quarta-feira, 5 de março de 2014

Guia de Uso de Lixadeira Roto Orbital: Tudo sobre lixadeira roto orbital hookit, acessórios, lixas e interfaces hookit!

Olá pessoal, tudo bem?

  • Está pensando em comprar uma lixadeira?
  • Qual lixadeira comprar: Roto Orbital ou Angular?
  • Como funciona uma lixadeira roto orbital?
  • Como utilizar uma lixadeira corretamente?

São perguntas simples para as quais as respostas dependem de uma definição importante: Para que iremos utilizar a lixadeira?

Se sua resposta é "Para desbaste e acabamento" certamente escolhemos a Roto Orbital!

A grande vantagem das lixadeiras roto orbitais perante as angulares de corte reto é o padrão de acabamento fino. Isto quer dizer quê: A chance de danificar a peça com erros no lixamento é muito menor se comparado à lixadeiras de corte reto, principalmente lixadeiras sem regulagem de velocidade que certamente não se enquadram em nosso propósito.

Com estas lixadeiras podemos executar diversos serviços. Entrando na área de funilaria e pintura, podemos certamente executar todas as tarefas de lixamento, inclusive na etapa de polimento técnico, utilizando a lixadeira roto orbital, desde que possua regulagem de velocidade.

Vamos ao nosso guia?



Neste guia tivemos uma noção geral sobre todos os cuidados e acessórios necessários para efetuar diversos trabalhos, inclusive polimento. Gostou dos vídeos e do material apresentado?

Verifique em detalhes os vídeos utilizados como base para ilustração neste guia nos links abaixo:

  1. Avaliação: Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX 125 AE-1.
  2. Avaliação: Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX 125-150 AVE.
  3. Polimento com Lixadeira Roto Orbital.
  4. Lixamento de desbaste em massa automotiva em funilaria e pintura.
  5. Cuidados ao utilizar lixas à base d'água na etapa de polimento em pintura.
  6. Lista de Interfaces Hookit para Lixamento.
  7. Série completa de vídeo aulas sobre lixamento e preparação de chapa em funilaria e pintura.
Gostou deste artigo? Comente e compartilhe com seus amigos!

Um abraço e até a próxima!

Obrigado.

27 comentários:

  1. Boa tarde Rodrigo. A roto orbital se distancia muito em relação à uma orbital ? Acabei de adquirir uma orbital da Black and Decker, 3200 opm, boina de 10 (só achei boinas para comprar no aliexpress, mas já vem com 2 para inicio de uso). Optei por ela por ser menos agressiva que as demais (rotativas), como sou iniciante, quero cuidar do meu carro, dar um talento, e aos poucos partir para produtos mais profissionais (quem sabe no futuro até faço o carro dos parentes e amigos...rsrs). Seu blog já está nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, tudo bem? Você comprou aquelas "panelinhas" vendidas como roto orbitais um uma lixadeira de lixa quadrada orbital?
      Se foi a primeira opção, ela pode não ter torque para polir, porém encera e remove ceras e selantes sem problemas.
      Não sei se consegue colocar acessórios de outras marcas e modelos nela.
      Abraço! Obrigado amigo!

      Excluir
    2. Comprei essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-551154018-politriz-orbital-de-10-modelo-kp1200k-110v-black-decker-_JM

      Mas já estou desanimado. Num outro fórum já me disseram que não vai dar pra fazer quase nada, só passar uma cera ou coisa superficial (que manualmente eu faria do mesmo jeito). Não sei se é verdade, só testando mesmo...

      Excluir
    3. A potência dela é baixa, aliada a um prato / disco grande de espuma macia, certamente não faz polimento, somente encera e remove cera, via utilização de bonnets de micro fibra.
      Esta espuma é velcro? Só se pode utilizar bonnets? Como lava esta espuma se necessário?
      Eu tenho curiosidade sobre essas máquinas...hehehehe.
      Abraço amigo!

      Excluir
  2. Boa tarde Rodrigo, pretendo compras uma roto orbital para fazer apenas o enceramento/remoção de cera do carro. Qual vc me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, tudo bem? A Bosch GEX 125-1 é uma excelente opção, pode comprar "de olhos fechados". Se precisar dos acessórios como a própria cera, boina para aplica-la e micro fibra para remoção, visite nosso site e entre em contato (www.rodrigogsi.com.br).
      Abraço!

      Excluir
    2. Bom dia Rodrigo, preciso sim que me indique acessórios e cera, pois como é a primeira vez que ovou usar não tenho ideia quais comprar. Atualmente uso Cera Brilho 3M que passava na mão mesmo. Será que poderei usar ela com a maquina? Ela é meio cremosa.
      Desde já agradeço a ajuda!!!

      Excluir
    3. Recomendo a Cera Cirstalizadora de Pintura NSWAX sendo aplicada com Boina de Espuma Super Macia Preta 5" e removida com tecido de micro fibra. Boa durabilidade e fácil aplicação / remoção.
      Tenho esses produtos à venda à pronta entrega. Se possível entre em contato comigo por email (rodrigo_gsi@yahoo.com.br).
      Forte abraço! Obrigado!

      Excluir
  3. rodrigo, posso utilizar a lixadeira roto orbital com controle de velocidade para polir um carro? (usando a espuma adequada é claro).
    valeu pelos videos, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim amigo tem o link para o vídeo nesse tutorial. Para comprar os produtos comigo basta mandar email com CEP pedindo o kit para lixadeira roto orbital para polimento vendas@rodrigogsi.com.br obrigado.

      Excluir
  4. Rodrigo me tira uma dúvida eu tenho uma roto pneumática e vou adquirir uma roto orbital elétrica mas vi que elas não são iguais às pneumáticas ali onde fixa a lixa elas são lisas não tem o velcro iguais a da pneumatica. A dúvida ė consigo usar as lixas com velcro nas roto órbitas elétricas ou elas necessitam de lixas específicas? Ou Consigo por a interface na roto elétrica para usar as lixas com velcro iguais a da pneumatica? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Os modelos que vi elétricos até hoje são todos para as mesmas lixas das pneumáticas.

      Excluir
  5. Olá Rodrigo , será que eu concigo fazer a etapa de lustro e refino com uma lixadeira roto orbital, Bosch ou outra marca? . Eu operei da coluna, e a minha politriz rotativa ficou umn pouco pesada. Valeu Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo , será que eu concigo fazer a etapa de lustro e refino com uma lixadeira roto orbital, Bosch ou outra marca? . Eu operei da coluna, e a minha politriz rotativa ficou umn pouco pesada. Valeu Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. Queria saber se essa polítriz e boa? https://m.casasbahia.com.br/?utm_medium=Cpc&utm_source=GP_PLA&IdSku=3418229&s_kwcid=AL!427!3!95318451995!!!g!190350827067!&utm_campaign=Ferra_Shopping&ef_id=V7uv2AAAAOnbhBcu:20161115155605:s#/produto//detalhe?sku=3418228

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://rodrigogsi.blogspot.com.br/2016/04/techlab-quais-os-melhores-produtos-para-politriz-125mm-black-and-decker-wp600k.html

      Excluir
  8. Boa Tarde! Num Roto Orbital, pode se usar o polimento nos faróis com Boinas Médias? Essa máquina pode polir os faróis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, usar boinas de qualquer grau abrasivo para polir os faróis.

      Excluir
  9. Olá gostaria de comprar uma roto orbital para usar para lixamento de massas plásticas e queria saber qual modelo de lixadeira me recomenda algo que seja de um valor até uns 400 reais?

    ResponderExcluir
  10. amigo, existe algum prato pra essa 125-Ae com o velcro melhor, com mais aderencia? esse original é quase liso...nao segura quase nada

    Essas interfaces onde como troco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente desconheço amigo, o pessoal vem me alegando problemas com esse velcro atualmente. O ideal é reclamar com o fabricante. Você pode comprar as interfaces diretamente comigo: http://rodrigogsi.blogspot.com.br/p/interfaces-hookit.html
      Abraços!

      Excluir
  11. Boa noite Rodrigo. Queria indicação para compra de um kit de polimento para a roto orbital Bosch gex125.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem? Envia um email para vendas@rodrigogsi.com.br. Obrigado!

      Excluir
  12. Olá Rodrigo estou querendo fazer o funilaria do meu carro e queria uma opinião sul de qual lixadeira deveria comprar uma roto orbital para mim fazer do início até o fim do polimento com lixadeira você me indicaria? grato...

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito da GEX 125 para funilaria. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Rodrigo, tenho uma casa de madeira(a madeira esta bruta), e pretendo lixar com uma roto orbital, eu pesquisei as lixadeiras da makita linha hobby e entendi as diferenças entre elas(controle de velo cidade e ergometria), o que seria mais importante para eu lixar potência de watts ou oscilações por minuto? E qual a diferença para a profissional da makita M9204G, que é 240w?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala José, beleza? Cara um dos parâmetros para desbaste é diâmetro de órbita. Quanto menor, menor o poder de corte e maior o acabamento. Outro ponto é o torque propriamente dito: Existem máquinas que não tem torque em baixa rotação, isso faz com que elas parem de orbitar facilmente em rotação baixa e em rotação alta acabam baixando a rotação facilmente, podendo até ter um super aquecimento prematuro.
      Pelo que conheço das máquinas, o ideal é comprar um modelo mais caro e profissional, tendo em vista que a maioria das máquinas de linha hobby chinesas deixam à desejar pela falta de força.

      Excluir