI

**

Dicas:

1. Se tiver dificuldade em trabalhar com ela peça a peça, divida a peça em duas e aplique em áreas menores.
2. Não recomendo utilizar nos vidros com limpadores pois pode trazer problemas de tripidação ou embaçamento em excesso em diferenças de temperaturas bruscas da parte interna para a parte externa do carro, como qualquer cera de carnaúba em pasta.
3. Aplicação em pintura fosca: Tomar cuidado com o tempo de cura e remoção pois pode deixar a pintura marcada facilmente, comprometendo o acabamento final e deixando rastros de ceras, ou seja, será possível ver a movimentação que você fez com o aplicador sobre a pintura. Comportamento comum no uso de ceras em pintura fosca (que é naturalmente mais áspera).
4. Não possuí abrasivos, portanto não desgasta a pintura.
5. Tanto a branca quanto a preta podem ser usadas em qualquer cor, sem problemas.

Concluo o tema com a seguinte frase:

Se você busca durabilidade, resistência e repelência acima da média das outras ceras e selentas que você já usa, certamente a Fusso é uma boa opção.

Para mim caiu como uma luva pois eu consegui ter um padrão de acabamento bem distinto dos demais que tenho usado até hoje.

Certamente o valor da aplicação será levemente mais alto, porém o rendimento da cera é alto, talvez até maior do que o das ceras em pasta mais moles (como a Black, NS Paste Wax, Lincoln e etc), por ser mais econômica na hora que usamos o aplicador para pegar a cera.



Soft99 Authentic X Fusso Black




Fusso Black & White





Update 1 - 09/05/2019: Utilizando a Fusso Coat 12 meses com politriz roto orbital.

Confira no vídeo abaixo como utilizar o selante Soft99 Fusso Coat com politriz roto orbital:




Update 2 - 24/01/2020: Fazendo o processo de manutenção da Fusso Coat utilizando a Fusso Barrier:



Fusso Coat F7: Versão líquida do selante Fusso Coat.

https://rodrigogsi.blogspot.com/2019/05/soft99-fusso-coat-f7.html

**

Compre todos os produtos Soft99 na Loja Oficial Soft99 com desconto no cupom promocional RODRIGOGSI!


Nome do Cupom: RODRIGOGSI

**

É isso aí pessoal.

Muito obrigado e até o próximo!


www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527


3 comentários:

  1. Boa noite, Rodrigo. Após utilizar o produto ficou manchado só o capu. Qual o procedimento para tirar a mancha? Passo novamente a claybar e depois a fusso coar ou lavo com xampu com cera dark gloss

    ResponderExcluir
  2. Amigo, boa noite. Depois de encerar com a fusso coat, olhando o capo com o reflexo do sol, observei algumas manchas tipo um engordurado...deve ser o que voce mencionou acima... Como faço pra remover? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a reaplicação da Fusso não resolver, utilize um lustrador.

      Excluir