domingo, 5 de outubro de 2014

(Vídeo Aula) Lavagem à seco: Lavagem ecológica, como funciona? Risca ou não risca a pintura? Prós e contras e como fazer.

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje é hora de abordarmos o tema Lavagem e Manutenção de Brilho na Pintura, de maneira ecologicamente correta! Muito ouve-se falar sobre o tema lavagem à seco e, dentro de alguns anos, deveremos ter cada vez mais este tipo de serviço sendo realizado e ofertado no mercado de embelezamento automotivo e tratamento de pintura.

Afinal, o que é a lavagem à seco?

É uma técnica ou conjunto de técnicas que caracterizam a limpeza do veículo sem uso excessivo de água. Sem entrar em valores, é um mecanismo que economiza entre 70 e 90% de água no processo de lavagem, porém, como qualquer outro mecanismo, tem seus prós e contras, além de necessitar de técnicas corretas para evitar a criação de riscos na pintura do veículo. A técnica vem aliada à produtos específicos para esta finalidade. Existem no mercado muitos produtos específicos, com diferentes características e diferentes meios de uso e aplicação para limpar o automóvel.

O que se ganha com isso?

Tempo: Utilizar o mecanismo de lavagem à seco é, na maioria das vezes, muito mais rápido do que se lavarmos o carro da maneira tradicional.
Custo Ambiental: A economia de água potável é o principal beneficio deste mecanismo.
Praticidade: Podemos utilizar o mecanismo até mesmo em apartamentos, aonde não possuímos espaço para lavagem tradicional.

O que não podemos tratar com lavagem à seco?

Embora muitas empresas executem o serviço de manutenção à seco em veículos com muita sujeira, não recomendamos que um veículo que possua muita sujeira grudada na carroceria seja lavado com este mecanismo. Porquê?

  • O uso inadequado de micro fibras e produtos sobre a sujeira sendo espalhados em movimentos circulares irão risca o veículo, fazendo os famosos redemoinhos na pintura.
  • Nenhum produto é eficiente à ponto de criar uma película entre a pintura e a partícula de sujeira, evitando os riscos na pintura quando estiver em atrito com a pintura no momento da limpeza.
Portanto, existem casos que a lavagem à seco não é a melhor alternativa, nem a mais segura.

O que podemos tratar com lavagem à seco?
  • Poeira em excesso sobre a pintura.
  • Pequenos pontos com sujeira grudada, utilizando descontaminação localizada.
  • Pequenas manchas ocasionadas pelo uso do veículo.
  • Na maioria dos casos, veículos já tratados previamente com boas ceras e selantes, que facilitam o desprendimento da sujeira mais agarrada na carroceria.
E agora, como fazer o processo?

Uma das maneiras está no vídeo abaixo, aonde utilizamos basicamente uma cera líquida diluída em água e micro fibras e luvas para lavagem diversas:


Agora que assistimos o vídeo, o que são mitos?
  • Lavagem à seco não faz milagre! Não adianta cair na propaganda de lavar um carro cheio de sujeira e não criar riscos, isso não existe. Até mesmo utilizando lavagem correta com técnicas de dois baldes, banho de espuma, mecanismos com alta pressão temos o risco de causar pequenos riscos pela sujeira que se desprende da carroceria.
  • O cenário ideal de uso da manutenção à seco é o da sujeira do dia a dia, em carros já protegidos com uma boa camada de cera, evitando o lavar o carro todo final de semana ou de 15 em 15 dias sem a real necessidade de uma lavagem completa.
Por fim, o que manda na lavagem à seco é o bom senso. Penso que para manutenção rotineira ela pode se aplicar muito bem em carros com pouca sujeira grudada, por outro lado, existe a necessidade de ponderar a lavagem à seco quando o carro enfrentou uma estrada de barro em períodos de chuva.

Em nosso site (www.rodrigogsi.com.br) você encontra o produto utilizado (Cera Líquida NSWAX) e demais ceras para proteção, micro fibras para o processo de lavagem à seco, Silicone em Gel 3 em 1 para acabamento em partes plásticas e por fim o Pneu Pretinho para acabamento e condicionamento dos pneus.

Espero que tenham gostado da matéria pessoal. Se gostou, não esqueça de compartilhar e deixar seu comentário!

Um abraço e até a próxima!

2 comentários:

  1. Boa tarde muito bom seus vídeos e post's, está de parabéns, estou em processo de compra de um lava rápido e seus vídeos estão me ajudando muito, sempre que eu tiver dúvidas estarei consultando, e se possível sempre q tiver novidades gostaria de recebe-as, parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir