quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vitrificadores de Pintura: A "vitrificação" de pintura, afinal, o que é? Quais as vantagens?

Olá pessoal, tudo bem? 

Seguindo as novidades do nosso canal no youtube (iniciando nossa área de detail em pintura automotiva), estou postando aqui um vídeo recente que fiz explicando o que é, como funciona, quais as vantagens, os cuidados necessários e como deve ser feito o processo de proteção de pintura à longo prazo denominado vitrificação. 

Porquê vitrificação? Porquê os componentes deste produto, que na maioria dos casos é líquido, são compostos químicos utilizados na fabricação de vidro, consequentemente, dão profundidade (transparência e efeito molhado) e proteção extra à pintura do seu veículo. 

Quando ele é indicado? Quando seu carro fica na maior parte do tempo exposto à ação do tempo, e especialmente, quando você não possuí garagem coberta e não pode dar manutenção adequada ao veículo, como lavagem periódica, aplicação de ceras de qualidade e etc, deixando seu carro na mão dos lava rápidos que em sua grande maioria acabam com a pintura do carro. 

No quê o investimento se traduz? 

- Facilidade de manutenção: A sujeira gruda menos, sai mais fácil. 
- Proteção: Contra o sol, umidade e agentes químicos contaminantes, como chuva ácida e fezes de pássaros. 
- Revenda: Seu carro estando bem cuidado, à venda é muito mais fácil no futuro. 
- Economia de tempo e dinheiro: Nas lavagens e manutenções do veículo. 
- Natureza: Economia de água no tratamento da pintura. 
- Ceras: Intervalo maior entre aplicações. 

Vitrificador NSWAX: 

- Durabilidade: 12 meses (reais). 
- Especificação do Produto: Resina à base de sílica vítrea. Fácil aplicação e remoção. Altíssimo rendimento. 
Deve ser aplicado por profissionais ou seguindo todas as recomendações do fabricante. 
- Aplicação: Com a pintura completamente limpa e isenta de ceras e selantes, aplicar com aplicador de espuma 
5 gotas pequenas do produto sobre os cantos e uma no meio do aplicador, esfregar levemente em sentido orientado e voltar no sentido oposto, em áreas de 50x50 centímetros. 
- Remoção: Após 30seg à 1 minuto, remover com micro fibra esfregando-a suavemente sobre a superfície sem exercer pressão, até que o produto desapareça por completo. 
- Aplicar à sombra! 
- Opcional: Antes da vitrificação, efetuar o polimento de correção de pintura para eliminar hologramas e micro riscos. 
- Cera: Após 12hrs de cura, pode-se aplicar a cera NSWAX Paste Wax. 
- Manutenção: Lavagem com shampoo automotivo neutro. Em caso de manchas d'água, encerar com NSWAX Paste Wax (ou sempre quando necessário). 

Porém...nem tudo são flores, não é mesmo? 

Apesar da película criada ser extremamente resistente, não caia no papo de quê: 

- O vitrificador dará resistência à riscos? NÂO! Em caso de lavagens erradas, os hologramas e micro riscos irão voltar, talvez em menor intensidade, mas voltarão. 


- O vitrificador exime você de lavar o carro e encerar? NÃO! Para uma proteção efetiva e duradoura, é necessário, embora com menor uso de água, menor frequência e esforço, lavar o carro da maneira adequada e eventualmente aplicar uma cera protetora à base de carnaúba ou até mesmo uma base "cleaner" (limpadora) à fim de reforçar a proteção e remover pequenas manchas superficiais na camada do vitrificador sem comprometer a película vitrificador. 


- O vitrificador vai durar 3 anos na pintura sem qualquer perda de proteção e etc? Dificilmente. Se você acha que o vitrificador é um produto milagroso que vai eximir você de qualquer cuidado, está enganado. Se mal conservado, certamente ele não irá surtir os efeitos de durabilidade adequados. 

Lembre-se: É uma camada extra de proteção, mais resistente que ceras e selantes, preparada para "dupla camada", tanto de vitrificador como com ceras.


Algumas vezes é cara para nossa realidade, portanto, se você não tem tempo, não gosta de cuidar do seu carro porém gosta de vê-lo sempre limpo, é uma vantagem fazer a vitrificação para ter uma proteção extra efetiva, sem necessidade de muitas aplicações extras, duradoura e mais resistente que os selantes e ceras, e se seu carro realmente necessita de tal proteção. 
Não é vantagem investir em uma vitrificação no caso de um carro de uso esporádico, como por exemplo um carro que você só usa no final de semana e mantem sempre encerado e protegido, porém, no caso de carros para o dia-a-dia que repousam em locais sob ação direta do tempo, a vitrificação é um ponto positivo para preservar a camada de pintura do seu veículo, protegendo contra raios uv, chuva ácida e demais contaminantes. 
Vitrificadores, embora possam ser aplicados com certa "facilidade" pelos usuários finais, exigem uma atenção redobrada na aplicação para agirem em sua plenitude. Tenha em mente que aplicar um vitrificador não é como aplicar uma cera, envolve uma preparação maior da superfície e muito mais tempo do operador. 


E por fim, o nosso vídeo!




Agora, como fazer a vitrificação de pintura e usar um vitrificador em casa?


Vamos conferir os detalhes de aplicação de um vitrificador de pintura nos 2 vídeos abaixo, contendo detalhes sobre o processo que antecede a vitrificação e o exemplo de uso do vitrificador NSWAX comentado no vídeo anterior.





Gostou da ideia? Entre em contato comigo caso queira saber mais detalhes sobre o Vitrificador de Pintura NSWAX. 

Abraço pessoal! 

Até a próxima! 


Palavras-chave: vitrificação, vitrificação 3m, vitrificador de pintura, o que é vitrificação, o que é vitrificador, 9h, ceramic pro, dicas sobre vitrificação, dicas sobre vitrificadores, dicas sobre vitrificador, vitrificador de pintura é bom, vitrificação como fazer, curiosidades sobre vitrificação de pintura, como se faz vitrificação, como usar vitrificador de pintura, tudo sobre vitrificadores de pintura,tudo sobre vitrificação, como vitrificar um carro, como aplicar vitrificador de pintura, como fazer vitrificação, como se faz vitrificação automotiva, vitrificação automotiva,

29 comentários:

  1. Rodrigo a nswax ainda tem este vitrificador a venda? Qual preço e quantos ml? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Glauco. Cerca de 195,00 100ml de vitrificador, rende bastante. Abraço!

      Excluir
  2. Rodrigo, muito esclarecedor seu vídeo sobre vitrificação. A propósito, conhece o produto Glare Professional Polish? Nas minhas pesquisas por produtos para vitrificação encontrei esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fred! Obrigado amigo! Não conheço esse produto, porém, pelo nome, é um vitrificador de pintura mesmo?
      Abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Grande, o link que falava sobre o produto ser para vitrificação: http://www.clubedonovoka.com/t4562-glare-professional-polish e o link que vendo o produto: https://www.lojamestre.com.br/lojas/glarebrasil/produtos.asp?produto=2&categoria=4&inf=2&a1=para-o-seu-carro&a2=vitrificadores&nome=professional-polish---selante-e-vitrificador

      Pelo que li no "modo de usar" funciona tipo um 2 em 1, polidor e depois vitrificador, acho.

      Venho tentando entender mais sobre o processo de lavagem a detalhe, pesquisado bastante, nessas pesquisas encontrei seu blog e do material que você compartilha para os amadores e entusiastas do cuidado automotivo.

      Abraço.

      Excluir
    5. Olha, os vitrificadores que conheço são todos líquidos transparentes, extremamente fortes pelos solventes. Vitrificador não faz polimento algum. Dá uma olhada no meu canal no Youtube, nas playlists, tem muito passo a passo de polimento e proteção.
      Abraço!

      Excluir
  3. Fala Rodrgio, blz?
    cara, é indicado fazer a vitrificação em um carro 0km?
    Se não, o que seria mais indicado nesta situação?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo, tudo bem e você?
      É sim, é o cenário dito como "ideal" pelos especialistas. Abraços!

      Excluir
  4. Olá Rodrigo. Vi seu vídeo todo, e fiquei na dúvida na parte do polimento. O polimento é um pouco agressivo, diferente do enceramento correto? É essencial o polimento, ou em carros novos; ou com pinturas excelentes, apenas a descontaminação serve? ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O polimento deve ser abrasivo o suficiente para deixar a pintura livre de hologramas. Não, caso não tenha hologramas e marcas que necessitem de polimento pode aplicar o vitrificador seguindo o uso de sua marca.

      Excluir
  5. Olá Rodrigo, boa tarde!
    Fiz a vitrificação no carro quando saiu da concessionária, porém me falaram que não se pode encerar pois isso removerá o produto. É verdade isso? Eles usaram o produto da ThreeBond.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Siga as recomendações de quem fez o trabalho, ou seja, não use a cera.

      Excluir
  6. Boa tarde Rodrigo.
    Cara estou com um problema.
    Vitrifiquei meu carro já fazem dois meses e agora começaram a aparecer manchas tipo hologramas sabe, como se a pintura estivesse com gordura. Lavei o carro mas não sairam.
    Qual será o motivo?

    ResponderExcluir
  7. Manchas tipo hologramas como se a pintura estivesse com gordura?
    Se entendi, o produto está reagindo e sendo espalhado após a lavagem, recomendo reaplicar o vitrificador pois deve ter ocorrido alguma falha de aplicação ou entrar em contato com técnicos do fabricante.

    ResponderExcluir
  8. Boa noote amigo tudo certo? Foi feito vitrificacao no mei carro preto e esta cheio de teia de aranha e riscos já em nem bem 6 meses, e a loja aonde foi feito fechou, enfim o que devo fazer? Mando fazer um espelhamento em cima? Ou um "espelhamento" mas sem a lixa poderia me ajudar por favor? Foi usado o vx45

    ResponderExcluir
  9. Ola uma questao a ser levantada, o composto quimico dos impermeabilizantes Bellzzoni Gold para pedras e granitos nao seria o mesmo? nao achei o nome da descrição pela internet, mas a indicação é muito semelhante a esses vitrificantes. Usei aqui em casa e tem efeito bem parecido mesmo, sao hidrofugantes, selantes e nao mancham. Fiquei curioso agora pra saber se nao sao a mesma coisa com marketing diferentes.

    ResponderExcluir
  10. RODRIGO TD BEM?
    TENHO UMA DUVIDA,DEPOIS QUE FIZ O POLIMENTO PASSEI BOINA DE ESPUMA DEVO ENCERAR O CARRO E DEPOIS PASSAR O VITRIFICADOR?

    ResponderExcluir
  11. Comprei um carro zero km e a concessionária me apresentou o vitrificados com durabilidade de 3 anos. Minha dúvida é, num carro zero isso se faz necessário, mesmo que fique na ação do tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juçara! É uma proteção extra, especialmente para carros que ficam no tempo.

      Excluir
  12. Rodrigo, boa tarde. Estou pensando em vitrificar a pintura de meu carro novo. Fiz duas cotações e em ambas as lojas me disseram ter o da marca three bond que, segundo eles, é de primeira linha (japonesa). Ambas prometeram 3 anos de garantia (q na verdade n dura isso tudo). A única diferença é que uma delas disse q é preciso fazer 03 manutenções na aplicação e a outra disse q apenas uma era necessária. Afinal, é preciso mesmo das manutenções ou uma única aplicação já é o suficiente? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! O número e periodicidade das manutenções varia de acordo com o vitrificador aplicado, recomendo seguir a periodicidade recomendada pelo fabricante. Não existe uma regra que diga que um vitrificador X com Y número de manutenções é melhor que Z com N manutenções.

      Excluir
  13. Tem algum problemas aplicar o vitrificador em local aberto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, para a maioria deles, porém não é recomendado fazer ao sol.

      Excluir
  14. Ridrigo boa tarde. Amigo me tura uma dúvida, ei vitrifiquei meu carro cim glare professional polish, a duvida é, posso lavar o carro normalmente com shampoos? Obrigado Abraços

    ResponderExcluir
  15. Fala Rodrigo bom dia estou muito enteressado em fazer a vetrificação do meu veiculo mas estou pesquisando a um bom tempo e não consegui encontrar a qui na minha região vc pode me indicarinduma marca ou um representante obrigado Meu caro é suscesso parabens Pelas esplicações muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara existem muitos no mercado, desde os mais fáceis de aplicar até produtos mais profissionais que exigem muito mais pericia, infelizmente não tenho indicação de vitrificadores para te dar. Obrigado!

      Excluir