quarta-feira, 25 de maio de 2016

TechLab: Qual o melhor medidor de espessura camadas automotivo? Como escolher um medidor de camadas.

Olá pessoal, tudo bem?

Mais uma vez vamos abordar o tema do medidor de espessura, trazendo para vocês alguns parâmetros para a escolha do equipamento.

Quando compramos e escolhemos uma ferramenta, um produto, um acessório, não existe o melhor do mundo, existe o que se enquadra em nosso orçamento e nossa rotina de trabalhos, tendo o padrão de funcionamento e nos proporcionado a operabilidade e qualidade que buscamos.

Vejo muitos polidores comprando medidores de espessura sem um critério claro de uso e o pior, sem saber realmente aplicar o uso dessa ferramenta em seu dia-a-dia.

Não sabe o que é um medidor de espessura? Clique aqui!

Vamos dividir o tema em duas perspectivas: Polimento e Pintura.

Para um polidor, a aplicação mais racional é a de saber aonde está pisando. Identificar uma repintura é, muitas vezes, algo que irá prevenir problemas na etapa de lixamento para remoção de casca de laranja ou opacidade da peça, prevenindo assim mostrar mapeamentos de massa ou tinta rala e queimar a peça por esgotar o verniz aplicado.

Polimento: Útil para identificar repinturas e aplicações de massa. Útil para fazer uma estimativa de verniz ou tinta poliuretano que pode-se lixar ou polir, tendo como base que cada demão de um desses acabamentos tem por volta de 25 mícrons em um cenário ideal e tem-se 3 demãos aplicadas sobre a peça. Levamos em conta também que uma delas é empoeirada.

Para um pintor, normalmente o desejado é uma visão geral sobre a espessura total da chapa, levando em conta a quantidade total de produtos que já estão presentes na peça após o lixamento inicial de uma repintura, podendo poupar tempo nas etapas de lixamento e evitar problemas como destacamento da repintura após o reparo executado, devido à uma espessura muito grande sobre a peça, pintura grossa como o pessoal fala por aí.
Tomando em conta que uma pintura "original" terá cerca de 120 mícrons, essa seria a base comparativa para avaliar se uma repintura está ou não muito grossa. O que vejo muito em retoques e repinturas completas e parciais são valores variando entre 170 e 350 mícrons.

Pintura: Útil para identificar se as camadas de produtos aplicadas sobre o substrato estão muito grossas e fora dos parâmetros desejados para os diferentes produtos usados.
Exemplo: Recomenda-se que uma demão de verniz tenha cerca de 25 mícrons, logo, se você medir uma área antes e depois de uma demão de verniz o valor deve ser +- esse.
Outro exemplo é o limite máximo de espessura de massa poliéster aplicada sobre a chapa.

E então, como escolher o medidor?

Existem equipamentos básicos e mais completos.

Para um pintor, normalmente a medida em milímetros com 2 casas decimais é suficiente, porém, para um profissional de polimento uma resolução em mícrons é o ideal.

Porquê?

Porquê para um pintor o valor preciso não é vital no seu trabalho. Para um polidor cada mícron a mais ou à menos pode fazer uma boa diferença sobre a técnica que será adotada para polir tal área.

Se você busca um medidor de espessura somente para identificar áreas repintadas um modelo básico com resolução em milímetros irá ser suficiente. Já se você busca um equipamento que lhe dê precisão sobre desbaste de verniz durante o polimento além de identificar repinturas um modelo com resolução em mícrons é recomendado.

Portanto: Fique atento à resolução do aparelho que você irá comprar. Modelos mais completos são os desejados para profissionais que buscam precisão em seus trabalhos.

Forte abraço e até o próximo!

Compre seus produtos para polimento automotivo comigo!

Catalogo completo: www.rodrigogsi.com.br


Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br


Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527


vendas@rodrigogsi.com.br


Palavras-chave: medidor de camadas, medidor de espessura, qual medidor de camadas comprar, qual medidor de espessura comprar, como escolher um bom medidor de espessura, qual medidor de espessura é melhor, qual medidor de camadas é melhor, medidor de espessura digital para polimento, medidor de camadas para polimento, detail com medidor de espessura




Um comentário:

  1. Rodrigo, boa noite.

    Se eu tiver um medidor que dê o valor em Milímetros, e eu converter para Mícrons, esse também serve para me atender em um polimento, seja ele em repintura ou não?

    ResponderExcluir