sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Polidor Automotivo: As diferenças práticas entre o mecanismo de politriz roto orbital e politriz rotativa.

Olá pessoal, tudo bem?

Muitos tem dúvidas sobre qual politriz comprar e como elas funcionam. Já abordamos o tema do comparativo entre politriz rotativa (convencional, a mais comum de se encontrar no mercado de ferramentas) e a politriz roto orbital. Para quem ainda não viu os vídeos, conheça-os clicando aqui.

E qual o motivo do post de hoje?

Mostrar o funcionamento e acabamento de ambas as máquinas em um mesmo cenário de uso com os mesmos produtos, visando esclarecer a diferença prática do uso de uma politriz roto orbital e uma politriz rotativa, dentro da mesma finalidade (etapa de refino).

Polimento com Politriz Profissional Rotativa (convencional, angular).




Polimento com Politriz Profissional Roto Orbital (DA - dual action e afins).




Qual é a dica?

Tenha em mente que trabalhar o polimento com a roto orbital é sempre mais lento, deve ser feito em áreas menores e normalmente para atingir o mesmo padrão de remoção de defeitos que uma politriz rotativa atinge com determinado produto e boina (poder de corte), devemos utilizar um produto e / ou boina mais agressiva do que utilizaríamos na politriz rotativa.

Tendo sempre essa informação em mente, conseguiremos trabalhar melhor com as máquinas e saber aonde cada uma se encaixa melhor em nosso dia a dia de atividades.

Um abraço e até a próxima!

www.rodrigogsi.com.br

8 comentários:

  1. Oi, Rodrigo.
    Acabei de comprar essa Kers 21. Até agora só destruí boina e literalmente torrei produto. Quais boinas vc me recomenda pra essa órbita de 21mm? A faixa de opm de trabalho - Existe uma equivalente à 600-2200 rpm da rotativa? Meu objetivo é continuar cortando e refinando com a rotativa e usar a orbital só a partir do lustro, mas mesmo assim quero conhecer a máquina a fundo, como conheço minha Hitachi (rotativa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo! Quais boinas você tá usando? Elas estão descolando ou rasgando a espuma?

      Excluir
    2. São as Constant Pressure da Lake Country. Tentei usar na velocidade 2 e mesmo assim a parte azul (onde fica o velcro) esfarelou. Testei uma de microfibra da própria Kers. Ela secava 100% após praticamente uma passada. Também rasgou. E não passei da velocidade 3. Agora comprei uma preta Flat 6" da LC também. Como pretendo seguir cortando com a rotativa Hitachi, pra essa boina, com a Kers 21 e produtos Valp e Menzerna, qual a faixa de velocidades de trabalho? Quais dicas mais você me dá sobre essa máquina?

      Excluir
    3. Mateus, eu recomendo que não use as constant pressure com a roto orbital, elas não fazem diferença alguma na roto. Eu to recebendo durante o mês de dezembro boinas de espuma para elas, se quiser, entre em contato comigo mais pra frente. Ainda não tive problemas de descolamento e esfarelamento. As de micro fibra to usando somente para remoção de cera. Com relação as velocidades, recomendo que assista meu curso online de polimento com roto orbital e adeque o passo à passo à seus produtos de polimento. Abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir