sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Como Fazer Recuperação de Para-choque e Retoque de Pintura Automotiva Passo à Passo (Vídeo Aulas): 4. Uso da Pistola de Pintura para o Retoque da Peça com Tinta PU (Branco)

Olá pessoal, tudo bem?

Dando continuidade à nossa nova série que trata do tema "Retoque de Pintura Automotiva", hoje iremos abordar o assunto "como fazer o retoque da pintura e aplicar a técnica de alongamento utilizando uma pistola de pintura para retoque localizado".

O que é importante nesta etapa?

  • Boa iluminação.
  • Não aplicar tinta em excesso.
  • Executar bem o alongamento da pintura.
  • Não dar mais do que 3 demãos, o que é suficiente para um acabamento e polimento.
  • Acertar bem a tonalidade de cor da tinta utilizada.
  • Emparelhar bem o tom da área que foi aplicado o fundo.
  • Tomar muito cuidado com o thinner para retoque (mata retoque), para que não escorra.
  • Conhecer os princípios básicos de uso da pistola de pintura para retoques localizados.
No vídeo abaixo você verá todos os detalhes do processo de retoque de pintura, bem como um apanhado geral sobre a diferença entre retocar uma pintura com tinta PU ou com tinta poliéster e verniz PU.

Via de regra, retocar com tinta PU é mais complicado do que se utilizarmos a tinta poliéster e verniz, pelo fato de que temos somente uma área para alongamento e a chance de deixarmos alguma pequena marca é maior. O verniz, por ser completamente transparente, nos dá uma gama maior para acerto de tonalidade e acabamento no processo do alongamento e do retoque.

Nota: Não sou profissional, está é apenas uma visão pessoal sobre todo o processo.



Rodrigo, qual a pistola de pintura adequada para um retoque?

Via de regra, podemos fazer o retoque com qualquer pistola com qualquer diâmetro de bico e capa de ar, porém, devido ao fato da precisão de leque e vazão de uma pistola com bico e capa de ar menores, optamos pela que tiver menor diâmetro de bico. No meu caso utilizarei a pistola com bico 0.8mm, porém uma com bico 1.0 dará o mesmo efeito.

Rodrigo, ficaram respingos de tinta (overspray) pelo carro, como faço para remover?

Clay bar!



Seguindo todo o passo a passo mostrado nos vídeos você deverá ser capaz de efetuar um retoque na pintura sem deixar marcas.

No próximo vídeo iremos tratar o tema do polimento técnico em áreas de retoque.

Um abraço e até a próxima!

Obrigado.

www.rodrigogsi.com.br


Palavras-chave: recuperar para-choque, como soldar para-choque, como recuperar para-choque trincado, como recuperar para-choque quebrado, para-choque trincado tem conserto?, como consertar para-choques, restauração de para-choques, recuperação de para-choque, retoque de para-choque, tirar risco de para-choque, como restaurar para-choque trincado, como fazer retoque de pintura, como retocar pintura automotiva, o que precisa para retocar um carro, retoque de pintura como se faz, como fazer retoque de pintura sem deixar manchas, como retocar sem manchar, como retocar carros, como retocar uma pintura, como retocar para-choque arranhado, como retocar para-choque esfolado, como se faz retoque sem degrau, como retocar pintura branca, branco sólido como retocar, carro brando dá retoque, como fazer retoque de pintura perfeito, alongamento de tinta, técnica de alongamento de tinta, lastro de tinta, como polir retoque, como fazer retoque sem deixar rastros, como se retoca um carro, como se retoca uma pintura, curso de retoque de pintura automotiva, curso de pintor automotivo grátis, vídeo aulas de pintura com pistola, técnicas de retoque de pintura automotiva, como soldar para-choque, solda plástica, solda plásticos, como soldar plásticos, como soldar para-choque de plástico,

4 comentários:

  1. Parabéns, muito legal as informações . Showw

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE RODRIGO, COMO EU NÃO TENHO O SEU E-MAIL, ESTOU USANDO ESTE CANAL PARA TAL. NÃO SEI SE É DO SEU CONHECIMENTO ,MAS NO MERCADO LIVRE TEM UM SENHOR CHAMADO RONALDO BORGES VENDENDO UM CURSO DE MICRO PINTURA,BOM ATÉ AÍ TUDO BEM, SÓ QUE ESTES DOIS DVDs QUE ELE VENDE SÃO CÓPIAS DE VÁRIOS TUTORIAIS QUE VC POSTOU NO YOUTUBE, OS QUAIS EU ASSISTI A TODOS E ME AJUDARAM MUITO. CONTUDO ESTE SENHOR ESTÁ COMERCIALIZANDO ESTE PRODUTO POR R$ 29,90 E EU ACHO QUE VC NÃO ESTÁ CIENTE . CASO ESTEJA INTERESSADO EM MAIS INFORMAÇÕES , SEGUE O MEU E-MAIL: EFFCOMLUX@GMAIL.COM

    ATENCIOSAMENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo! Infelizmente todos nós sofremos com isso, entrei em contato contigo. Forte abraço!

      Excluir