domingo, 29 de dezembro de 2013

Avaliação (Review) - Lixadeira Roto Orbital (Excêntrica) Bosch GEX 125-150 AVE: Vale a pena? É boa? Opinião.

E aí pessoal, tudo bem?

Venho hoje aqui trazer uma avaliação sobre uma ferramenta, trata-se da lixadeira roto orbital (excêntrica) Bosch GEX 125-150 AVE.

Para quem não conhece, essa lixadeira é a "evolução" da GEX 125. Muitas pessoas optam pela GEX 125 pelo custo, muito convidativo, porém é natural que ao amadurecer os planos de uso desta ferramenta muitas vezes agente mude para algo mais completo que atenda melhor as nossas necessidades.

Vamos ao review?

 

A primeira coisa que eu martelei no vídeo foram as lixas de 125mm 8 furos:

Porquê disso?

Em alguns locais é muito complicado achar esse material, sendo muitas vezes necessário algum tempo de busca na internet para encontrar esses discos de lixa. À partir daí, agente tem que ficar preso à compra on-line, o que em um momento de emergência pode ser um transtorno. Já rodei aqui em Curitiba e digo que é praticamente impossível encontrá-las em lojas de tinta automotiva e afins, que possuem somente os discos "comuns" de 6 furos.
Aí ficamos presos às originais Bosch, que são caras e normalmente só se vendem em cartelas com 5 unidades. Ora, se somos hobbystas, muitas vezes não temos a necessidade de comprar essa quantidade de lixas, não é mesmo?

Bom, para este ponto, deixo aqui o link de um eshop que possuí lixas para a configuração 125mm - 5 polegadas 8 furos da 3M série ouro (hookit muito popúlar no mercado e minha preferida até então):

http://tintasvirtual.mercadoshops.com.br/

Pontos não mencionados que valem a pena o destaque:

1. Cabo: 100% emborrachado ajuda bastante, principalmente para os adeptos do uso dele por cima do ombro, para evitar qualquer tipo de acidente. Outro ponto é seu comprimento, maior que o da GEX 125-1 AE. Maior flexibilidade também é um fator legal à ser mencionado.

2. Acessórios: Vem de certa forma completa, porém, pelo preço, creio que seria de muita valia se fosse enviado uma boina para polimento, pois sempre é mecionado que esta máquina é capaz de fazer este tipo de serviço e eu acho que seria muito interessante por isso à prova com as boinas que eles oferecem como acessório para este tipo de serviço. Não entrarei em detalhes, porém gostaria sim de ver algo neste sentido, mesmo que tendo uma opinião cética sobre o assunto.

3. Caixa: Acomoda muito bem a máquina, bem espaçada e para quem gosta de conservar as coisas, certamente terá uma vida útil muito prolongada dela guardada corretamente.

4. Pratos: Seria muito interessante um prato 125mm com 6 furos, mas isso dificilmente acontecerá.

Essa lixadeira é de longe a mais completa por aqui, com ampla gama de recursos que dificilmente iremos encontrar em lixadeiras roto orbitais elétricas semelhantes. Para pessoas que torcem o nariz para hookits elétricas, tá aí uma boa pedida com muitas vantagens que podem ser decisivas na sua oficina na hora de deixar de lado a ferramenta pneumática, que é sem dúvida uma boa escolha para larga escala de produção.

Vou ficando por aqui pessoal.

Um abraço e até a próxima! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário