sábado, 12 de outubro de 2013

Manutenção de Couro - Limpeza, Condicionamento e Hidratação: Como fazer? Bancos de automóveis, sapatos, estofados, bolsas, casacos.

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje estou aqui para apresentar um produto e falar um pouquinho para vocês sobre os cuidados e manutenção de artefatos em couro

Embora tenhamos a falsa ilusão de que o couro é mais fácil de manter do que outros tecidos, especialmente falando de estofados automotivos, isso não é verdade por muitos motivos, dentre eles:

- Manutenção deve ser rigorosa, à fim de preservar o couro, nutrindo a pele e dando proteção especial à ação do sol.
- Devemos sempre tomar cuidado com exposição excessiva ao sol, dando uma proteção extra com hidrantes que possuem protetor uv em sua composição.

Tomando como base que temos uma pele ao invés de um tecido, devemos ter em mente que assim como nós (ou alguns) utilizamos hidratantes e filtro solar, ainda temos a vantagem de que temos a oleosidade natural da pele, que não à deixa ficar ressecada, coisa que o couro já não possuí naturalmente, portanto cabe a nós fazer essa parte.

Não vou me prolongar muito no assunto, portanto, vamos lá!

Produto: Embelezador (Hidratante) de Couro NSWAX - 500ml.

Características básicas: 

- Cheiro natural de couro.
- Concentrado.
- Sem silicones.
- Não deixa o couro brilhante.
- Leve poder de limpeza (ou seja, exige limpeza prévia).
- Alto rendimento.

Cenário de uso: Jaqueta feminina de couro preto fosco.

Estado da peça: Embora não tenha recebido muitos cuidados, julgo estar em perfeito estado, com leve ressecamento, para o qual o produto deve trazer novamente a hidratação somente em uma aplicação.






Material utilizado:

- Água morna (mais para quente, dependendo do tamanho da espuma que utilizar para fazer a limpeza, no meu caso: Mais para quente).
- Sabão de Coco ou Detergente Neutro (caso necessário, se passar a esponja e e quando secar o pano sair sujo, pode fazer a limpeza completa, com água morna e solução de água e sabão)
- 2 Flanelas: Uma para secar e outra para lustrar e retirar excesso de produto.
- 2 Esponjas Scott Brite limpas: Uma para limpeza com água morna e outra para aplicar o hidratante, caso possua, utilize aplicadores automotivos ou espumas mais suaves, eu recomendo as mais suaves.




Procedimento de lavagem e condicionamento (abertura dos poros):

1 - Primeiro, com água morna, molhamos uma das esponjas e retiramos o excesso de água. Passamos sobre um pequeno pedaço da peça em sentido orientado e enxaguamos na sequência, procedendo assim até a limpeza completa.
2 - Enxugamos a peça. Caso o pano saia com sujeira, colocamos uma solução de água com sabão de coco ou detergente neutro e utilizamos a esponja como no passo anterior, porém com outra solução.
3 - Caso tenha executado o passo acima (2), repetir o passo 1 até remover o sabão.
4 - Secar novamente a peça.
5 - Deixar ao ar livre e na sombra para secagem completa.




Pano utilizado para secagem
Com a peça seca, partimos para a aplicação do Embelezador e Hidratante de Couro NSWAX.

1 - Com um pedaço de espuma, aplicamos pouca quantidade do produto sobre a espuma.

Furo ideal no frasco do produto


Quantidade de produto à ser aplicado

Aspecto e área de aplicação levemente brilhante

2 - Aplicamos o produto em pequenas áreas e sem excessos.
3 - Esperamos entre 5 e 10 minutos e removemos excessos, lustrando o couro com a flanela seca ou micro fibra.
4 - Se o couro estiver quebradiço ou muito ressecado, repita o processo.


Depois X Antes (respectivamente)
Depois X Antes (respectivamente) (2)
Nota: Existem outros produtos específicos para limpeza do couro antes da hidratação, porém, este mecanismo cumpre este papel em sua plenitude, talvez necessite de mais tempo e dê mais trabalho, porém é tão seguro quanto o outro método de 2 produtos.

Ao final, você terá seu artefato de couro limpo, condicionado e hidratado da maneira correta, sem agredir o couro e com produto correto, sem prejudica-lo.







Dicas: 

- Procure guarda-los em local de fácil acesso, e deixe-o exposto ao ar (à sombra) de 15 em 15 dias, para evitar bolor.

- Faça a hidratação rotineira nos meses no frio (1x ao mês ou mais, dependendo do uso), pois é nessa época que o couro sofre mais com o ressecamento.

- Evite contato prolongado com o sol e caso não seja possível evitar, procure fazer este procedimento sempre que o couro estiver muito áspero ao tato ou muito oleoso (brilhante) e em um prazo máximo de 6 em 6 meses.

- Nos carros, normalmente removemos os bancos para fazer este procedimento de maneira correta e adequada.

Esse produto rende muito! É possível fazer diversas hidratações em estofados e estofamento automotivo com esta quantidade de produto (500ml).

Não vou entrar em detalhes sobre uso de produtos não específicos e de qualidade "duvidosa" pois irei abordar o tema em postagens futuras!

Espero que tenham gostado da leitura!

Gostou do produto? Entre em contato comigo para adquiri-lo!

rodrigo_gsi@yahoo.com.br

Um abraço!

Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário