sábado, 6 de janeiro de 2018

Montando a Garagem de Detalhamento e Pintura Automotiva #2: Montagem do Filtro de Ar para Pintura Automotiva: FA07 V8 Brasil - Dicas para evitar vazamentos, otimizar a linha de ar e evitar problemas de qualidade na pintura.

Olá pessoal.

Seguindo nossos vídeos sobre pintura, hoje vou apresentar para vocês os detalhes de como usar e montar um filtro de ar para pintura automotiva.

Esse acessório é fundamental para que você execute um trabalho de pintura com qualidade e sem transtornos, pois ele é de fundamental importância para que qualquer tinta ou produto aplicado sobre a área à ser pintada funcione corretamente e não tenha problemas devido à úmidade ou ar contaminado com excesso de óleo dos compressores.

Filtro de ar utilizado: AF07 V8 Brasil.

Conexões: 1/4.

Conexão do manômetro: 1/8.

Uma saída de ar regulada.


Vazão do registro 1/8: 350l/min.
Filtro de ar adequado para serviços de pintura automotiva com pistolas e aerografos de qualquer tipo. Compatível também com acessórios de limpeza automotiva tais como bicos aplicadores e pistolas tornadoras.

Não se aplica à equipamentos pneumáticos que exigem lubrificação com óleo.


Atentar à vazão máxima de ar de 650l/min e faixa de pressão de trabalho de 8.3 bar máxima para adequar sua linha de ar ao equipamento que irá utilizar.

Com essa vazão é possível utilizar a maioria dos equipamentos pneumáticos com grande consumo de ar.

Com esse padrão de pressão também é possível utilizar praticamente todos os equipamentos pneumáticos.

Atenção: A divisão da linha de ar impacta em readequações na linha, especialmente com a instalação de purgadores auxiliares para retirar a umidade acumulada na linha devido à sua extensão (tamanho da linha entre o filtro e o equipamento pneumático, tal como uma pistola de pintura).

Diâmetro da mangueira influência no deslocamento de ar. Mangueiras com diâmetro maior deslocam mais ar e vice-versa. Atentar à esse ponto para escolher corretamente a mangueira para usar na sua linha de ar.

Aonde comprar os acessórios para o filtro de ar? 


Lojas de panelas e artigos para fogões, lojas de conexões para gás e ar comprimido em geral. Eventualmente até mesmo em materiais de construção.

Enfrentei dificuldades para achar lojas abertas e o registro no tamanho 1/4 com uma rosca compatível com a rosca fêmea do filtro, por isso precisei usar adaptadores de 1/8 para 1/4 que, além de terem a rosca macho 1/4, teria que ser um padrão de rosca compatível com as roscas das mangueiras e engates que possuo nas minhas ferramentas.

A mangueira foi feita com engate rápido macho nas duas pontas, uma para conectar ao compressor e outra para conectar no filtro. O diâmetro da mangueira foi também alterado: Na loja de compressores (diga-se de passagem uma das únicas abertas nessa época) só encontrei pinos com espiga para mangueira 5/16 com rosca macho 1/4 para uso dos pinos de engate rápido.

Valor gasto na linha de ar completa: Aproximadamente 90,00, incluindo aí um engate rápido e 5 metros de mangueira 5/16.

O valor de cada pino de engate rápido gira em torno de 2 reais, o espigão também, mangueira em torno de 4 reais o metro e o engate rápido 15,00. Os conversosres de rosca algo entre 5 e 10, o registro varia bastante, eu peguei o modelo mais em conta que foi cerca de 6 reais, porém não sei se será usado na linha de ar para pintura geral, por ser 1/8. Talves seja necessário usar o 1/4 ou maior pela necessidade de vazão de ar, aí vou trocar as conexões que usar o que tenho na linha do aerografo, pois como dito não consegui outro ainda.

Torno a dizer: Sempre que for montar sua linha de ar, leve o filtro na loja pois, mesmo que a medida de rosca seja igual, talvez ela não encaixe perfeitamente no seu equipamento.

O mesmo pode valer para os pinos dos engates rápidos, porém com esses ainda não tive problemas de incompatibilidade, tendo em vista que mesmo que os pinos sejam diferentes eles se encaixaram perfeitamente nos dois tipos de engate rápido que tenho.

 

Filtro de ar simples e robusto, só tomem cuidado na hora da montagem da sua linha de ar para não ter incompatibilidade de conexões e dificuldades para encontrar as peças para montar a linha.

Isso me tomou tempo, nessa época festiva tive que ir 3 vezes atrás das conexões em 2 lojas diferentes.

Foto de algumas conexões básicas:




Quer saber mais sobre linha de ar, mangueiras e conexões? 


Clique aqui e veja as aulas já disponíveis gratuitamente no meu canal do YouTube.

É isso aí galera. Espero que tenham curtido. Em breve os vídeos de pintura no canal.

Se você gostaria de ver mais detalhes sobre o tema da montagem e manutenção de linha de ar, poste comentários com suas dúvidas aqui no blog pois irei trabalhar em novos materiais sobre o tema.

Obrigado!


www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527


vendas@rodrigogsi.com.br


Tags: como instalar filtro de ar para pintura, filtro de ar para pintura automotiva, filtro de ar para funilaria, filtro de ar para funilaria e pintura, conexões para filtro de ar, filtro de ar v8 brasil, filtro de ar e regulador de pressão, como instalar filtro de ar e regulador de pressão, como usar filtro de ar e regulador de pressão, como evitar vazamento de ar, como dar manutenção em filtro de ar, filtro de ar e regulador de pressão para pistola de pintura, ferramentas para pintura, equipamentos necessários para pintura automotiva, pintura automotiva faça você mesmo, fazendo pintura automotiva em casa, montando uma oficina de funilaria e pintura, garagem para detalhamento automotivo, dicas para começar com pintura automotiva, dicas para montar seu lavacar, ferramentas para lavacar, pintura automotiva em curitiba, v8 brasil fa07, equipamentos para pintura v8 brasil, funilaria e pintura v8 brasil, o que é necessário para montar uma oficina de pequenos trabalhos de pintura automotiva, vlog rodrigogsi oficina,

Um comentário: