sexta-feira, 26 de abril de 2019

Como lixar a pintura antes de polir? Guia de lixamento para espelhamento de pintura automotiva.

Olá pessoal, tudo bem?

Diante de muita polêmica sobre o tema de lixar ou não a pintura antes de polir resolvi fazer mais um artigo sobre o tema para esclarecer as seguintes dúvidas:
  1. Como lixar a pintura antes de polir?
  2. Qual lixa utilizar no lixamento na etapa de polimento técnico em repintura?
  3. Como lixar o verniz altos sólidos (PU) ou tinta PU na etapa de remover casca de laranja e pequenos defeitos?
  4. Quais as dicas para efetuar um bom lixamento?
  5. Quais riscos não saem com lixamento?
O artigo é composto por algumas dúvidas listadas logo abaixo e um vídeo que aborda o tema do lixamento manual e as questões acima.
  1. Espelhamento 3M: Lixamento como obrigatório.
  2. Espelhamento: Lixamento nivela o verniz, sendo para muitos passo que difere espelhamento de polimento / cristalização e etc.
  3. Qual lixa usar no espelhamento? Lixas mais grossas desgastam mais o verniz e trabalham mais rápido, cortam mais e são mais complicadas para polir depois, necessitando de boinas e produtos mais abrasivos, aumentando o tempo de polimento. Quanto mais fina a lixa, menor o desgaste do verniz, menor o corte, maior o tempo de lixar para nivelar, mais fácil e rápido o polimento, corte mais suave não necessitando de muita carga abrasiva na etapa de remoção das marcas de lixa.
  4. Boina de lã e produto tiram casca de laranja? Não, a casca de laranja sí é nivelada com lixamento.
  5. Lixas trizact P3000 e P5000 nivelam a pintura melhorando o aspecto da casca de laranja original de fábrica? Levemente, diferença quase imperceptível, sendo essas lixas muito finas, elas são recomendas para remoção de riscos que não saem com polimento, por lhe proporcionarem um lixamento muito mais controlado. Podem ser inclusive usadas em pinturas nas quais a medição de espessura está abaixo do limite tolerável para polimento abrasivo (abaixo de 100 mícrons).
  6. É necessário lixar uma pintura queimada antes de polir? Não! Pinturas queimadas normalmente tem boa parte de seu verniz ou tinta pu comprometidos. Devemos polir com a carga abrasiva determinada no spot test e não lixamos essa pintura, somente em caso de real necessidade e após o polimento. Vale lembrar que aqui um medidor de espessura pode lhe ajudar muito se, por exemplo, existirem pequenos riscos que necessitam de um lixamento, sendo essa uma maneira de auxiliar a sua decisão sobre lixar ou não riscos em uma pintura queimada.
  7. Lixar uma pintura original antes de polir é errado? Isso depende muito do que o cliente espera em termos de resultado. Uma pintura lixada fica mais lisa e o reflexo fica como se fosse um espelho, por isso o termo "espelhamento". Todavia o desgaste excessivo da camada de acabamento final compromete a durabilidade e resistência da pintura em médio e longo prazo, pois qualquer problema como riscos que necessitam de futuros polimentos podem não ser solucionados com polimento, necessitando de repintura. Cabe ao profissional alertar seu cliente e sempre optar pelo lixamento mais suave possível para: Remover riscos que não saíram no polimento com segurança, proporcionar o resultado adequado à expectativa do cliente alertando-o sobre o melhor a se fazer e os riscos. Normalmente trabalhamos melhor o lixamento em carros repintados, que necessitam de remoção de opacidade da pintura e casca de laranja excessiva (pintura grossa como falam por aí). 
  8. Lixar uma pintura com lixadeira roto orbital ou politriz é correto? Sim, desde que se saiba como fazer. Devemos tomar muito cuidado com quinas, especialmente as quinas vivas e nunca lixar sem isolar tais quinas, para não queimá-las. Outro ponto é o fator de lixamento uniforme: Lixar não é passar a máquina de um lado para o outro aleatoriamente. Você deve obedecer o padrão de uniformidade do lixamento, ou seja, lixar por inteiro e por igual, evitando ondulações após o polimento. Já temos vídeos mostrando o processo com politriz roto orbital e rotativa, confira.
Saiba mais detalhes sobre o lixamento em polimento e veja as lixas que temos disponíveis no mercado para facilitar a vida do polidor.



O problema não é lixar ou não, é saber se você pode fazer isso e usar a lixa correta pessoal! Não caia no papo de fabricantes que mencionam um processo como lei, polimento não é receita de bolo e não é porquê o fabricante fala para lixar com 2 ou até 3 lixas diferentes antes de fazer determinado processo de polimento com a politriz que você deve fazer. Digo ainda que, salvo repinturas, se você fizer 3 etapas de lixamento correto com lixas P1200, P1500 e P2000 você tem sérios riscos de arrancar todo o verniz da pintura que está trabalhando. Tome cuidado! Use a cabeça!

Fizemos mais um vídeo curto abordando o tema do lixamento da pintura na etapa do polimento, utilizando:
  1. Lixa à base d'água 3M P2000.
  2. 500ml de água + 10 gotas de detergente.
  3. Taco macio para lixamento em polimento.
  4. Rodinho de EVA e micro fibras.
  5. Fita crepe automotiva para isolamento de quinas.


Palavras-chave: como usar lixas de polimento, como lixar para polir, é necessário lixar toda a pintura antes de polir?, espelhamento de pintura como fazer, espelhamento etapa de lixamento, como lixar o verniz antes de polir, como lixar tinta pu antes de polir, espelhamento 3m lixamento é obrigatório?, pintura queimada posso lixar antes de polir?, vantagens das lixas P3000, vantagens das lixas P5000, vantagens das lixas trizact, como determinar qual lixa usar no polimento?, lixa fina tira casca de laranja?, qual lixa tira casca de laranja da pintura original?, lixar a pintura antes de polir é errado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário