sábado, 4 de janeiro de 2014

Limpeza e Manutenção de Pistola de Pintura: Como cuidar do seu equipamento (Vídeo Aulas: Parte 01)

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estou aqui para postar os 2 vídeos iniciais de uma limpeza e manutenção em uma pistola de pintura por sucção Arprex Modelo 04.

Essa pistola era do meu avô e recentemente eu à ganhei para guardar de recordação, porém, como estava a muitos anos parada guardada em um armário, a limpeza era de extrema necessidade.

Em termos gerais ela estava somente empoeirada, porém desmontando-a foi possível notar um acumulo de sujeira no bico, vestígios de oxidação na agulha e algumas sujeiras nas guarnições, necessitando de uma limpeza mais forte utilizando thiner para laca nitrocelulose.

Perguntas:


  1. É possível encontrar peças de reposição para esta pistola de pintura?
R: Sim! É possível e esta é uma das grandes vantagens de se optar por pistolas desta marca (Arprex). Visitando o site do fabricante você terá uma ampla gama de informações e o que mais nos interessa neste momento: Vista explodida do equipamento digitalizada, o que nos ajuda muito na hora da manutenção.

Como todo o procedimento foi filmado, aqui estão o primeiro e o segundo vídeo da série:

Vídeo 1: Introdução e História da Pistola


Vídeo 2: Limpeza Parte 01



E os próximos vídeos?

Nos próximos vídeos irei montar a pistola e fazer o teste de atomização simulando o uso. Se necessário, daremos continuidade com os reparos de substituição de guarnições e algumas peças para que ela volte à ativa como à cerca de 20 anos atras. Por se tratar de uma pistola de pintura de baixa produção (baixa pressão), também farei o teste de consumo de ar em um compressor hobby Einhell 270/50 de teóricos 10 pés cúbicos e 50 litros de reservatório de ar.

Links para os demais posts:

Limpeza e Manutenção de Pistola de Pintura: Como cuidar do seu equipamento (Vídeo Aulas: Parte 04): Aguardando filmagem. 

Links uteis:

Site da Arprex: Você pode consultar em detalhes as especificações desta pistola no site.

Peças para reposição: Encontrei no site budinferramentas algumas peças relacionadas e no mercado livre é possível encontra-las também.

Aguardem o próximo post!

Um abraço!

4 comentários:

  1. Boa noite. hj estive a procura de qualquer pagina que me demonstrava como fazer a manutençao de uma pistola de pressao media da marca FERRARI RATK-A
    o ar estava passando direto..
    graças a seu post eu desmontei o revolver e consegui encontrar o problema. estava na borracha de vedaçao da entrada de ar. obrigado ae abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mateus, tudo joia?
      Fico feliz em ter sido útil!
      A minha irei mandar para assistência mesmo..está complicado de eu mexer nela e a Arprex ainda não me retornou nada..
      Um abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Recebi muitas críticas e foram removidos amigo, me desculpe. Obrigado!

      Excluir