segunda-feira, 18 de novembro de 2019

[TechLab] O que fazer quando a politriz está pulando durante o polimento?

** Este artigo faz parte da seção de artigos de capacitação técnica rodrigogsi - techlab:

https://rodrigogsi.blogspot.com/p/techlab.html

Olá pessoal.

Recebi a seguinte dúvida nos vídeos de polimento automotivo disponibilizados no canal rodrigogsi:

Rodrigo, como resolver o problema da politriz trepidando ou pulando durante o polimento automotivo usando boina de espuma?

Embora seja uma questão relativamente simples, é legal explicar bem detalhadamente para que possamos aplicar essa técnica em qualquer produto, boina ou composto, independentemente do tamanho da boina e da pintura à ser polida, portanto, o artigo aplica-se à qualquer problema relacionado a politriz galopando, chicoteando e pulando durante o uso.

Por que a politriz trepida ou dá galopes durante o polimento?

Existem alguns motivos pelos quais a politriz irá chicotear, galopar, trepidar e pular durante o processo de polimento.

Os principais motivos ISOLADOS são:

1. Excesso de velocidade durante o polimento: A rotação muito elevada da politriz faz com que ela se comporte dessa maneira caso não haja controle sobre a máquina.
2. Falta de produto e lubrificação inadequada durante o polimento: A falta de lubrificação adequada, aliada a rotação mais elevada (mesmo que correta), fará com que a politriz se comporte dessa maneira.
3. Falta de controle da politriz durante o polimento: A falta de controle sobre a politriz quando está polindo fatalmente irá fazer com que ela seja imprecisa, podendo ocasionar pulos e solavancos excessivos.

As causas acima sempre irão se apresentar de maneira combinada, ou seja, a combinação dos fatores acima faz com que sua politriz pule, ocasionando dificuldade na hora de polir e problemas mais sérios durante o polimento.

Abaixo, todas as dicas para contornar o problema de trepidação da politriz!

1. Espalhe o produto em rotação baixa antes de polir nas áreas desejadas para aí então elevar a rotação.
2. Não exerça pressão (peso) excessivo durante o polimento, especialmente com boinas de espuma agressivas, super agressivas e boinas de espuma maiores que 5 polegadas.
3. Escolha o tamanho de boina adequado à área que está polindo e à rotação que deseja usar. Quanto maior a boina, maior a chance de que, no começo do polimento, ela trepide um pouco.
4. Quanto mais lubrificada estiver a boina, menos ela irá pular.
5. Alinhamento da boina sempre no centro do suporte. Qualquer alinhamento fora do eixo, poderá causar trepidação excessiva em rotação normal de polimento.
6. Com discos maiores, trabalhe do centro para a extremidade durante o polimento, inclinando a politriz em no máximo 10º. Isso facilita o polimento especialmente no teto, caso não haja uma altura adequada para polir o teto do carro.
7. Em dias muito secos e clima quente, diminua a área à ser polida de cada vez, isso ajuda a controlar melhor a máquina e produzir menos pó.
8. Quanto mais rígida a boina, maior a chance de pulos e solavancos, menor a necessidade de fazer força / peso na politriz durante o polimento.

Lembre-se que solavancos podem fazer com que acidentes ocorram, tanto com você polidor como com o carro que está polindo.

Algumas dicas a mais na hora de polir seu carro ou do seu cliente:

1. Escolha boinas e produtos que sejam fáceis de utilizar. Ex: Eu evito boinas de lã com a lã grudada diretamente no velcro por serem mais rígidas que as demais.
2. Escolha a boina que mais se adequa ao local que irá polir. Ex: Eu opto por boinas de lã para fazer corte e refino no teto da maioria dos carros, por serem muito mais tolerantes à trepidação, mais fáceis ao meu ver de usar nessas áreas. Clique aqui e veja como escolher o tamanho correto da boina usada para polir.
3. Escolha bem a rotação que mais se adapta ao produto de polimento, à boina de polimento e à temperatura ambiente durante o polimento. Clique aqui e veja todos os detalhes de como escolher a rotação durante o polimento em meu artigo sobre rotação da politriz para polir carros.

Água ajuda a lubrificar as boinas?

Ajuda e também atrapalha. Existem produtos que não são preparados para uso com água, portanto, não irão funcionar adequadamente.

A água fará, na grande maioria dos casos, a boina e o produto patinarem sobre a pintura.

Como usar a água à seu favor?

Eu recomendo o seguinte:

Aplica a água em um aplicador de espuma e, após espalhar o produto em rotação baixa, dar uma "pincelada" de água na extremidade que irá começar o processo do polimento, avaliar o resultado obtido e, caso positivo, continuar usando a técnica para facilitar o polimento.

Não recomendo aplicar água diretamente na boina mais de uma vez pois, ela irá saturar e o polimento não irá funcionar como deve.

Quer saber mais sobre o tema?

Assista todas as vídeo aulas de polimento automotivo em meu canal no Youtube!

Precisa de produtos de polimento de qualidade? Compre comigo! Suporte técnico completo para hobistas e profissionais!

Obrigado e até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário