quinta-feira, 16 de outubro de 2014

(Vídeo Aula) Usando ceras e selantes diversos com a politriz: É possível encerar o carro com politriz?

Olá pessoal, tudo bem?

Neste novo vídeo iremos tratar de um assunto um tanto quanto polêmico: Aplicação e remoção de cera e selante de pintura automotiva utilizando a politriz.

Muitas pessoas no canal me perguntam sobre o tema e aqui estão algumas das perguntas:

"Rodrigo, qual cera posso aplicar e remover com a politriz?"
"Rodrigo, dá para aplicar cera com a politriz?"
"...dá para remover a cera com a politriz?"
"...dá para aplicar cera com politriz rotativa?"
"...qual boina devo utilizar para aplicar cera com politriz?"
"...como posso usar o selante de pintura?"
"...o que é selante de pintura?"
"...qual a diferença entre o selante e a cera?"
"...qual politriz devo usar para aplicar e remover cera do meu carro?"

As vezes existe a falsa ilusão de que aplicar e remover cera com a politriz é simples e rápido, porém, na maioria dos casos é totalmente o contrário. Engana-se quem pensa que aplica-se cera com qualquer furadeira e boina de fio / lã e não se cria risco ou se tem proteção na lataria. Existe um equivoco muito grande em achar que qualquer cera ou selante pode ou deve ser aplicado com uma politriz e também sobre os requisitos (em termos de material / acessórios) básicos para uso de tais compostos.

Exemplo: Fulano foi à uma loja não especializada e foi orietado à comprar uma politriz para encerar o carro, e também foi convidado à comprar uma cera automotiva para usar com essa politriz. Tal politriz vinha com disco de lã por fixação à velcro em conjunto com o prato, e isso era tudo o que ele precisava para encerar o carro após as lavagens de final de semana.

Para quem acompanha o dia a dia dos serviços de polimento e embelezamento automotivo, não precisamos entrar em detalhes. Porém, para quem não acompanha, aonde estão os erros?


  1. Encerar não é polir! Polimento se faz com compostos abrasivos, preparados para remover defeitos em diferentes tipos de verniz e sobre diferentes padrões de defeitos.
  2. Ceras comuns normalmente são aplicadas e removidas manualmente! Isso significa que o composto não é desenvolvido para aplicação com a politriz, podendo causar danos profundos à pintura do automóvel.
  3. Não é qualquer politriz que faz esse serviço! Precisamos, no minimo, de controle de rotação além de técnica apropriada em conjunto com cera ou selante apropriado.
  4. Não é qualquer boina de polimento que serve para isso!


Visando esclarecer o tema, iremos aborda-lo de maneira prática, com diversas dicas sobre como operar cada composto mostrado no vídeo, da melhor maneira possível, visando estabelecer alguns parâmetros para optarmos ou não por uma aplicação de cera e/ou selante com politriz, bem como saber quais os prós e contras de se fazer o uso da politriz para aplicação destes produtos (especialmente de ceras).




Ao final do vídeo teremos noções sobre:

  • Quais as ceras e selantes podem ser aplicados com a politriz rotativa e roto orbital.
  • Qual a maneira correta de utilizar certos produtos de proteção de pintura.
  • Vantagens de utilizar o mecanismo manual.
  • Desvantagens do uso da politriz.
  • Vantagens do uso da politriz.
  • Ceras e Selantes compatíveis com aplicação e remoção com politriz.
  • Ceras e Selantes incompatíveis com aplicação e remoção com politriz.
  • Dicas de uso de cada produto mostrado no vídeo.
  • Boinas adequadas para esta etapa.
  • Como usar a politriz na hora de aplicar a cera ou selante.
  • Bate papo aberto sobre o tema.
Agora você tem uma boa base para fazer sua escolha dentro do tema "aplicação de ceras e selantes de pintura com politriz".

Matéria apresentando uma cera com aplicação 100% compatível com politriz rotativa!

Tira dúvidas:


Rodrigo vi o seu Blog e achei muito interessante, e eu adoro deixar o meu carro sempre limpinho e sempre passo cera nele, só que na mao esta ficando muito chato e demorado, entao gostaria de comprar uma maquina que me atenda apenas para eu poder passar cera no meu carro nos finais de semana…
Só que nao tenho noção de qual maquina e Boina corretas para passar cera… Vi alguns videos seus, mais mesmo assim, estou com duvidas e nao queria comprar a maquina ou a boina errada.
Poderia me ajudar?

Primeiramente precisamos saber qual cera ou qual máquina iremos utilizar para fazer esse processo.
Vamos partir do princípio da máquina:
1. Rotativa: 
Na politriz rotativa, o mecanismo mais fácil e rápido é utilizando uma boina de espuma super macia e uma cera líquida compatível. No vídeo abaixo utilizamos:
  • Boina de Espuma Super Macia 6 Polegadas com bordas, para pratos 5 polegadas.
  • Suporte de velcro 5 polegadas.

Cera líquida carnaúba NSWAX compatível com aplicação em politriz.
 Qual politriz dará conta de aplicar a cera líquida com boina de espuma super macia?
Qualquer politriz automotiva com regulagem de rotação. A regulagem de rotação é fundamental, não pode ser sem regulagem e não pode ser furadeira e etc.
Pode-se usar também uma boina de espuma super macia maior ou menor, inclusive a tradicional 7 polegadas com rosca diretamente para a máquina, sem a necessidade de uso de um suporte de velcro.
2. Roto Orbital.
Com a politriz roto orbital o processo é o mesmo, deve-se utilizar uma boina de espuma super macia e um cera compatível, porém a boina será exclusivamente com velcro, de tamanho adequado ao suporte de sua politriz.
Evite politriz enceradeira como os modelos vendidos em mercados e etc. Elas são baratas, não possuem regulagem de rotação e torque para polimento e na maioria dos casos não são para boinas automotivas com velcro, inviabilizando trocar boinas, lavar boinas e etc.
Com a roto orbital é possível fazer aplicação de ceras diferencias e até mesmo remover ceras em pasta com boinas de micro fibra, conforme o tutorial abaixo:
No vídeo acima foram utilizados os seguintes produtos:
  • Cera Cristalizadora de pintura cremosa NSWAX.
  • Boina de espuma média branca de corte suave para aplicar a cera.
  • Boina de micro fibra média suave para remover a cera.

Se você deseja utilizar uma cera em pasta você poderá aplica-la sobre a pintura e remove-la utilizando a boina de micro fibra em rotação entre 1 e 3, conforme o vídeo abaixo:


3. Bonnet de Microfibra

Esse é o acessório mais interessante que podemos utilizar na remoção de todas as ceras usando a politriz roto orbital.
Cuidado! Eu disse ROTO ORBITAL! Esse mecanismo para remoção de ceras aonde precisamos esperar o tempo de cura (a cera secar para tirar do carro) deve ser feito somente com roto orbitais, devido ao fato de que a rotativa irá riscar a pintura na maioria dos casos, trazendo os micro riscos circulares (hologramas leves à moderados).

Abaixo o uso de diversas ceras e selantes com bonnet de microfibra:

Fusso Coat:



Carnaúba em Pasta:


Detalhes sobre ceras em pasta e ceras creme seco e especialmente sobre como usar bonnet de microfibra em politriz e lixadeira roto orbital:



Gostou dessa matéria? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Obrigado e até a próxima!

4 comentários:

  1. Rodrigo, tenho acompanhado diversos vídeos do uso da politriz. Realmente tenho esta dúvida: "Então não é recomendado uso da politriz para encerar o carro, utilizando ceras vendidas em supermercados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo. Em breve terei passo à passo sobre isso no canal, porém com politriz roto orbital. Estamos testando ceras com a rotativa.

      Excluir
  2. Rodrigo! Acompanho você em seu canal no youtube, tenho uma duvida quanto a mistura de produtos, ex, começo um espelhamento com um produto da 3m, depois faço lustro com outro marca de produto. Pergunto isso pelo fato da finalização do processo, pois em alguns casos a remoção da cera é muito difícil e em outros se torna fácil. onde está o erro ou há a falta de algum processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter incompatibilidade entre eles sim, um reagindo com o outro se sempre acontece. Experimente mudar o setup antes da cera, faça algumas vezes e torne ao anterior, veja se resolve.

      Excluir