terça-feira, 3 de junho de 2014

(Vídeo Aulas) Espelhamento de Pintura Automotiva: Como Fazer? O que é? Como Funciona? Prós e Contras. Aprenda como fazer.

Olá pessoal, tudo bem?

Recentemente trabalhei no conteúdo da série sobre "espelhamento" de pintura automotiva no canal do youtube, mas afinal: 

O que é?

Espelhamento de pintura nada mais é do que o lixamento da pintura, à fim de nivelar o verniz e deixá-lo mais liso, seguido de um polimento bem executado à fim de deixar a superfície com reflexo mais nítido e liso, semelhante ao reflexo de um espelho. Vale ressaltar que este termo é patenteado pela 3M, porém muitas oficinas utilizam esse nome com processos e produtos de marcas diferentes.

O que se ganha com isso?

Em termos gerais, remove-se uma generosa camada do verniz e consequentemente muitos riscos irão sair da pintura do veículo. Por se nivelar o verniz, remove-se todo o padrão de casca de laranja de fábrica, deixando a pintura mais lisa. Consequentemente os reflexos ficam mais profundos e mais nítidos quando olhamos o carro de longe, e próximo parece um espelho.

O que se perde com isso?

Perdemos uma generosa camada de verniz ou tinta pu neste processo, tendo em vista que o lixamento é feito até que tenhamos a pintura completamente nivelada, ou seja, sem nenhuma casca de laranja. Com isso teremos uma camada mais fina de "acabamento", ficando mais sensível à futuras correções e necessitando de maiores cuidados para preservar o brilho e evitar riscos, necessitando de boas ceras, selantes e até mesmo vitrificadores, além é claro de boas técnicas de lavagem para evitar as teias de aranha.

Quais os cuidados necessários?

Primeiramente deve-se saber bem aonde se está pisando. Evite lixar carros já polidos mais de uma vez anteriormente, carros com a pintura já bem deteriorada e com sinais de desgaste excessivos, carros repintados por terceiros, carros com retoques e com muito tempo de uso sem o devido cuidado com a manutenção, além é claro de carros que já passaram por este processo anteriormente.

O lixamento deve ser executado sempre da maneira mais criteriosa possível, seguindo as dicas de todo o nosso vasto conteúdo disponibilizado em vídeos anteriores, os quais você pode conferir acessando a descrição dos vídeos de espelhamento no Youtube e as playlists do canal.

É um processo que, para ser bem executado, demora muito mais que um dia, tendo em vista que somente para lixar o carro todo de maneira correta certamente precisamos de um dia fácil.

Esses são pontos iniciais sobre o processo. Agora que já conhecemos um pouco, vamos ver na prática como tudo isso funciona!






Conferimos então o passo a passo para este nível de acabamento utilizando a linha NSWAX para polimento e proteção e lixas Mirka e 3M à base d'água.

Participe do conteúdo do vídeo final aonde irei comentar e debater o assunto com base no conteúdo apresentado e nas dúvidas e sugestões que você me enviar.

Quer comprar seu kit de espelhamento com frete grátis?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-792230906-kit-para-espelhamento-de-pintura-nswax-politriz-rotativa-_JM

Não deixe de compartilhar e enviar seus comentários.

Participe!

Obrigado e até a próxima!

6 comentários:

  1. Parabéns pelos videos abriu muito meu leque de conhecimento!!muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom estou muito afim de começar abraço

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, obrigado por sua aula.
    O VX45 é bom para vitrificar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Vc poderia indicar um produto de vitrificação genuíno? Tenho receio de comprar algum que não seja bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usava o dá Nswax, importado. Infelizmente não tenho indicação amigo um abraço!

      Excluir