quarta-feira, 20 de julho de 2016

Como usar catalisador corretamente: Como medir, fazer divisões, misturar e usar. Como se usa catalisador em tintas vernizes e fundos.

Como diluir e catalisar tintas, vernizes, primers, fundos, wash primer, pfv e etc.

Olá pessoal, tudo bem?

Como catalizar corretamente?
Como faço para misturar catalisador ao verniz, tinta, fundo e afins?

Muitos produtos da área de funilaria e pintura necessitam da adição de catalisador para funcionarem corretamente.

Produtos que precisam de catalisador incluem:


  • Tinta PU
  • Verniz PU
  • Preto Fosco Vinilico ou PFV
  • Primer PU ou Fundo PU
  • Wash Primer


Linha PU, HS, Médios Sólidos e Altos Sólidos normalmente irão possuir algum produto para catalise.

Como fazer para catalisar os produtos de funilaria e pintura corretamente evitando problemas?

A primeira regra é: A adição de catalisador é feita antes do diluente, obrigatoriamente.

A segunda regra é: Siga à risca a recomendação do fabricante presente na lata, ou seja, a proporção recomendada pelo fabricante.

Alguns fabricantes tem, para determinada linha, diferentes tipos de catalisador que devem ser adicionadas em diferentes proporções. Portanto, leia atentamente a informação de uso do catalisador que você comprou em conjunto com a tinta, verniz ou fundo, visando identificar corretamente qual e a proporção de mistura de catalisador que você deve utilizar.

Normalmente vocè irá se deparar com a seguinte informação:

"Misture X partes de produto para W partes de catalisador".

Como fazer essa divisão?

Simples!

1. Atribua qual é a sua PARTE, ou seja, quantos ML identificam 1 PARTE para você. Exemplo:

1 parte para mim significa 50ML. Isso pode ser uma colher de sopa, um potinho qualquer cheio e etc. Atribua o que é 1 PARTE em sua medição no uso de determinado produto.

Note que você deve ter uma certa precisão nessa etapa portanto, caso use meio pote de algo, demarque bem esse "meio".

2. Atribuindo o parâmetro "UMA PARTE", temos então:

"Misture X partes..."

Vamos atribuir a X o valor de 2, logo:

"Misture 2 partes..."

Se, para este exemplo, atribui que uma parte corresponde à 50ML, teremos 2 partes de 50ML totalizando 100ML.

3. Atribuindo a quantidade de catalisador à 2 partes que são 100ML, temos então:

"...de produto para W partes de catalisador"

Vamos atribuir que W significa "1 parte" de catalisador, portanto se 1 parte equivale a 50ml, teremos então 50ml de catalisador sendo misturados à 100ml de produto, que pode ser a tinta, o verniz, o wash primer ou qualquer outro produto que necessite de catalisador para ser usado.

Temos então uma mistura final de 150ml para ser usada e aplicada no tempo adequado recomendado pelo fabricante e presente no rótulo do produto.

E se eu precisar diluir?

Normalmente a diluição será em porcentagem:

"Diluir com até Y% de Diluente TAL"

Como fazer a diluição?

Se temos 150ml, isso significa que podemos adicionar até Y% de diluente para uso.

4. Vamos atribuir que nosso valor Y é 30. Logo:

"Diluir com até 30% de diluente TAL"

Se em nossa mistura temos 150ml, 30% de 150ml equivalem à 45ml.

Chegamos então ao valor de catalisador e diluente para nosso produto aleatório, lembrando que os valores em partes X, W e Y estão presentes na lata e variam de acordo com o produto.

Seguindo essa regra você irá conseguir catalisar corretamente qualquer produto. A regra se aplica também para massa poliéster e massa plástica.

Dica: Misture bem o catalisador ao produto por até 2 minutos antes de usar. Deixe a mistura final (produto + catalisador + diluente) em repouso entre 5 e 10 minutos antes de aplicar para evitar fervura.

Dúvidas:

1. O que é PU?

PU = Poliuretano.

2. O que é HS?

Hard Solids = Altos Sólidos = PU = Poliuretano.

3. O que é Médios Sólidos?

Produtos que possuem catalisador porém não tem a mesma resistência da linha PU convencional, normalmente a proporção de catalisador que deve ser adicionada ao produto é menor.

4. O que acontece se eu usar o produto sem o catalisador?

Ele não irá secar e não tera resistência ao tempo. No caso de bases como primers e wash primers, não irá dar aderência ao acabamento final.

5. Posso misturar catalisador na tinta poliéster?

Não. Terá problemas. Não pode misturar catalisador nem em tinta poliéster, nem duco (laca nitrocelulose) e nem sintético.

6. Posso misturar tinta poliéster no verniz pu?

Não. Essa mistura trará problemas de tom, secagem e aderência.

Todo o fabricante explica corretamente quais produtos usar e como usar portanto, leia sempre o rótulo dos produtos. Muitos deles já disponibilizam na internet boletins técnicos com todas as informações necessárias para uso correto de seus produtos portanto, google é uma excelente alternativa para descobrir essas informações de uso.

7. Como diluir verniz pu? Posso diluir verniz PU?

Normalmente os vernizes não tem informações de diluição e os fabricantes não recomendam tal prática, porém ela é necessária em algumas situações aonde queremos uma pintura mais lisa ou até mesmo em retoques com aerógrafos.

Eu utilizo entre 5% e 15% de thiner diluente para PU ou semelhante, sempre seguindo a linha do verniz utilizado, no pu, thiner para pu, no sintético, thiner para sintético, e assim por diante.

8. Como diluir verniz vitral? (https://www.youtube.com/watch?v=oUc88eZqzlE)

O verniz vitral deve ser diluído com diluente apropriado para o verniz vitral, é o que recomendo. Siga as mesmas dicas da pergunta 7 logo acima.

9. Posso misturar verniz vitral em verniz pu? (https://www.youtube.com/watch?v=oUc88eZqzlE)

Fiz essa experiência e não tive problemas, siga as seguintes recomendações:

- Prepare o verniz pu conforme este artigo.
- "Tinja" o verniz pu com o verniz vitral.

Faça as misturas nas proporções adequadas, lembre-se que o verniz vitral ficará bem mais fraco em termos de cobertura de cor, e que o verniz pu terá uma resistência menor do que se utilizado como em uma pintura comum, aonde aplicamos o verniz vitral e depois o verniz pu.

Rodrigo, e o copo graduado?

Confira no vídeo abaixo no que esse acessório pode te ajudar e como usar ele corretamente!


Um abraço e até o próximo!


Confira as novidades do que está sendo produzido antes de sair no Blog e Youtube no meu Instagram: http://www.instagram.com/rodrigogsi

Palavras-chave:como usar catalisador,como misturar catalisador na tinta,como misturar catalisador no verniz,como misturar catalisador no fundo,como misturar catalisador no primer,como misturar catalisador no fundo pu,como misturar catalisador no primer pu,como misturar catalisador na tinta pu,como misturar catalisador no verniz pu,como misturar catalisador no verniz altos sólidos,como misturar catalisador no verniz médio solidos,como misturar catalisador no fundo médios sólidos,como misturar catalisador no fundo hs,como misturar catalisador no primer hs,como misturar catalisador no fundo altos sólidos,como misturar catalisador no pfv,como misturar catalisador no preto fosco vinílico,como misturar catalisador no wash primer,devo diluir a tinta antes ou depois do catalisador?,devo diluir o fundo pu antes ou depois do catalisador?,devo diluir o verniz antes ou depois do catalisador?,devo diluir o verniz pu antes ou depois do catalisador?,devo diluir o primer pu antes ou depois do catalisador?,devo diluir o primer antes ou depois do catalisador?,como descobrir como usar catalisador?,como diluir tinta?,como diluir fundo?,como diluir primer?,como diluir fundo pu?,como diluir primer?,como diluir tinta pu?,como catalisar produtos automotivos?,porquê usar catalisador?,o que é pu?,o que é hs?,o que é altos sólidos?,o que é médios sólidos?,dicas para catalisar,dicas de como usar catalisadores,como usar catalisador,como usar catalisador de tinta,como usar catalisador de verniz,como usar catalisador de fundo,como se usa tinta pu,como se usa verniz pu,como se usa primer pu,como se usa fundo pu,como se usa verniz hs,como se usa verniz altos sólidos,como se usa primer médios sólidos,como se usa primer altos sólidos,como se usa tinta altos sólidos,como se usa fundo médios sólidos,como usar endurecedor,endurecedor de verniz,endurecedores de tinta,endurecedores de verniz,como diluir verniz pu,como diluir verniz altos sólidos,como diluir verniz,como diluir verniz hs

52 comentários:

  1. Olá,bom dia. Quando o BT do catalizador vem em % como faço a mistura 60% ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz com no diluente, porém com catalisador e depois diluente se for o caso.

      Excluir
  2. Se eu usar um fundo verniz nitro, cobrir com verniz vitral e novamente nitro, terei problemas?

    ResponderExcluir
  3. Amigo obrigado pelas dicas, me salvou.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo não tenho muito conhecimento em pinturas e estou fazendo uma mini reforma na minha casa por conta própria e tenho que passa epóxi nos banheiros e a lata veio com o catalisador...Pelo que li acima entendo que tenho que adicionar um diluente tbm...Qual seria esse diluente (não seria uma marca específica), tem algum para indicar e é realmente necessário?
    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca trabalhei com Epóxi, você deve consultar as instruções na lata amigo. Abraço!

      Excluir
  5. Rodrigo, um amigo meu me disse que para a tinta poliester ficar bem "dura" é só colocar catalisador nela. Isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica dura somente pelo catalisador, pode destacar facilmente devido à rigidez não desejada.

      Excluir
    2. Obrigado pela atençao rodrigo.

      Excluir
  6. Rodrigo, vou pintar umas bikes customizadas e como nao encontrei as cores em tinta pu vou comprar em poliester. Como as bikes sao novas e tem a pintura original de fabrica intacta estou com idéia de pular o fundo fosfatizante e ir logo aplicando o fundo para PU. Acha que vai ficar bom ou tenho que aplicar o fundo fosfatizante antes para melhor aderencia?

    ResponderExcluir
  7. Olá, ultimamente vejo muitas oficinas de restauração aplicando, 10, 12 demãos de tinta, sabe me explicar como isso é feito, pois na quarta demão ja começa a ferver o verniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez eles esperam secar, lixam e fazem novas aplicações.

      Excluir
  8. Como diluir o preto fosco vinilico? pois para usar no aerografo fica dificil, entope facil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PFV seca muito fácil e entope fácil mesmo, pela minha experiência com ele. O grande problema são as crostas que ele forma quando seca. Talvez seja interessante substituir ele por outro tipo de tinta ou wash primer.

      Excluir
  9. Misturei o catalisador na tinta p.u pra usa no outro dia e agora estraguei a tinta .p.u

    ResponderExcluir
  10. Muito boa, esta aula. Parabéns pela divulgação do seu conhecimento. Grato

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. BOA NOITE
    TIRA UMA DUVIDA MINHA, QUANTAS ML DE CATALISADOR E DILUENTE, EU DEVO USAR PARA 300ML DE VERNIZ AUTOMOTIVO, OU 500ML DE VENIZ AUTOMOTIVO?
    POR FAVOR ME AJUDE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que diluente devo usar no verniz automotivo.O meu carro está pintado com tinta acrílica.Obrigado

      Excluir
  13. Vou fazer retoque no meu carro com aerógrafo..e bom eu diluir a tinta poliéster. E o verniz ?

    ResponderExcluir
  14. Usei o catalisador da tinta pu no primer pu e agora? Sera que vai prestar ? Depois peguei o catalizador certo misturei uma grande quantidade com pouco primer e bastante thiner para dar uma pulverisada em cima de todo fundo aplicado sera que resolve? Mas sera wue o catalosador da tinta vai funcionar no primer?

    ResponderExcluir
  15. Man bom dia ! Si eu aplicar tinta poliéster em cima de uma camada de fundo pu para madeira + catalisador + thinner a tinta irar rachar/craquelar ? A intensão é que a tinta rache mesmo para conseguir um efeito utilizado em pintura de guitarra j2

    ResponderExcluir
  16. Posso usar catalisador de esmalte sintético em tinta PU?

    ResponderExcluir
  17. Olá Rodrigo, em primeiro lugar gostaria de te agradecer por compartilhar seu conhecimento com o publico isso é muito raro hoje em dia parabéns.
    Minha duvida é sobre a preparação do Primer Universal Maxi Rubber, vou fazer a reforma das rodas do meu carro então comprei a tinta o verniz que veio com o catalizador a massa plástica e o primer universal. Na lata não fala sobre o catalizador só diz sobre a diluição com thinner que é 100 partes em volume de primer para 100 a 120 partes de volume de thinner, será que você poderia estar me ajudando sobre esta diluição. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Oi posso passar polistem com cor no meu assoalho de madeira e depois verniz Acqua ?

    ResponderExcluir
  19. É ótimo ter-mos links de competência como esse para esclarecer os menos conhecedores no assunto.parabenz

    ResponderExcluir
  20. Saudações Rodrigo vo pintar um carro metalizado posso e é pra fazer uma modificação de tinta 2k posso o aplicar não haverá problemas?

    ResponderExcluir
  21. Oi Rodrigo,quantas gotas de catalisador prá esmalte sintético devo colocar numa pistola de tinta,obrigado

    ResponderExcluir
  22. Opá rodrigo, se eu usar o catalizador de verniz no prime pu sera q seca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ver as especificações. Na maioria dos casos os catalisadores são compatíveis dentro da mesma marca, mas podem mudar as quantidades da mistura.

      Excluir
  23. Como fasso para saber a quantidade de 30% do tiner pu ?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Rodrigo acabei de fazer uma pintura epóxi ficou boa mais oq acontece e que na parte de cima de onde eu pintei coloquei pouco catalizador e está marcando um pouco quando anda em cima será que e pq ainda não deu tempo de secar???

    ResponderExcluir
  25. Não vai secar, tem que raspar e aplicar novamente.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Rodrigo eu vou pintar umas portas com esmalte sintético automotivo mais estou com uma dúvida eu posso sela com o selador para madeira ou com prime universal

    ResponderExcluir
  27. Desconheço processo para madeira amigo. Recomendo uso de produtos específicos para madeira.

    ResponderExcluir
  28. Olá Rodrigo, revesti uma parede interna com placa cimentícia 3D e me orientaram a procurar por profissionais que trabalhem com o compressor. A tinta a ser utilizada é a PU Automotivo (tonalidade a preferir), este produto é indicado pelo resultado estético, sendo produzido sob encomenda nas casas de tinta automotiva. Você conhece esse processo? Conhece um profissional que realize esse trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo do 3D não, as a tinta é usada conforme acima amigo. Não sei te informar mas existem vários pintores que trabalham com compressor em residências. Abraço!

      Excluir
  29. No caso do adesivo superior 2001 se eu colocar menos catalizador ele demora mais para secar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use conforme as instruções amigo, nem mais, nem menos.

      Excluir
  30. Olá tudo bem, apliquei três de mãos de verniz no tantas da moto, porém a segunda não coloquei endurecedor, mas a primeira e a terceira foram misturadas com endurecedor, será que seca igual

    ResponderExcluir
  31. Rodrigo, o rapaz que está fazendo sinteco para mim quer aumentar a quantidade de catalisador para secar mais rápido, tem problema? Se não é aconselhável o que aconteceria?

    ResponderExcluir
  32. Rodrigo, onde vc consegue comprar esses pedaços de acrílico?

    Grato Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em lojas que vendem acrílico amigo, especializadas. Abraço!

      Excluir