quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Qual rotação usar na politriz?

Esse post se aplica à politriz rotativa convencional de qualquer marca com regulagem de velocidade.

Olá pessoal.

Recebo muitos comentários e emails sobre qual rotação usar na politriz para polir carros.

Sabe o que é polimento?




Noções básicas: O que é uma politriz?




Se você não é familiarizado com o conceito, assista ao vídeo abaixo para saber os aspectos básicos do polimento automotivo de forma simples e objetiva.

Bom, vamos lá.

A minha opinião sobre a rotação é a seguinte:

Você deve encontrar um ponto de equilibrio entre como você passa a máquina sobre a peça (mais rápido, mais lentamente, em áreas maiores ou menores) e o tempo de ação do produto que voce está aplicando.

Ou seja: Não pode ser alta o suficiente para fazer com que o produto seque na peça e nem baixa o suficiente para somente espalhar o produto na peça.

Existem muitos cursos aonde o pessoal faz todas as etapas com a rotação 3.

Existem produtos que você irá usar em rotação mais alta e produtos em rotação mais baixa.

Você deve usar uma rotação confortável de forma que não aqueça a peça em excesso e não deixe a maioria dos produtos empastados na pintura.

Rotação muito baixa faz com que o polidor não funcione, bem como rotação muito elevada causa mais marcas na pintura, dependendo do produto que se usa.

A maioria dos fabricantes tem recomendações no rótulo, sobre rotação e área de trabalho do polidor.

Etapas de lustro normalmente exigem rotação baixa, consequentemente áreas de aplicação menores, pois o produto deve sempre estar lubrificando a pintura à fim de não causar teias de aranha.

Etapas de corte normalmente exigem rotação mais alta e maior abrasão, à fim de agilizar o trabalho.

Eu uso rotação sempre entre 1 e 3 pessoal, fazendo obrigatóriamente aplicação de ceras e selantes em rotação bem baixa, no máximo levemente acima da marcação 1 da politriz.

No lixamento obrigatóriamente rotação 1, salvo se você tem muita experiência com lixamento e politriz rotativa. Assim você não irá criar marcas onduladas na pintura, as quais normalmente exigem um lixamento correto para serem corrigidas. Além disso, o lixamento desgasta muito a pintura e exige um controle sobre como está lixando muito grande por parte do operador.

Com discos menores uso rotações mais baixas, para ter maior controle, com discos maiores utilizo rotações próximas à 3.

Procuro sempre trabalhar em áreas menores, por mais tempo, extendendo o número de passadas sobre a pintura, controlando bem o polimento à fim de evitar problemas com superaquecimento, hologramas e produto seco e empastado na pintura.

Tome cuidado com água: Caso utilize mecanimos de névoa de água sobre a boina e apintura para umedecer e lubrificar a área durante o polimento, faça testes e veja se o produto polidor que você está usando aceita água como mecanismo de lubrificação.

Cada produto tem sua curva de uso, a rotação pode variar de acordo com produto e marca, além de poder variar também de acordo com a temperatura ambiente. Quando o produto seca mais rápido uso rotação levemente mais baixa ou diminuo a área que estou trabalhando, à fim de ter bons resultados.

Portanto vale a dica que sempre dou em meus vídeos e posts sobre produtos de polimento e ferramentas: Reserve um tempo e uma peça ou carro para poder testar o uso dos produtos com calma em diferentes cenários, ou seja, de diferentes maneiras.

No nosso caso com polidores: Diversas combinações de boinas compatíveis e rotações.

O que são boinas compatíveis?

Se o polidor é um lustrador, boinas para lustro. E assim por diante.

www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527



vendas@rodrigogsi.com.br


Para mais detalhes confira os cursos gratuitos abaixo:

#ficaadica

Até o próximo!

Obrigado!

Tags: como polir carros, qual rotação usar em politriz, qual rotação usar para polir, politriz como usar, como usar politriz corretamente, rotação da politriz, controlar rotação da politriz, polimento automotivo dicas, dicas de polimento, espelhamento automotivo dicas, espelhamento como fazer, como usar politriz para lixar, erros comuns de polimento automotivo, como evitar erros de polimento, polidor profissional, curso online de polimento, curso de espelhamento 3m, espelhamento nswax, produtos de polimento, loja de polidor, loja de polimento, polimento curitiba, dicas de como polir sem errar, dicas de polimento automotivo para iniciantes, como iniciar na área de polimento, polidor automotivo, curso de polidor automotivo, material sobre uso de politriz, tutorial como usar politriz,

6 comentários:

  1. Boa noite, Rodrigo.
    Tenho uma politriz de 900W. Posso usar boinas de 8" pra ela sem correr o risco de forçar o motor? Só encontrei boinas de 8 no comércio, de 5" é difícil achar, então, comprei boinas de lã branca e amarela e de espuma macia preta. Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo utilizar conforme o fabricante recomenda amigo.
      As 5 você pode comprar comigo vendas@rodrigogsi.com.br.
      Obrigado!

      Excluir
  2. Bom dia Rodrigo, eu tenho uma politris roto orbital dá kers exs 220v 1200w
    Com os níveis de rpm
    1:1600
    2:2000
    3:2700
    4:3300
    5:4000
    6:4800
    Aí tipo tem pouco tempo eu conclui o curso de polimento tequinico e profissional aí mi falaram para usar a rotativa até 1400 rpm mais não falaram nada sobre a roto orbital ,aí eu queria uma dica sua , quais níveis eu devo usar para etapa de corte , refino é lustro com essa minha politris roto orbital dá kers ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo, beleza?
      http://rodrigogsi.blogspot.com/2019/07/roto-orbital-kers-8.html
      https://www.youtube.com/playlist?list=PLOBwobDiU6xNc9ax4MyuhJO3F51OQIOaX
      Falo tudo nesses cursos. Obrigado!

      Excluir
  3. Rodrigo,gostaria de saber se a politriz possui rotação suficiente para lixamento de primer fundo preparador pra pintura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessas duas séries existem vídeos sobre o tema:
      https://www.youtube.com/playlist?list=PLOBwobDiU6xPe7-gB0lEdmgG7Nq8haduv

      https://www.youtube.com/playlist?list=PLOBwobDiU6xPFTjYeK2gLK3bHGSktBuLA

      Excluir