sexta-feira, 26 de junho de 2020

Demonstração de Polimento Automotivo com Boinas de Espuma: CCS, Casca de Ovo, Lisa (Flat), Polidores NSWAX, Politriz Roto Orbital 9mm e 21mm.

Olá pessoal, tudo bem?

Uma das dúvidas mais recorrentes apresentadas no canal é o uso das boinas de polimento.

Afinal, qual a diferença entre usar boinas de espuma listas, casca de ovo, hex, css e afins?

O desenho das boinas pode ajudar ou atrapalhar no momento do polimento. 

Vou pegar como exemplo dois padrões distintos de boinas de espuma que podem ser comparados facilmente:

  1. Caixa de Ovo: Essas boinas são o padrão ondulado, semelhante à uma caixa de ovos quando vista. Muitas pessoas não gostam de utilizar elas pois, devido ao desenho, ela tende a ter seu peso mal distribuído e pode, em alguns casos de uso, fazer com que a politriz rotativa trepide. Note: Rotativa, pois a roto orbital irá trepidar por natureza. Esse padrão de  desenho favorece com que o produto aplicado para polir se espalhe de maneira mais prolongada, ou seja, de maneira mais gradual sobre a pintura. Isso faz com que, se bem operada, ela atue contra a secagem e encrustamento do produto prematuramente. Em paralelo, em caso de excesso de produto, ela irá fazer com que o trabalho seja mais lento. Confira abaixo o que estou falando em um exemplo:
  2. Lisa: Boinas de espuma lisas são as mais comuns no mercado e certamente as mais utilizadas. Não terão problemas com o balanceamento de peso na politriz rotativa. Todavia, essas boinas não irão espalhar e concentrar tão bem o produto durante o uso, não prolongando sua "vida útil" durante o polimento, ou seja, secando mais rapidamente e deixando uma camada mais fina de produto aplicado na peça entre a boina e a pintura. A área de contato da espuma com a peça é sempre maior. 


E na prática? ...


Abaixo, seguem os exemplos e demonstração de uso de cada um dos padrões das boinas, em um mini curso usando a politriz roto orbital com os mesmos produtos e boinas:

Demonstração de uso de boina de polimento automotivo tipo Casca de Ovo:

Cenário: Riscos de Lavagem, Riscos Diversos, Riscos Circulares Fortes.
Boina: Casca de Ovo para Corte.
Ferramenta: Roto Orbital 9mm.
Composto Polidor: NSWAX Extra Forte.
Rotação: 6.



Cenário: Pós Corte que removeu riscos pesados de lavagem e etc.
Boina: Casca de Ovo para Refino.
Ferramenta: Roto Orbital 9mm.
Composto Polidor: NSWAX Ninja 3 em 1.
Rotação: 5.

Demonstração de uso de boina de polimento automotivo tipo Flat (Lisa):

Cenário: Lixamento em Repintura com lixas 2500 e 3000.
Boina: Amarela para Corte Super Agressivo.
Ferramenta: Roto Orbital 21mm.
Nota: Este processo deve ser repedito conforme necessário pois, não é uma regra remover todos os riscos durante uma passada só.
Composto Polidor: NSWAX Extra Forte.
Rotação: 5.



Cenário: Pós Corte com Lixamento em Repintura com lixas 2500 e 3000.
Boina: Flat para Refino
Ferramenta: Roto Orbital 21mm.
Composto Polidor: NSWAX X-Fine.
Rotação: 4.



Rotação entre 4 e 6 em todos os vídeos. Vídeos contendo o tempo de operação inalterado, sem áudio, contendo uma avaliação a mais ao final do tempo de operação.

O que eu falo sobre isso?

As boinas caixa de ovo servem para dias mais quentes, produtos que tendem a secar mais rapidamente ou para prolongar a ação do produto na peça, dentre alguns outros cenários, ela é muito legal para aplicar ceras e selantes.

As boinas lisas por terem mais contato real com a pintura no momento do polimento, fazem um trabalho relativamente mais rápido e não vão lhe incomodar com os pulos e trepidações tão facilmente, especialmente nas etapas de corte e refino, com boinas maiores que 6 polegadas.

E as CCS / HEX?

São exatamente um meio termo unindo as qualidades de ambas e diminuindo seus "defeitos", se é que dá para se colocar defeitos nelas.

Exemplo:

Note: Esse é um ponto de vista meu, refletindo a realidade do meu aprendizado e do uso de boinas de espuma no dia a dia dos meus trabalhos.

Gostou do artigo? Compartilhe, se inscreva no canal, deixe seu comentário com dúvidas, críticas e sugestões.

Obrigado e até o próximo!

Precisa de produtos de polimento de qualidade? Compre comigo! Suporte técnico completo para hobistas e profissionais!

Tags: boina,polimento,espuma,ccs,flat,lisa,casca de ovo,sinus,escolher,produtos,espelhamento,lake country,cristalização,polidor,como,usar,escolher,vantagens,desvantagens,

Nenhum comentário:

Postar um comentário