quarta-feira, 13 de julho de 2016

Associando canal do Youtube à uma Network: Cuidado!

Bom dia pessoal, tudo bem?

Desde que comecei a postar vídeos no Youtube, conforme o canal foi crescendo com o apoio de todos vocês que me acompanham e me incentivam à continuar fazendo e postando vídeos, recebi diversos convites para vincular meu canal à Networks do Youtube.

Certamente você que está lendo este post procurou pelo tema no google ou é meu espectador, então, este artigo se aplica à quem produz conteúdo para o Youtube ou tem curiosidade sobre como funcionam os programas de parceria alternativos ao Google Adsense.

Não irei entrar em termos de valores de ganhos em publicidade mas dar uma visão geral para vocês sobre o que ocorre antes, durante e depois do processo de associação à Networks.

O que é Google Adsense?

É a plataforma de propriedade do Google que oferece anúncios e propagandas para produtores de conteúdo. Isso se aplica à sites de qualquer natureza, blogs e os vídeos do Youtube.

O que é uma Network?

As networks são redes de anunciantes e produtores de conteúdo que oferecem suporte aos produtores de conteúdo e anunciantes diferenciados se comparados ao Google Adsense.

Existem diversas networks não só para o Youtube mas para diversas plataformas, porém, a que mais nos interessa é o Youtube. Cada network tem seu pacote de serviços e vantagens, bem como as taxas de ganhos que ficam retidas pela network em troca dos serviços prestados por ela ao seu canal.

Dentre eles estão:

  • Divulgação de seu conteúdo em meios especiais.
  • Anúncios diferenciados.
  • Repasse de pagamentos pelo PayPal.
  • Conexão com canais semelhantes e colaboração entre eles.
  • Modificação no conteúdo de seus vídeos.

Nota: Isso varia de acordo com a Network.

Como funciona a associação do canal a uma Network?

Quando produzimos conteúdo monetizável, ou seja, passível de ganho com publicidade, devemos possuir os direitos autorais para exibir anúncios e ganhar alguma coisa com nosso conteúdo, no caso do Youtube, anúncio em vídeos. Para isso vinculamos nossa conta ao serviço do Google Adsense para que o Adsense tenha o controle de seus ganhos e repasse para você ao final do mês, sendo transferido efetivamente em forma de pagamento próximo ao 15º dia do mês posterior ao mês anterior.

Associar seu canal à uma Network significa trocar o Adsense pela Network, ou seja, todo o ganho relacionado à publicidade será transferido à Network e a Network que terá a responsabilidade de lhe repassar os ganhos após tirar a parte referente ao pagamento dela e lhe enviar o restante. à partir do momento da associação o suporte Google / Youtube não se responsabiliza e não se intromete nos pagamentos e nas negociações referentes à problemas com seu canal pois não é mais de responsabilidade do Google. Ou seja, qualquer problema deverá ser tratado diretamente entre você e a Network.

Outro ponto importante é que o que irá gerir isso é um contrato entre você e a Network, sendo assim, você deverá prestar bem atenção às cláusulas que determinam os termos para vincular e desvincular o seu canal e as regras de pagamento pois, caso você queira desvincular o seu canal da Network e retornar ao Adsense, cabe única e exclusivamente à Network fazer essa remoção. Isso significa que não basta você querer, a Network terá que aprovar isso e você não tem como forçar isso via suporte do Youtube, eles simplesmente não fazem isso até o momento!

Como resolver problemas com uma Network?

Se você tiver problemas referentes à pagamentos, vinculo e etc, isso deverá ser tratado com advogado caso não exista entendimento entre as partes. Ponto importante que deve ser considerado é o foro, ou seja, aonde seus recursos deverão ser julgados. Pode ser que não sejam julgados nem no Brasil, portanto, fique de olho nisso.

Via de regra, o Youtube e o Google não se envolvem nessas questões e tudo é negociado e resolvido entre você e sua Network.

Minha experiência:

Eu tive aborrecimentos ao me filiar à uma network pelos seguintes motivos:

1. Não conseguiram me explicar claramente qual o cronograma de pagamento para meu canal após a associação na metade do mês, mesmo após 45 dias de permanência na network e dois fechamentos de mês e recebimento de ganhos deles referentes ao meu canal.
2. Exigiram login e senha da minha conta para fazerem "otimizações" em meu canal, em paralelo, incluir uma conta como Administrador do canal, função que não existe em minhas opções no Youtube.
3. Falha de comunicação entre a própria equipe da Network. Muitas vezes emails eram trocados com pessoas que não tinha alçada para responder dúvidas simples relacionadas ao funcionamento da plataforma e eram escaladas sem histórico, ou seja, eu precisava explicar mais de 2 vezes o que estava acontecendo, algo bem cansativo.
4. O contrato apresentado no Youtube era genérico.
5. Plataforma dentro da Network despreparada para o Youtube. Os relatórios de ganhos gerados pela Network eram muito ruins, a plataforma é desenvolvida 100% para músicos e não para produtores de vídeo. Isso significa que, por exemplo, a quantidade de cliques no relatório poderia ser quantidade de vendas, sem métricas para os vídeos.
6. Promessas infundadas. Muito se fala e pouco se faz.

Em 45 dias de associação só me incomodei com isso, o único ponto positivo era receber pelo Paypal.

Não caia na conversa de crescimento de seu canal, rentabilidade maior garantida e promessas como essa. Eu tinha o pé atrás com isso e resolvi testar, não gostei e algumas coisas poderiam ter sido evitadas somente com explicação clara e objetiva nos primeiros contatos, coisa que não conseguiram fazer devido à despreparo.

Não vou mencionar nome da Network para não ter problemas mas, via de regra, todas para mim funcionam da mesma maneira:

Email padrão enviado para o dono do canal, muitas vezes em Inglês.

Contrato padrão com promessas de muita melhoria.

Falta de dados estatísticos de outros canais que provem que realmente funciona, que o que eles dizem realmente será feito e funciona.

Nenhuma network conseguiu me passar dados estatísticos do antes e depois de alguns meses de parceria que comprovem sua eficácia para um canal que tenha participado dos programas de melhoria.

Portanto: Tire todas as suas dúvidas antes de associar seu canal à uma Network e, na dúvida, não associe.

Um forte abraço e até o próximo!

www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527


vendas@rodrigogsi.com.br


Palavras-chave: network do youtube, o que são networks, o que é network do youtube, principais networks no brasil, como associar meu canal à uma network, porque associar canal do youtube a uma network,problemas com network no youtube,network no youtube vale a pena,como funcionam as networks do youtube,como funcionam as networks,vantagens e desvantagens de associar um canal a uma network,youtube,adsense,o que ganha mais network ou adsense, programa de parceria do youtube, programa de parceria do adsense, o que é adsense, como ganhar dinheiro com adsense, como receber ganhod do adsense por paypal, como receber ganhos do adsense no paypal,

2 comentários:

  1. É isso ai, produzo um canal com mais 3 integrantes e fazemos parte de uma network. Ja estamos nela faz mais de 1 ano, mas até hj nunca nos deu benefícios nenhum, e já nos responderam de forma despresível. A gente está crescendo com as nossas proprias pernas e muito ARREPENDIDOS de estar nessa network que nos tira 20% da nossa receita sem fazer nenhum esforço pra isso.

    ResponderExcluir
  2. Pensei que fosse exatamente como vc descreveu! Obrigada pelo texto, agora que não saio do adsense mesmo! Tem muito espertinho por aí. Sucesso!

    ResponderExcluir